5 de junho de 2026

Gilberto Carvalho realiza hangout sobre Participação Social

Do Participa.br

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ministro Gilberto Carvalho conversa com a sociedade sobre Participação Social

Bate-papo, que acontece nesta quarta-feira, 21, as 11h30m, será transmitido ao vivo pela internet e qualquer pessoa poderá participar

Na próxima quarta-feira, dia 21 de maio, às 11h30m, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), vai se encontrar com blogueiros, midialivristas, jornalistas e público em geral para conversar sobre Participação Social como método de Governo.

A conversa acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília, mas qualquer pessoa poderá acompanhar e fazer perguntas pela internet.

O bate papo, será transmitido ao vivo. Para participar, basta acessar o site www.participa.br. Todos os interessados poderão acompanhar através do YouTube (www.youtube.com/participabrasil) e enviar perguntas e comentários através do Twitter e Facebook usando a hastag #ParticipaBR.

Já confirmaram presença no hagout: o jornalista e blogueiro Luis Nassif, a revista Carta Maior, e o jornalista Miguel do Rosário, do blog do Cafezinho e outros.

O hangout é parte das ações de mobilização da Arena da Participação Social, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio. Na ocasião, o ministro terá a oportunidade de apresentar um balanço de diversas ações executadas pela SG-PR, ressaltando a importância da construção e do lançamento da Política e Compromisso Nacional pela Participação Social, e demais agendas como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), implementacão dos Objetivos do Milênio (ODM) e construcão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecendo um debate interativo com participantes presenciais e remotos.

Política Nacional da Participação Social – O decreto presidencial, que será assinado pela presidenta Dilma Rousseff no próximo dia 23, durante a Arena, define a Política e consolida os avanços dos últimos 10 anos e será a referência que orientará os órgãos e entidades da administração pública federal para melhor utilização dos diversos processos, instâncias e mecanismos de participação social existentes, permitindo um maior grau de aderência social ao ciclo de gestão de políticas públicas e aumento da transparência administrativa e da eficácia da gestão pública.

Compromisso Nacional pela Participação Social – O Compromisso é um acordo entre os governos federal, estadual e municipal que define diretrizes para a promoção da participação social como método de governo, com o objetivo de fortalecer os mecanismos e instâncias de diálogo entre Estado e Sociedade Civil, com vistas à consolidação da democracia participativa no País. A adesão de Prefeitos e Governadores será voluntária. Trata-se de documento discutido e aprovado pelos Secretários Estaduais e pelas Entidades Municipalistas.

Sobre o MROSC

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é uma agenda política ampla que tem o objetivo de aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações da sociedade civil e suas relações de parceria com o Estado. Saiba mais em www.participa.br/osc e www.secretariageral.gov.br/mrosc

Serviço

Amanhã tem Hangout sobre a Participação Social do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, com blogueiros, midialivristas,  jornalistas e público em geral.

Horário: 11h30

Onde? No http://www.participa.br/

Envie perguntas usando a hashtag #ParticipaBR

Para obter mais informações acesse: http://ow.ly/x3eD8

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assis Ribeiro

    21 de maio de 2014 10:31 am

    Pede -se o novo,
    a

    Pede -se o novo,

    a participação popular nos ditâmes do país.

    Procura -se o novo.

    Tenta -se, desesperadamente, colocar o novo nos ombros de outros.

    O que se vê é que esses outros nada fizeram para buscar essa aproximação com a população.

    Os seus governos estaduais nada fizeram neste sentido.

    Enquanto isso, o pouquíssimo citado governo de Tarso Genro vem dando uma aula neste segmento de participação popular.

    E é de Dilma que copiaram o Dilma Bolada e outras ações de aproximação com o povão.

    É simples:

    Qual o partido que tem mais aproximação com o povo?

    Aí está a resposta de quem pode fazer o novo.

  2. Juliano Santos

    21 de maio de 2014 2:18 pm

    Desculpe a ignorância em

    Desculpe a ignorância em internetês, mas o que é esse negócio de hangout?

    1. Raul Abreu Leite

      21 de maio de 2014 4:46 pm

      É o termo que o Google dá

      É o termo que o Google dá para ferramenta de transmissão de video [conferência] online, ao vivo. Geralmente também fica gravado na íntegra para assistir mais tarde.

      1. Juliano Santos

        22 de maio de 2014 3:04 am

        Valeu, caro Raul, obrigadão

        Valeu, caro Raul, obrigadão

  3. Raul Abreu Leite

    21 de maio de 2014 4:45 pm

    Tem que melhorar a qualidade

    Tem que melhorar a qualidade do som, fiquei desestimulado de ver =/

Recomendados para você

Recomendados