4 de junho de 2026

Morre Lô Borges, cofundador do Clube de Esquina, aos 73 anos

Álbum duplo de 1972, feito com Milton Nascimento, é considerado um dos marcos da MPB e influenciou gerações de artistas
Foto: Divulgação

▸Cantor e compositor Lô Borges faleceu aos 73 anos por falência de órgãos devido a intoxicação medicamentosa. Internado desde 17/10.

▸Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, foi figura central na música mineira. Lançou álbuns icônicos como “Clube da Esquina”.

▸Velório de Lô Borges será em Belo Horizonte. Fãs podem se despedir no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes em 4/11.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Morreu na noite do domingo, 2 de novembro, o cantor e compositor Lô Borges aos 73 anos. O falecimento ocorreu após internação desde 17 de outubro por falência múltipla de órgãos devido a uma intoxicação medicamentosa.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Borges foi um dos fundadores do influente movimento musical mineiro Clube da Esquina, que teve entre seus membros membros notáveis como Milton Nascimento.

Lô Borges, que era irmão de Márcio Borges — outro fundador do Clube da Esquina — foi uma das figuras centrais na construção da sonoridade mineira. O Clube da Esquina, do qual ele foi um dos fundadores, era um movimento musical de vanguarda que surgiu em Belo Horizonte entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 e contava com nomes como Milton Nascimento.

Um desses lançamentos cruciais de 1972 foi o álbum “Clube da Esquina”, realizado em parceria com Milton Nascimento. Este trabalho é frequentemente considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, uma opinião sustentada tanto pela crítica nacional quanto pela internacional.

A capa icônica desse álbum duplo, fotografada por Cafi, mostrava dois meninos de Nova Friburgo (RJ), Cacau e Tonho, que representavam Lô e Bituca (apelido de Milton Nascimento).

Além de “Clube da Esquina”, Lô Borges também lançou seu primeiro trabalho solo em 1972. Este disco tornou-se popularmente conhecido como o “disco do tênis”, nome derivado da imagem de um par de tênis que ilustrava sua capa. Assim como a capa de “Clube da Esquina”, a fotografia do “disco do tênis” também foi registrada por Cafi.

O velório do artista será realizado em Belo Horizonte. Os fãs poderão se despedir do músico no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, das 9h às 15h de terça, 4 de novembro. O adeus será aberto ao público.

A vida e trajetória de Lô Borges

Salomão Borges Filho, artisticamente conhecido como Lô Borges, foi um cantor e compositor mineiro, nascido em 10 de janeiro de 1952. Ele era o sexto dos onze filhos do casal Maricota e Salomão, e era irmão dos também músicos Márcio Borges, Marilton Borges e Telo Borges.

Lô Borges é reconhecido como um dos fundadores e criadores do Clube da Esquina, um movimento musical de vanguarda que se estabeleceu em Belo Horizonte entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970.

Como compositor, Lô Borges assinou inúmeros clássicos, incluindo “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Tudo Que Você Podia Ser”, “O Trem Azul”, “Clube da Esquina nº 2”, “Para Lennon e McCartney”, “Feira Moderna”, “Vento de Maio”, “A Via Láctea”, “Paisagem da Janela”, “Equatorial” e “Sonho Real”.

Sua influência na MPB é atestada pelo fato de ter sido gravado por grandes nomes como Milton Nascimento (seu grande amigo e parceiro), Elis Regina, Tom Jobim (que fez uma versão em inglês de “O Trem Azul”), Samuel Rosa, Beto Guedes, Lobão, Nando Reis e Caetano Veloso, com quem compôs “Sem Não”.

Nos seus últimos anos, Lô Borges manteve-se altamente produtivo, com uma agenda ativa de shows e lançamentos. Desde 2019, ele lançava um disco autoral por ano, sendo o mais recente Céu de giz, com melodias suas e letras de Zeca Baleiro, lançado em agosto de 2025.

Lô Borges faleceu aos 73 anos, na noite de domingo (2/11), devido à falência múltipla de órgãos. Ele deixa o filho Luca Arroyo Borges, de 27 anos. Lô é o segundo integrante do Clube da Esquina a falecer.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    3 de novembro de 2025 12:07 pm

    Lô Borges é imortal. Já tomou conta das Estrelas!

Recomendados para você

Recomendados