26 de junho de 2026

Nelson Motta foi esquecido pelas Bets

Dois artigos de Nelson Motta sobre jogos: um como bonificação de publicidade de jogos e, o outro, quando se livrou do vício em jogo
Cassino de Sanremo fica em Milão, na Itália — Foto: Divulgação

Em 30 de outubro de 2020, quando li o artigo “O Jogo da Vida”, assinado por Nelson Motta, imediatamente me ocorreu que havia mais coisas no ar do que avião de carreira. De fato, quando a Lei Pelé liberou cassinos e bingos, décadas atrás, a máfia da loteria contratou um grande advogado penalista que foi até a Itália para, de lá, dar uma entrevista sobre as virtudes do jogo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

No dia seguinte, publicidade de Bets já estavam na home do jornal, mostrando que o artigo de Motta era a chamada bonificação.

Agora, ele publica outro artigo, “O Jogo Sujo”, onde, na condição de ex-viciado em jogos, sabia perfeitamente dos seus malefícios.

Vou comparar ambos os artigos e deixar por conta de vocês as suposições sobre sua motivação:

Nelson Motta 1

Em Las Vegas, capital mundial do jogo, os cassinos são os mais fiscalizados do mundo, primeiro por eles mesmos, para não ser roubados pela Receita Federal, atrás de impostos, ou pelo FBI rastreando lavagens de dinheiro. É assim em todos os cassinos americanos, até em territórios indígenas, onde enriqueceram tribos paupérrimas. Só um completo idiota tentaria usar um cassino americano para tentar lavar dinheiro. É o mais tolo dos argumentos contra a liberação do jogo no Brasil. Desde que a fiscalização seja rigorosa como a americana.

Nelson Motta 2

Todo mundo sabe que só quem ganha sempre em jogo é a banca, na maioria das vezes o próprio Estado, mas insistem na busca insana de ser a exceção. Alguns, quando acertam, acabam falindo, como no famoso caso do “Dudu da Loteca”, e houve outros que ganharam grandes prêmios e se tornaram alvo de sequestros e mortes. Uma criança em Brasília se tornou famosa quando ganhou sozinha um grande prêmio de Loteria Federal, mas quando cresceu, sem estudar nem trabalhar, se tornou um playboy passador de rodo e … traficante de drogas, que já puxou duas temporadas na cadeia. 

Nelson Motta 1 

Os motivos religiosos são bizarros num país onde se joga no bicho, em cavalos, em caça-níqueis viciados, em raspadinhas, nas loterias federais, estaduais e municipais, em cassinos clandestinos que roubam os jogadores. Por que cassinos seguros, fiscalizados com rigor, que criariam milhares de empregos e pagariam bilhões em impostos, seriam mais pecaminosos?

Nelson Motta 2

Está provado: nem o álcool, nem o tabaco, nem a maconha, o maior vício dos brasileiros é o jogo. Antes era o jogo do bicho, depois vieram a febre da Loteria Esportiva, o boom da Bolsa de Valores, que se tornou um cassino nos anos 1970, o sonho óbvio da Mega Sena, e agora na apoteose final os sites de apostas on-line que movimentam R$ 100 bilhões por ano. 

Nelson Motta 1

Jogadores compulsivos, que jogam tudo da família e perdem, não precisam de cassinos para sua sina, mas de tratamento. Ao menos nos cassinos o dinheiro deles vira impostos e empregos. Irresponsáveis que apostam o que não têm também não precisam de cassinos. Jogam pôquer. Mercado futuro. Juros. Dólar. Joga-se on-line em qualquer cassino virtual. Aposta-se em qualquer esporte do mundo.

Nelson Motta 2

O propósito não era quebrar a banca, mas me divertir o maior tempo possível, e, quem sabe, ganhar um troco para reforçar o orçamento da viagem. Nunca aconteceu, nunca acontece quando você precisa. Sorte também não haver cassinos no Brasil, pois não poderia responder pelos meus possíveis atos rsrs.

Leia também:

Receba os artigos de Luís Nassif pelo WhatsApp

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José de Almeida Bispo

    13 de setembro de 2024 10:50 pm

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    1. evandro condé

      14 de setembro de 2024 9:47 am

      “Tempo, tempo, tempo, tempo…”

  2. +almeida

    14 de setembro de 2024 6:07 pm

    Nosso querido Nelsinho Motta foi se aventurar fora da seara artística e tomou bola nas costas

    1. evandro condé

      14 de setembro de 2024 7:02 pm

      Que tenha sido apenas.

  3. Silvio Torres

    15 de setembro de 2024 6:26 pm

    Em depoimento ao Museu da Imagem e do Som no dia 12 de dezembro de 1969, João Saldanha fez avaliações de várias personalidades da época. Sobre Nélson Motta: “Piscador, esperto, tira muito bom partido das coisas que os outros fazem”. Nelsinho é um fenômeno, está há seis décadas enganando. A informação acima está no livro da coleção Perfis do Rio, escrito por João Máximo.

  4. josé marques

    17 de setembro de 2024 8:26 am

    Vamos a alguns fatos. Papa Tudo, o cara, creio que testa de ferro, volta agora da Suíça. Impune e rico. Temos a Telesena, que foi considerado jogo, mas uma decisão de um juiz do STJ, que hoje está no STF, liberou a Telesena, disse o Excelentíssimo. é título de capitalização, como o Papa Tudo era. Capitalização, Sistema Financeiro. Já dizia Bakunin, melhor que assaltar um banco, é criar um banco. Atualmente Telesena comandará a BET, aposta esportiva. Nessa mídia, e as outras duas mídias televisivas terão apostas esportivas. Vamos ao caso Adélia Soares, advogada, ex-BBB, que um dia encontra numa pastelaria chinesa, três reis magos chineses, juntamente com Deolane, resolvem criar apostas esportivas. Vamos Papar Tudo. Entenderam? A jogatina corre solto. Virá a filósofa Marilena Chauí e dirá que é culpa de Deus. A filósofa da USP fica agoniada quando o UBER diz, Fica com Deus. Vamos ao meu encontro. Significa que estamos no Renascimento Italiano, briga de seitas, Jakob Burkadart, O Estado como obra de arte. Acontece que lá a Estátua era de Davi de Miguel Ângelo, ou hoje Greta Tambher, a ambientalista, mas aqui é Renascimento é o negro com um saco preto nas costas, catando garrafa PETs para reciclagem. O Jogo do Bicho jamais será Las Vegas. Descriminalizar o jogo não fará diferença, e nos EUA existe Las Vegas, e eles não são decadentes, pelo contrário são o Poderoso Chefão, filme, é tudo literatura. Mais uma referências ao Restaurante Satyricon (Satyricon, piada), Revista Piauí, para entendermos aqui. Comparem a Reconstrução do Museu Nacional aqui, com a Reconstrução da Notre-Dame, A Alma da França, da jornalista Agnès Poirier, com a Reconstrução do Museu Nacional aqui. Aqui uma Reconstrução particular. O diretor foi para Alemanha, Romantismo Alemão, pegar dinheiro e ideias para reconstruir o Palácio do Vampiro brasileiro. Espinoza o primeiro filósofo empreendedor da História, até Nietsche que era filólogo, não filósofo, era sustentado pelo Estado. Além disso Espinoza foi o primeiro pensador solitário com sucesso. Os Essênios viviam e grupos, até Cristo tinha doze apóstolos; que sejam para obedecer, mas Cristo não caminhou sozinho. Talvez a Tenda de um Buda, sobre uma árvore. Vamos agora ao meu encontro, estava bebendo café num bar, Rua México, HAY que ser nacionalista, com Santa Luzia, Santa dos problemas de visão, em frente ao Consulado americano, que parece que mudará de endereço, que é a UTOPIA. Encontrei Joe Zaza. Joe Zaza é um jogador de Las Vegas, mas um Nacionalista, quando chegou aqui pensava em entrar para a contravenção, mas quando assistiu ao show de Madonna, em Copacabana, pensa em ser o Presidente da República. Em terra de cego quem tem um olho é rei. A cantora pop resgatou a Bandeira Nacional na “pussy”, anteriormente a primeira palavra que a cantora pop disse, foi bunda suja. Em vez das fichas do Jogo do Bicho, o Banco Central. Joe Zaza me dizia, precisamos ir para O Risorgimento, VOTO Distrital, não é Distritão. Joe Zaza me mostrava que aqui virou uma corrida para o ouro, mas sem Nacionalismo. O ouro daqui virá escravidão. Com Nacionalismo o ouro, o jogo, torna-se um País. Basta de Farroupilhas, maragatos, de Dilma Rousseff e Gal. Villas Boas. Evidentemente que não sou Exército Brasileiro nem Parnasianismo. Hay que ser Nacionalista! Com voto Distrital, não é distritão. Percebe? Rua México com Santa Luzia! A Utopia está em frente, Consulado Americano, Alexandre Hamilton, Os Artigos federalistas. Lembro aos senhores que existe Carlota Joaquina, a Princesa do Brazil, o filme. Viva a Espanha, HAY que ser Nacionalista, sem caricatura, do velho da Haven, basta de romantismo alemão. Risorgimento Italiano. Joe Zaza me prevenia sobre o parnasianismo, não pensem em 8,5 km quadrados, basta o território inicial, o triângulo do Tratado de Tordesilhas. Lutemos por um triângulo do Tratado de Tordesilhas. Joe Zaza, filme do Poderoso Chefão, deseja romper a Globalização dos Michel Corleone. Vamos tentar.

Recomendados para você

Recomendados