23 de junho de 2026

O Brasil visto dos EUA e da Europa

Crise política e tarifária no Brasil impacta cobertura dos EUA e da Europa
Unsplash

O Brasil foi destaque na imprensa internacional, neste dias 5 e 6 de agosto A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), continua gerando reações internas e externas. Ao mesmo tempo, as tarifas de Trump de 50% sobre produtos brasileiros, acirram a crise diplomática e econômica.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A cobertura da mídia estrangeira revela dois olhares distintos: nos Estados Unidos, o foco recai sobre a disputa geopolítica e os interesses comerciais; na Europa, prevalece a análise sobre a situação democrática no país. Confira:

A repercussão nos Estados Unidos

  • A Reuters voltou a destacar quee Bolsonaro foi colocado em prisão domiciliar por ordem do ministro Alexandre de Moraes e que Trump respondeu com tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
  • O The New York Times publicou que as tensões entre Brasil e EUA aumentaram em meio ao julgamento de Bolsonaro.
  • O Washington Post abordou que Trump justificou o “tarifaço” como retaliação ao processo contra Bolsonaro; destacou divisões no Brasil e relatou como setores comerciais foram afetados.
  • A CNN noticiou a decisão do STF de ordenar prisão domiciliar para Bolsonaro, além de registrar a condenação americana à medida e a atuação de líderes bolsonaristas nos EUA.
  • Já uma análise da AFP, publicada no Yahoo News, detalha a estratégia bolsonarista de mobilização nos EUA.

A repercussão na Europa

  • O The Guardian publicou que a prisão de Bolsonaro reacendeu debate sobre o papel dos EUA em sua defesa e a pressão sobre o Judiciário brasileiro como possível ameaça à democracia.
  • Em outra matéria, o The Guardian relatou que facções criminosas no Rio de Janeiro passaram a transformar favelas em fortalezas para impedir ações policiais.
  • O Le Monde publicou uma análise sobre a presença crescente de empresas de serviços chinesas no Brasil, contextualizando a crise comercial com os EUA.

Nota da redação: Este texto, especificamente, foi desenvolvido parcialmente com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. A equipe de jornalistas do Jornal GGN segue responsável pelas pautas, produção, apuração, entrevistas e revisão de conteúdo publicado, para garantir a curadoria, lisura e veracidade das informações.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados