4 de junho de 2026

Samba do Congo lança ‘Refração’

Álbum do coletivo de compositores da periferia de SP valoriza e difunde a raiz do samba paulista e a cultura afro-brasileira

Refração. Esse é o nome do segundo álbum do coletivo de compositores e sambistas Samba do Congo, que chegará às plataformas digitais no dia 29 de novembro. Com 15 faixas autorais, o disco traz composições de integrantes da Velha Guarda, como a música “Borboleta e a Flor” e da nova geração em “Dama Primeira”.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Para Fernando Ripol, idealizador e fundador do Samba do Congo, “Podemos dizer que sonhar é, entre outras coisas, a capacidade de imaginar o futuro, nutrir expectativas e projeções, logo, à medida que estes sonhos são alimentados com planejamento e ações, criamos possibilidades reais de realizações. Assim se dá a concretização de mais um sonho, nosso segundo disco, Refração.”  E finaliza, “Tal como o sol, quando incide sobre as gotas de chuva refratando a luz, às dispersam em infinitas cores, as letras e melodias das presentes canções refletem o amor produzindo um efeito espectral deste sentimento, expressando o amor de filho, de irmão, conjugal, pela família, pela vida, e claro, o amor pelo SAMBA.”

Frente de Resistência Samba do Congo – Arte, Cultura e Raiz teve seu início em abril de 2011 no bairro da Morro Grande, distrito da Brasilândia, na capital paulista, com o objetivo de difundir, valorizar e incentivar a arte por meio da composição musical, dando manutenção a raiz do samba paulista e a cultura afro-brasileira, promovendo assim a inserção social e cultural por meio da história deste gênero genuinamente brasileiro, sempre valorizando e tendo como referência a nossa luta ancestral. 

O coletivo ganhou reconhecimento no Estado de SP, como um importante movimento de incentivo, manutenção e pesquisa da cultura e da arte. Realiza uma vez por semana, às terças, o Encontro de Compositores, quando os compositores se reúnem para apresentar suas obras, resgatar a história da raiz do samba e compartilhar experiências de maneira a incentivar a arte da composição e da pesquisa da cultura. Uma vez por ano, acontece o Cordão Carnavalesco do Congo, que trilha pelas ruas da do bairro da Brasilândia e Morro Grande, tocando e cantando marchinha dos compositores do coletivo, sempre homenageando uma personalidade ou instituição da região, a fim de propiciar aos moradores momentos de alegria, lazer e informação.

Em 2016, o coletivo lançou o primeiro CD, “Nossa Quebrada”, com obras de novos compositores da cena paulista, além de composições da velha guarda do samba paulistano. A pureza e a verdade das letras e melodias, contam histórias e vivências de uma maneira agradável e ímpar. Para além de um registro fonográfico, esse projeto retrata experiências, histórias vividas por pessoas reais, mostrando de maneira concreta as possibilidades e conquistas que o incentivo à cultura proporciona, já que os compositores do Samba do Congo são pessoas comuns, e que em sua maioria nunca tinham composto ou gravado antes. Assim, demonstra que o ato de compor não está limitado a um “ser iluminado” pela inspiração, mas sim que a inspiração é a maneira como se externa vivências e sentimentos do dia a dia, seja em prosa, cantos ou versos. 

REPERTÓRIO

1 – Refração (Nado Vila Maria/ Fernando Ripol / Gordo Ferreira)
2 – Hino do Samba do Congo (Wagner Loitero / Fernando Ripol)
3 – Borboleta e o Beija Flor  (Elisbão do Cavaco / Tadeu da Mazzei / Fabinho NT)
4 – Teatro da Vida (Professor Délcio)
5 – Vital Alívio (Thiago Guma / Fernando Ripol)
6 – Meu Mano (Gioh Fernanda)
7 – Dama Primeira (Gustavo Bueno / Gabriel Enam / Fernando Ripol)
8 – Família (Gordo Ferreira)
9 – Muito Além (Lu Poesia / J. Luiz / Professor Délcio) / Um dia (Vagner Souza)
10 – Soma Dessa União (Rafinha Grajaú / Fernando Ripol)
11 – Lá no Morro (Ricardo Zuchetti) / Salve Jorge (Ricardo Raiz / Márcio Bonfim) / Morabeza (Reinaldo Cavalcante/ Moreira Júnior / Edson Santos)
12 – Filosofia de um Sambista (Joel Diamante / Luz Nascimento)
13 – Garoto de Ouro (Homenagem a Luizinho do Pandeiro) (Conceição Batista / Ed Batista)
14 – A Volta do Pandeiro (J. Luiz/ Professor Délcio / Gustavo Bueno)
15 – Sentimentos (Michel Yakini) – FAIXA POESIA

FICHA TÉCNICA 

Gravado e mixado entre junho e agosto de 2024, no Estúdio Casa da Lua, São Paulo – SP
Direção e produção musical: Fernando Ripol
Seleção de repertório: Fernando Ripol e Alexandre Mandinho

Arranjos:

Fernando Ripol: “Refração”, “Hino do Samba do Congo”, “Borboleta e o Beija-Flor”, “Teatro da Vida”, “Meu Mano”, “Lá no Morro”/”Salve Jorge”/”Morabeza”, “Garoto de Ouro”, “A Volta do Pandeiro” e “Sentimentos”

Fábio Mandika: “Vital alívio”, “Dama Primeira”, “Família”, Muito Além/Um Dia”, “Filosofia de um Sambista” e “Garoto de Ouro”

Luan Charles: “Soma Dessa União”

Produção executiva: Lu Poesia e Fernando Ripol

Assistência de produção: Ligia Fernandes

Gravação: Gabriel Spazziani e Gabriel Leite

Mixagem: Gabriel Spazziani

Masterização: Maurício Gargel Audio Mastering

Fotos e projeto gráfico: Walter Antunes

Realização: Frente de Resistência Samba do Congo – Arte, Cultura e Raiz

AGENDA DO SAMBA DO CONGO: 

Dia 23 de novembro, às 15 horas

Roda de samba de lançamento do álbum Refração
LOCAL: Rua Manoel de Souza Azevedo, 48 – Morro Grande – São Paulo (Zona Norte)

Dia 30 de novembro, às 13 horas

Feijoada de Luz Nascimento
Samba do Congo e Convidados
LOCAL: Rua Manoel de Souza Azevedo, 48 – Morro Grande – São Paulo (Zona Norte)

https://www.instagram.com/sambadocongo

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados