10 de junho de 2026

Pablo Marçal é condenado novamente pela Justiça Eleitoral

Influenciador digital está inelegível por oito anos por oito anos por abuso de poder econômico; cabe recurso
Crédito: Reprodução/ Band

O influenciador digital e coach Pablo Marçal (PRTB) recebeu uma nova pena da Justiça Eleitoral de São Paulo, que determinou a inelegibilidade por oito anos, além de multa de R$ 420 mil por descumprimento de uma liminar.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Marçal recebeu, pela segunda vez, a sentença por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação e gastos ilícitos de recursos durante a campanha. A primeira condenação foi em fevereiro deste ano. 

Para o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, o influenciador  corresponsável pelas condutas perpetradas no canal mantido no ‘Discord’”.

O coach cometeu uma ilegalidade ao ofertar pagamentos “a quem efetuasse cortes de vídeos de Marçal em concurso de cortes estar acessível a milhões de pessoas seguidoras em suas redes sociais (TikTok, Youtube, Instagram, entre outros)”.

A condenação engloba ainda o gasto ilícito de recursos,  “em razão da existência de impulsionamento de cortes de vídeo realizada por terceiros, que foi estimulada pelo próprio candidato Pablo Marçal como forma de ilícito alavancamento de visualizações de cortes de vídeos com seu conteúdo.”

Recurso

A defesa de Marçal, chefiada por Hamilton Siqueira Júnior, acredita que os fatos indicados na decisão não são suficientes. Assim, a equipe jurídica tentará reverter o resultado, pois a equipe de campanha do coach teria cumprido todos os requisitos legais. 

*Com informações do G1.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AMBAR

    27 de abril de 2025 7:05 pm

    Boas novas, o influenciador e cocheiro pelo menos vai ficar inelegível. Mas o que ele está merecendo mesmo é uma estadia com pensão completa num “mosteiro prisional” onde ele pregará aos seus assistentes e entoará hinos de lamentação pela sua conduta permanentemente execrável. Aff!”Como é que alguém vai na conversa dum tipo desses.

Recomendados para você

Recomendados