7 de junho de 2026

FEPAL denuncia explosão de casos de crianças palestinas em confinamento solitário

Total de crianças palestinas em isolamento em prisões israelenses aumentou quase 30.000% em meio à guerra em Gaza
Foto Al-Faqir / UNICEF

Número de crianças palestinas em confinamento solitário em prisões israelenses aumentou quase 30.000% em dois anos, diz FEPAL.
Isolamento extremo é aplicado a menores, inclusive em prisão administrativa, causando danos psicológicos e violando tratados internacionais.
UNICEF registra 70 mortes e 850 feridos entre crianças palestinas em 2025, com aumento de ataques e operações militares na região.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O número de crianças palestinas submetidas ao confinamento solitário em prisões israelenses aumentou quase 30.000% em apenas dois anos, segundo denúncia divulgada pela FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Dezenas de menores passaram a ser mantidos em celas isoladas por longos períodos, sem contato familiar e em condições consideradas degradantes por organizações internacionais de direitos humanos, e o uso do isolamento extremo contra menores de idade se intensificou após o início da guerra em Gaza e integra um cenário mais amplo de agravamento das violações contra crianças palestinas.

Segundo a FEPAL, o confinamento solitário tem sido aplicado inclusive contra adolescentes submetidos à prisão administrativa — mecanismo que permite detenções sem acusação formal ou julgamento.

A entidade sustenta que o isolamento prolongado provoca danos psicológicos severos e viola tratados internacionais de proteção à infância.

Nos últimos meses, organizações palestinas de defesa dos prisioneiros também relataram superlotação, privação de alimentação adequada, negligência médica e episódios de tortura contra menores detidos em prisões israelenses.

A denúncia ocorre em meio ao aumento das críticas internacionais à política de detenções israelenses na Cisjordânia e em Gaza. Relatórios recentes do UNICEF e da Organização das Nações Unidas também alertaram para a escalada da violência contra crianças palestinas.

Recentemente, o UNICEF informou que ao menos 70 crianças palestinas morreram na Cisjordânia desde o início de 2025, enquanto mais de 850 ficaram feridas. Segundo a agência, a maioria das mortes ocorreu por disparos das forças israelenses.

A região também registra aumento dos ataques de colonos israelenses e operações militares em áreas palestinas ocupadas.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados