10 de junho de 2026

Tarifaço foi “tiro no pé” dos EUA, segundo Haddad

Em evento, ministro da Fazenda diz que uso de tarifa como arma política é “um equívoco que deveria ser corrigido o quanto antes”
Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

Os Estados Unidos deram “um tiro no pé” ao estabelecer tarifação de 50% aos produtos brasileiros exportados para o país, segundo o ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“Acho que foi um tiro no pé deles, totalmente um tiro no pé, inclusive para a economia americana. Não faz o menor sentido pagar mais caro o café, a carne. Eu quero crer que vai se iniciar, em algum momento, um debate racional, primeiro separando o que é econômico do que é político”, disse Haddad ao participar da Conferência Itaú BBA Macro Vision 2025.

Na visão do ministro, foi criado um clima artificial de animosidade entre Brasil e Estados Unidos e diz ter a expectativa de que se inicie uma conversa racional sobre o tarifaço.

“Tentar usar tarifa como arma política, na minha opinião, é um equívoco que deveria ser corrigido o quanto antes e estamos trabalhando nessa direção, primeiro para explicar como funcionam os poderes no Brasil”, disse o ministro.

Vale lembrar que, no último dia 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e trataram de um possível encontro para discutir economia.

Para Haddad, o bom senso vai prevalecer e os dois países vão encontrar o caminho da negociação e lembrou que, embora a Lei da Reciprocidade Econômica tenha sido aprovada pelo Congresso, o governo não adotou contramedidas tarifárias contra os Estados Unidos e segue na busca por diálogo.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados