5 de junho de 2026

França obriga Nestle a abrir segredos da cápsulas de café Nespresso

De O Globo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Nespresso terá de revelar segredos de suas cápsulas

PARIS – A Nestlé se comprometeu a revelar as características técnicas de suas cápsulas de café da marca Nespresso. Com isso, empresas rivais poderão copiar o design das cápsulas, de forma que as “genéricas” sejam compatíveis com as máquinas de café da marca Nespresso, informou ontem o jornal espanhol “El País”.

A decisão, acertada esta semana aos órgãos reguladores da França tem por objetivo pôr fim ao que ficou conhecido no país como guerra das cápsulas. Concorrentes da Nestlé haviam denunciado ao governo francês que a companhia, ao manter sigilo das características das cápsulas, estava restringindo a concorrência.

Entre as empresas que fizeram a denúncia estão L’Or Espresso e Ethical Coffee Company. A Nestlé chegou abrir várias frentes judiciais contra as rivais, com processos na França e na Suíça, em que as acusava de plágio.

Também faz parte do acordo que a Nestlé costurou com os órgãos antitruste facilitar o acesso de todos os detalhes técnicos de suas máquinas, três meses antes de elas chegarem ao mercado. A companhia se comprometeu ainda que não fará comentários críticos em relação a suas concorrentes nas suas peças de publicidade.

O acordo já deve estar em vigor no Dia das Mães, no próximo mês, quando as vendas de máquinas de café devem crescer. Por isso, a Nestlé terá que informar de imediato os detalhes das cafeteiras. O acordo será revisado a cada sete anos.

Segundo o “El País”, se a Nestlé não respeitar o acordo, poderá ser multada no valor correspondente a 10% das vendas mundiais.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gui Oliveira

    19 de abril de 2014 3:17 pm

    Bom exemplo
    Isto é o que acontece quando os direitos das pessoas, mesmo quando vêm à baila no contexto de uma disputa comercial, são colocados acima dos interesses das corporações. Bom exemplo que vem do berço do iluminismo e da República.

  2. iron

    20 de abril de 2014 1:36 am

    Nao precisa mais do que um

    Nao precisa mais do que um punhado de tecnicos chineses para baixar a crista da Nestle. Da forma como foi exposta, ateh parece segredo nuclear.

Recomendados para você

Recomendados