4 de junho de 2026

Retrospectiva 2013 do setor energético brasileiro

Por Ronaldo Bicalho

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O ano de 2013 foi um ano de mudanças importantes na política energética nacional. Assistimos a implementação da MP 579 que deu uma verdadeira guinada econômica no setor elétrico, desenhando um novo cenário muito mais complexo e nebuloso para o setor. Já no setor de óleo e gás, este foi um ano difícil, mas com um balanço positivo. A realização das três rodadas de licitação sinalizou para uma política mais favorável para o setor que reafirmou a perspectiva de crescimento.

No programa Infopetro do Canal GEE, o professor Edmar de Almeida faz uma balanço do setor energético brasileiro em 2013.

INFOPETRO – RETROSPECTIVA 2013 – Setor Elétrico no Brasil

http://youtu.be/M8PfDrcUKgs]

 

INFOPETRO – Retrospectiva 2013 – Indústria do Petróleo no Brasil

[video:http://youtu.be/bT4KHwZIROI

 

 

Postagem Relacionada:

Setor de energia no Brasil: O balanço de 2013

Para acessar ao Canal GEE clique no banner abaixo

 

Ronaldo Bicalho

Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. hc.coelho

    27 de janeiro de 2014 3:08 pm

    Conversa fiada

    Houve uma redução de tarifas. Pronto. Ótimo, muito bom para e economia e para o meu bolso. Se havia 30% indevido porque mantê-lo na tarifa.

    Ah!!! mas se tiraram da tarifa a parcela do meu bolso e de todos e da industria, que ajudava a financiar a expansão da malha como ficamos? Ficamos melhor porque eu não devo dar o meu dinheiro para ajudar o financiamento de um setor  além dos impostos que pago, em qualquer produto, e ainda mais os 40% que incide todo mês na minha conta mensal de luz. Ótimo.

    Mas a Dilma vai ter que tirar dinheiro do tesouro para cobrir esta falta. Nunca. Não há este item no orçamento, tutu para uma vaquinha do governo para ajudar os empresário do setor. O governo não era doido para fazer isso. Já chega a denoneração dos automóveis devido ao importante fator de criar empregos. Senão todo mundo queria, os produtores de feijão, de arroz, de sandalia havaiana, etc, ou eles se recusariam a expandir a produção sem este festivo e dado tutu do tesouro. Nem o governo, nenhum governo, diria o seguinte: vou deixar de cobrar dos consumidores e deixa que eu pago. Nem na Noruega. Isto é devolução de imposto e nem Cuba faz isso.

    Conclusão, a turma estava aconstumada a vender um produto mais caro e obrigatório e estava muito satisfeito. ainda que no futuro a redução de energia represente um incentivo para maior consumo e talvez um maior lucro deles, eles perdem a boca atual e ficam bravos. O “ativo” caiu de preço. O governo de minas perdeu esta boca de 40% sobre os 30% indevido mas muito bom e tem que chorar mesmo, mas nós nunca. Será que é por isso que o pig luta tanto pela inflação mais alta, faz sentido. Nem quero maior preço da gasolina, não quero financiar a minha querida Petrobrás, que vai muito bem obrigado,a menos que ela faça um pedido específico, como fez o Genoino. 

    O grande problema destes analistas é o humor da bolsa de valores já que como um todo os negócios diminuiram de valor? Suas consultorias valem menos. Problema deles. Se o aço dobrar de valor a bolsa acha ótimo e as ações sobem de preço, e o mercado ficaria de ótimo humor, mas eu detestaria. E seria um desastre para o país. Dane-se a bolsa. E que estes consultores sejam mais honestos.

  2. Athos

    27 de janeiro de 2014 3:13 pm

    Estamos vivendo um apagão.
    É

    Estamos vivendo um apagão.

    É bom o Governo se movimentar e iniciar mais nucleares pra garantir.

     

    Se crescer… a conta não vai fechar.

  3. Ivan Bispo

    27 de janeiro de 2014 3:45 pm

    Desperdício de energia

    Em 2013 o desperdício continuou no setor hidrelétrico: veja o vídeo http://oglobo.globo.com/economia/setor-energetico-polui-30-mais-gera-meia-itaipu-de-desperdicio-por-ano-11407063#ixzz2rXHCqQ8c

  4. Gardenal

    27 de janeiro de 2014 6:39 pm

    O bom é que quando

    O bom é que quando confrontamos a retropesctiva do período com as previsões dos jabours, leitoas e olavos da vida, NADA  SE CONCRETIZOU. É o que basta.

Recomendados para você

Recomendados