Jornal GGN – A recuperação das ações de bancos e a melhora de desempenho das bolsas nos Estados Unidos ajudaram o mercado doméstico a se recuperar e a encerrar suas operações do dia em alta.
O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) fechou a quinta-feira em alta de 1,15%, aos 52.806 pontos e um volume negociado de R$ 5,775 bilhões. No ano, a bolsa acumula alta de 2,52% e no mês, o ganho chega a 2,29%.
De acordo com analistas, o Ibovespa chegou a ceder ligeiramente após sua abertura, mas, logo depois avançou e operou a maior parte do pregão acima da marca dos 52,5 mil pontos. Os papéis do setor de bancos – o de maior peso no índice, que haviam caído ontem, por conta de rumores da confirmada decisão desfavorável para as instituições financeiras no STJ (Superior Tribunal de Justiça), sobre juros de planos econômicos anteriores, reverteram parte de suas perdas hoje. Vale ressaltar que ainda cabe recurso para o STF (Supremo Tribunal Federal) As altas de Vale PNA (VALE5) e Petrobras PN (PETR4) ajudaram na recuperação parcial do índice.
Na China, nesta madrugada, foi divulgado o dado preliminar do índice de atividade PMI HSBC, que subiu a 49,7 pontos em maio, versus 48,1 em abril, acima do 48,2 esperado. Embora ainda mostre retração ao seguir abaixo de 50 pontos, ajudou na reação das ações da Vale.
Os agentes também acompanharam a divulgação do resultado da pesquisa Ibope, que não só mostrou redução dos votos nulos e de indecisos, como indica que os representantes da oposição estão conseguindo capitalizar mais votos do que a presidente Dilma Rousseff. A publicação dos dados trouxe volatilidade à bolsa, com impacto direto na Petrobras, mas no fim do dia os ganhos aceleraram e o índice terminou o dia em alta.
A cotação do dólar fechou o dia em alta de 0,32%, negociada a R$ 2,2160 no balcão. Segundo informações do serviço Broadcast, da Agência Estado, os números foram afetados pelas declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, quanto a demanda menor pelo programa de leilões de swap cambial mantido pela autoridade monetária – segundo ele, os swaps inicialmente eram demandados por empresas e fundos de investimentos, e atualmente os fundos tem sido os principais receptores. O mercado entendeu as declarações como uma indicação de que o BC pode interromper seu programa de leilões diários em junho, ou só realizar as operações quando considerar necessário. O avanço da moeda no exterior, decorrente dos dados de atividade industrial e do setor imobiliário norte-americano, também influenciou o ritmo das operações no Brasil.
Na sexta-feira, os agentes acompanham a publicação do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), a confiança do consumidor elaborada pela Fundação Getúlio Vargas e os números de saldo de conta corrente, investimentos e coleta de impostos no Brasil. No exterior, destaque para os números de vendas de casas novas nos Estados Unidos e, na Alemanha, serão publicados o PIB (Produto Interno Bruto), gastos públicos e dados de comércio exterior.
Deixe um comentário