10 de junho de 2026

PF conclui inquérito e indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 pessoas por tentativa de golpe

PF aponta crimes de abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado e organização criminosa
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Polícia Federal informou na tarde desta quinta (21) que concluiu o inquérito que investiga a organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder e impedir a posse do então presidente eleito, Lula (PT), no final de 2022.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em nota enviada à imprensa, a PF confirmou que Jair Bolsonaro e o seus ex-candidato a vice-presidente, general Braga Netto, estão entre os indiciados.

Ao todo, 37 pessoas [confira a lista completa abaixo] aparecem entre os indiciados no relatório de 883 páginas entregue hoje ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que deverá analisar o caso e dar vistas ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que decidirá se apresentará as denúncias.

A conclusão do inquérito com apresentação ao STF ocorre na mesma semana em que a PF realizou uma operação contra três militares e um policial federal que, na esteira da tentativa de golpe, teriam armado um plano para assassinar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e Moraes.

Segundo informações da jornalista Andreia Sadi, da GloboNews, ministros do STF estimam que o inquérito deve virar denúncia ainda em 2024 e o processo, ser julgado em 2025.

Em nota, a PF afirma que os investigados teriam incorrido em três crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e formação de organização criminosa.

As provas foram obtidas por vários meios ao longo dos dois anos de investigação, incluindo quebras de sigilos bancário, fiscal, telemático; delação premiada, buscas e apreensões e outras diligências.

Ainda de acordo com a PF, os investigados se estruturaram por meio de divisão de tarefas para tentar dar o golpe de Estado, o que permitiu a individualização das condutas.

A divisão incluiu grupos que atuaram com desinformação e ataque ao sistema eleitoral, incitação aos militares para que aderissem ao golpe de Estado, núcleo jurídico, núcleos operacionais das medidas coercitivas e ações golpistas, entre outros.

O GGN antecipou na terça (19) que a PF conseguiu caracterizar a participação de Jair Bolsonaro no plano de golpe. Ele seria responsável, entre outras condutas, pelo decreto de golpe de Estado e também pelo mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Leia mais aqui.

LISTA COMPLETA DE INDICIADOS EM ORDEM ALFABÉTICA:

  1. AILTON GONÇALVES MORAES BARROS
  2. ALEXANDRE CASTILHO BITENCOURT DA SILVA
  3. ALEXANDRE RODRIGUES RAMAGEM
  4. ALMIR GARNIER SANTOS
  5. AMAURI FERES SAAD
  6. ANDERSON GUSTAVO TORRES
  7. ANDERSON LIMA DE MOURA
  8. ANGELO MARTINS DENICOLI
  9. AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA
  10. BERNARDO ROMAO CORREA NETTO
  11. CARLOS CESAR MORETZSOHN ROCHA
  12. CARLOS GIOVANI DELEVATI PASINI
  13. CLEVERSON NEY MAGALHÃES
  14. ESTEVAM CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA
  15. FABRÍCIO MOREIRA DE BASTOS
  16. FILIPE GARCIA MARTINS
  17. FERNANDO CERIMEDO
  18. GIANCARLO GOMES RODRIGUES
  19. GUILHERME MARQUES DE ALMEIDA
  20. HÉLIO FERREIRA LIMA
  21. JAIR MESSIAS BOLSONARO
  22. JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA E SILVA
  23. LAERCIO VERGILIO
  24. MARCELO BORMEVET
  25. MARCELO COSTA CÂMARA
  26. MARIO FERNANDES
  27. MAURO CESAR BARBOSA CID
  28. NILTON DINIZ RODRIGUES
  29. PAULO RENATO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO FILHO
  30. PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
  31. RAFAEL MARTINS DE OLIVEIRA
  32. RONALD FERREIRA DE ARAUJO JUNIOR
  33. SERGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROS
  34. TÉRCIO ARNAUD TOMAZ
  35. VALDEMAR COSTA NETO
  36. WALTER SOUZA BRAGA NETTO
  37. WLADIMIR MATOS SOARES

Leia também:

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

3 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. evandro condé

    21 de novembro de 2024 3:51 pm

    O capitão Wilsom (Rioocentro), hoje coronel reformado, deve estar rindo ás bandeiras despregadas.

  2. Sergio Navas

    21 de novembro de 2024 3:53 pm

    Cadê o Villas Boas?

  3. Rui Ribeiro

    22 de novembro de 2024 8:38 am

    Mauro Cid pode ser encontrado a qualquer hora na sarjeta, crivado de balas, com a boca cheia de … Protejam o homem.

Recomendados para você

Recomendados