O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que o governo envie os bombeiros dos estados do país que não estão sendo alvos de incêndios para a Amazônia e Pantanal, onde a tragédia das queimadas continuam a dilacerar os biomas.
A decisão foi tomada após o ministro se reunir com representantes do governo federal, na última semana. Na ocasião, o governo Lula informou ao ministro, que é responsável por acompanhar a execução de processos que determinaram, ainda em junho deste ano, que o governo elabore planos de combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal.
Ainda no final de agosto, Dino já havia determinado que o governo Lula mobilizasse todo o contingente policial possível para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal, no prazo de 15 dias.
Como as áreas estão sofrendo queimadas nos últimos meses, no que está sendo considerado uma das maiores secas do país, o ministro determinou que o Ministério da Justiça mobilize a força policial do país para frear incêndios.
Na determinação, Dino falou que a pasta, atualmente sob responsabilidade do ministro Ricardo Lewandowski, e o governo Lula devem usar o “máximo esforço” possível para barrar a proliferação das queimadas, com o uso da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Forças Armadas e da Força Nacional.
Na decisão mais recente, tomada nesta terça (10), o ministro determinou que os bombeiros de estados que não estão sendo atingidos pelos incêndios fossem remanejados para a Amazônia e Pantanal.
Mais de 25 mil incêndios no Brasil, iniciados no mês de agosto, estão sendo investigados por autoridades federais, incluindo a Polícia Federal, por suspeita de ações orquestradas intencionais.
Em ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somente neste final de semana foram registrados 2763 focos de incêndio no Mato Grosso, 2.290 no Pará, 979 em Tocantins, 313 no Amazonas e 305 focos em Goiás.
Deixe um comentário