22 de junho de 2026

Conheça Santiago, um dos mais belos cenários do RS

Por Jorge Humberto Camargo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 

Moro em Santiago, no Rio Grande do Sul.

Equidistante 100 quilômetros da cidade de Mata. Recomendo: vale a pena conhecê-la.

Temos paisagens de campanha e serra, onde destacam-se as cidades de Jaguari e Nova Esperança do Sul, onde se encontra uma das mais belas grutas do Brasil.  

Jaguari é considerada uma das cidades com mais belezas naturais da região e também promove um dos maiores carnavais do Rio Grande do sul, que chega a reunir 30 mil pessoas.  

Há em curso uma negociação para exploração turística da via férrea entre Santiago e Mata, passeio este que nos proporciona, certamente, as mais belas paisagens naturais do RS.

A via férrea percorre montanhas, beirando o rio Curussu, onde se encontra um túnel e belas pontes , construídas pelo glorioso Batalhão Ferroviário, há quase um século.

Santiago, conhecida como Cidade Educadora, é também considerada a capital do churrasco. Tudo isso sem contar a gastronomia da região e o bom vinho. 

Com certeza, vale a pena conferir estas belezas. 

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assis Ribeiro

    24 de maio de 2014 12:30 pm

    Belíssimo

    Um dia ainda irei comer um churasco e desfrutar da beleza de Santiago.

  2. LACosta

    24 de maio de 2014 12:43 pm

    Tão bonita quanto Santiago, Jorge, a poesia de Quintana

    Mário Quintana

     

    O mapa

    Olho o mapa da cidade
    Como quem examinasse
    A anatomia de um corpo…

    (E nem que fosse o meu corpo!)

    Sinto uma dor infinita
    Das ruas de Porto Alegre
    Onde jamais passarei…

    Ha tanta esquina esquisita,
    Tanta nuança de paredes,
    Ha tanta moca bonita
    Nas ruas que não andei
    (E ha uma rua encantada
    Que nem em sonhos sonhei…)

    Quando eu for, um dia desses,
    Poeira ou folha levada
    No vento da madrugada,
    Serei um pouco do nada
    Invisível, delicioso

    Que faz com que o teu ar
    Pareça mais um olhar,
    Suave mistério amoroso,
    Cidade de meu andar
    (Deste já tão longo andar!)

    E talvez de meu repouso…

  3. Robson Barbosa Farias

    24 de maio de 2014 1:21 pm

    Belas imagens

    Rgião muito bonita e ainda é a capital do churrasco, só pode ser o paraíso!

  4. Adma Andrade Viegas

    24 de maio de 2014 1:51 pm

    Santiago é a cidade natal do

    Santiago é a cidade natal do escritor Caio Fernando Abreu. Ele falava muito nela nas entrevistas. Não sabia que era tão bonita.

  5. Durvaldisko

    24 de maio de 2014 3:22 pm

    “Santiago do Boqueirão,quem

    “Santiago do Boqueirão,quem não é bandido é ladrão”.  Quadrinha provocativa dos vizinhos de São Borja e região Missioneira.

    Sede  da divisão de cavalaria,cujo comandante foi  fundamental aliado no movimento da Legalidade  liderado por Leonel Brizola,em 1961,que exigia a posse do vice -presidente,João Goulart,por conta  da renúncia do etílico  Jânio Quadros. 

    Talvez a geografia e a distância tenham poupado a região do “turismo”…

Recomendados para você

Recomendados