Chapada dos Veadeiros entra para os milhares de focos de incêndio no Brasil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Somente neste final de semana, foram registrados mais de 6 mil incêndios no Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás

Foto: Parque Nacional Chapada dos Veadeiros / Divulgação

Mais um grande foco de incêndio no Brasil se somou aos mais de 20 mil das últimas semanas, desta vez destruindo uma área significativa da Chapada dos Veadeiros e da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, em Goiás.

O incêndio começou na última quinta-feira (05) e se alastrou durante o final de semana, destruindo 10 mil hectares das áreas de proteção ambientais.

Para tentar conter as chamas, equipes do ICMBio e do Ibama levaram duas aeronaves para o lançamento de água e cerga de 55 brigadistas do Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando para conter o avanço das queimadas.

Nesta segunda-feira (09), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir alerta vermelho na região, pelo risco de mais incêndios com a baixa umidade, inferior a 12% nos estados do centro-oeste.

O foco de queimadas na Chapada dos Veadeiros se soma aos mais de 25 mil outros incêndios no Brasil iniciados no mês de agosto e que estão sendo investigados por autoridades federais, incluindo a Polícia Federal, e especificamente em Goiás, por um Gabinete de Crise.

O estado é o quinto na lista de maiores focos de incêndio somente neste final de semana: 2763 focos foram registrados no Mato Grosso, 2.290 no Pará, 979 em Tocantins, 313 no Amazonas e 305 focos em Goiás, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

“Essa situação dos incêndios florestais no estado está sendo acompanhada pelo Gabinete de Crise, que foi instaurado pelo governador, em que temos a participação de várias instituições da Segurança Pública e outras pastas, de outras secretarias”, explicou o bombeiro major Moura, de Goiás, à Agência Brasil.

No sábado, no dia em que o Corpo de Bombeiros registrou 42 incêndios, a Polícia prendeu 3 suspeitos de atear fogo em florestas urbanas e rurais do estado. “A Polícia Militar conseguiu fazer a prisão em flagrante de três indivíduos, no interior do estado, que estavam provocando os incêndios”, relatou o major.

As prisões foram em Caldas Novas, em Itumbiara, ao sul do estado, e em Mineiros, no sudoeste goiano.

Leia mais:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador