21 de maio de 2026

Haddad e economistas pediram discrição a Lula para evitar aumento da inflação

Após a alta do dólar nesta terça (02), vista como uma reação do BC ao governo Lula, economistas alertaram Lula a diminuir o tom das críticas
Foto: Divulgação/Reprodução

Após a alta do dólar nesta terça-feira (02), vista como uma reação do Banco Central ao governo Lula, interlocutores do presidente teriam alertado a ele para diminuir o tom das críticas, a fim de evitar uma nova reação, como a alta da inflação com a continuidade do aumento da moeda norte-americana.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O noticiário econômico desta terça concentrou-se no disparo da moeda norte-americana, superando R$ 5,70, como uma falta de atuação do BC, que poderia usar reservas internacionais para impedir o aumento.

O presidente do Banco Central, Campos Neto, tem se posicionado contra uma possível atuação no câmbio, aumentando ainda as especulações financeiras sobre o real e desvalorizando a moeda brasileira. Como consequência, há aumento da inflaçao e os preços dos produtos no Brasil aumentam.

Diante do cenário, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e um grupo de economistas conversaram com o presidente Lula, neste final de semana, alertando para conter o tom das críticas a Campos Neto, com o objetivo de obter do Banco Central uma atuação para impedir o aumento da inflação.

A informação foi divulgada por Mônica Bergamo, nesta quarta (03). No encontro, segundo a nota, o presidente mostrou-se “indignado” com o movimento especulativo contra o seu governo. Os economistas teriam afirmado a Lula que, no lugar das críticas, o presidente deve atuar pela proteção econômica de forma discreta, preservando o salário mínimo, aposentadorias e benefícios sociais.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José de Almeida Bispo

    3 de julho de 2024 12:07 pm

    Querem calar Lula? Aliás, é isso que têm tentado fazer, desde 1979. Mas Lula não é Biden. Lembrem-se, hienas!

    1. evandro condé

      4 de julho de 2024 10:15 am

      Uai, Lula não erra? The Superman.

Recomendados para você

Recomendados