5 de junho de 2026

Jurados condenam dez PMs por mortes de oito presos no Carandiru

Os sete jurados que compõem o Conselho de Sentença decidiram hoje (19) condenar os dez policiais militares julgados pela ação que culminou com a morte de oito detentos no quinto pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru. No entanto, os dez policiais foram absolvidos pela tentativa de homicídio de três detentos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Nove PMs foram condenados a 96 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado [pena mínima de seis anos para cada homicídio cometido somada à pena de seis anos por impossibilidade de defesa das vítimas, para cada um dos detentos]. Já o policial Silvio Nascimento Sabino foi condenado a 104 anos por ter uma condenação anterior, não divulgada, que não transitou em julgado.

 

O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão responder em liberdade.

Os jurados demoraram quase quatro horas para responder a 550 quesitos que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a várias perguntas referentes a cada uma das vítimas do massacre.


Nesta etapa, dez policiais militares, integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), foram julgados pela morte de oito presos e pela tentativa de homicídio de três vítimas que ocupavam o quinto pavimento (quarto andar) da extinta Casa de Detenção Carandiru. De início, os promotores Márcio Friggi de Carvalho e Eduardo Olavo Canto Neto pediam a condenação dos réus por dez mortes. No entanto,  eles decidiram retirar duas mortes que haviam sido imputadas aos policiais, alegando que uma delas ocorreu em um outro pavimento e a outra foi provocada por arma branca.

Presidido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, o julgamento ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, e durou três dias. O advogado Celso Vendramini foi o responsável por fazer a defesa dos policiais.

Por envolver um grande número de réus e de vítimas, o julgamento do Massacre do Carandiru foi desmembrado em quatro etapas, de acordo com o que aconteceu em cada um dos quatro pavimentos do Pavilhão 9 da Casa de Detenção.

Na primeira fase, ocorrida em abril do ano passado, 23 policiais foram condenados a 156 anos de reclusão cada um pela morte de 13 detentos. Na segunda, em agosto, 25 policiais foram condenados a 624 anos de reclusão cada um pela morte de 52 detentos que ocupavam o terceiro pavimento do Pavilhão 9. Já na terceira etapa, ocorrida em fevereiro deste ano, o advogado dos policiais, Celso Vendramini, reclamou da atuação do juiz e deixou o plenário enquanto era ouvido o primeiro réu, o que provocou o cancelamento daquela fase do julgamento, remarcada para o dia 31 de março.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cafezá

    20 de março de 2014 12:57 am

    Tendo sido condenados a penas

    Tendo sido condenados a penas tão altas, nada justifica que respondam em liberdade. Há uma quantidade enorme de réus que, condenados a quatro anos, são imediatamente encarcerados. Isso demonstra claramente o que há por trás da nossa “justicia”.

    1. Gardenal

      20 de março de 2014 1:09 pm

      Considerados culpados por

      Considerados culpados por homicídio QUALIFICADO, foram condenados à liberdade. Predicados fundamentais para apresentarem-se como candidatos dos coxinhas.  Ah! TEMOS QUE REDUZIR A IDADE PENAL. AMARREM OS PRETOS AOS POSTES! 

      1. Ivan de Union

        21 de março de 2014 12:15 am

        “Considerados culpados por

        “Considerados culpados por homicídio QUALIFICADO, foram condenados à liberdade”:

        Sao 69 mortes. Afirmo que o judiciario eh tao sociopata quanto eles.

    2. Anarquista Lúcida

      20 de março de 2014 3:36 pm

      Mais inacreditável ainda só serem desligados da polícia agora

      Até agora estavam com o direito de repetir o que fizeram! E ainda vao responder em liberdade. É inacreditável. 

       

  2. Gaspar

    20 de março de 2014 2:01 am

    Torço para que eles fujam, a

    Torço para que eles fujam, a realidade policial no Brasil é tenebrosa, salvaram com certeza mais de 1000 vidas matando aqueles bandidos, invadiram o inferno apenas isso.

    1. Anarquista Lúcida

      20 de março de 2014 3:38 pm

      Fascismo pouco é bobagem mesmo!

      Quando digo que o Blog está infestado de trolls. 

Recomendados para você

Recomendados