4 de junho de 2026

Seminário no Teatro de Arena, por Izaías Almada

O projeto é uma realização da Funarte e conta com a parceria da organização da sociedade civil Corpo Rastreado.
Foto de Alf Ribeiro - Dreamstime

▸Funarte realiza I Seminário do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e Cena Ativista em São Paulo, entre 11 e 13 de novembro.

▸Evento reúne representantes de todo o país para fortalecer pesquisa e preservação do Teatro Brasileiro, marcando os 50 anos da Funarte e 70 anos do Teatro de Arena.

▸Programação inclui mesas de abertura, exposição, lançamentos e leituras cênicas, com destaque para a participação do Conselho Consultivo do Teatro de Arena.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Seminário no Teatro de Arena

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

por Izaías Almada

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza entre os dias 11 e 13 de novembro, em São Paulo, o I Seminário do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil.

O evento tem como objetivo apresentar publicamente as diretrizes e metodologias de pesquisa e preservação do Teatro Brasileiro, fortalecendo redes entre artistas, pesquisadores e instituições que atuam na preservação da memória teatral e das cenas ativistas do Brasil.

O encontro reunirá, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, os 16 integrantes do Conselho Consultivo do Teatro de Arena, representantes das cinco regiões do país, reafirmando o caráter nacional e democrático da iniciativa. O Conselho Consultivo funciona como uma instância de proposição e monitoramento das questões relacionadas ao Teatro de Arena e ao Centro de Pesquisa e Memória. 

Criado no marco dos 50 anos da Funarte e dos 70 anos do Teatro de Arena, o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil iniciou suas atividades em maio deste ano, como um espaço de investigação e compartilhamento coletivo de informações, arquivos e estudos sobre o Teatro de Arena – referência histórica do teatro moderno brasileiro.

“Desde 2023, temos sonhado e formulado coletivamente o papel nacional desse espaço, o Teatro de Arena. No marco dos 50 anos da Funarte, o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil é uma ação que muito nos orgulha. Com a posse de um Conselho Consultivo tão representativo, o espaço tem vocação à pesquisa, formulação, partilha, mas também à mediação, conexão e interação com outras cenas, outras praças Brasil afora. Uma constelação de experiências que vai ter esse espaço como referência, mas, sobretudo, uma rede nacional. Um compromisso com a memória do teatro, das artes brasileiras”, destaca a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

O projeto é uma realização da Funarte e conta com a parceria da organização da sociedade civil Corpo Rastreado. A pesquisa é coordenada pelo dramaturgo e professor Sérgio de Carvalho, com supervisão da pesquisadora Maria Livia Goes.

 No âmbito da Política Nacional das Artes – em ampla difusão e debate pelo país –, o Centro reafirma o presente compromisso da instituição com o resgate, a valorização e a difusão da memória das artes, estruturando-se como um espaço de articulação entre pesquisa, memória e criação contemporânea com potencial inspirador a outras iniciativas pelo país.

Além de apresentar publicamente as diretrizes e metodologias de pesquisa e preservação em torno do Teatro Brasileiro, a expectativa é a de que, no Seminário, a troca possa fortalecer redes entre artistas, pesquisadores e instituições que atuam na preservação da memória teatral e das cenas ativistas do Brasil. 

O primeiro dia do evento terá programação aberta ao público, sujeito à lotação do espaço, e também será transmitido ao vivo pelo canal da Funarte no YouTube – www.youtube.com/funarte. Nos demais dias, com foco na reunião do Conselho, as leituras cênicas serão abertas ao público. 

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira, 11 de novembro, às 10h30, a mesa de abertura, “Pesquisas sobre a história do Teatro de Arena”, reunirá a presidenta da Funarte, Maria Marighella, o coordenador da pesquisa, Sérgio de Carvalho, e dois membros do Conselho Consultivo do Teatro de Arena: a atriz, diretora, dramaturga e pesquisadora Isabel Teixeira e o encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista e gestor cultural Marcio Meirelles, com mediação de Maria Lívia Nobre Goes.

Às 15h, a mesa “Pesquisas sobre o Teatro Experimental do Negro” terá outros três membros do Conselho: Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga e professora, mestra das artes do Brasil pela Funarte; Mario Augusto Medeiros, professor de Sociologia na UNICAMP e diretor do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL); e Eugênio Lima, ator-MC, diretor e pesquisador da cultura afro-diaspórica, sob mediação de Guilherme Diniz.

Depois, às 18h, será celebrada no local a abertura da exposição “Arena em Pesquisa”. Também serão lançados o site do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil e o caderno “Coringa”, com edição de Paulo Bio e Patrícia Freitas.

Nos dias 12 e 13, o expediente se concentra no encontro do Conselho Consultivo do Teatro de Arena e se encerra com leituras cênicas públicas, ambas com elenco formado por Mestre Nico, Loiá, Kleber Lourenço, Ana Flor de Carvalho, Breno Luan e artistas convidados, sob direção de Maria Thais: na quarta-feira, “Tem gente que luta e faz festa: cenas negras no Arena” e, na quinta-feira, “Tem gente que faz festa e luta: cenas negras no Arena”.

Serviço

I Seminário do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista no Brasil
11 a 13 de novembro de 2025 (terça a quinta-feira)
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Izaias Almada

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados