Foto: Agência Brasil
![]()
Jornal GGN – Embora tenha de passar o comando do Tribunal Superior Eleitoral para Rosa Weber a partir de agosto, o ministro e atual presidente da corte Luiz Fux prometeu que a Justiça Eleitoral será “implacável” com candidatos enquadrados como ficha-suja. Ele disse que o tribunal está comprometido com 2 coisas: fazer valer a Lei da Ficha Limpa e combater as fakes news.
A declaração ocorreu durante um evento no TSE e no mesmo dia em que foi noticiado que a procuradora-geral da República Raque Dodge também demonstrou que será implacável com os partidos que utilizarem recursos públicos em campanhas de candidatos inelegíveis. Ela disse que moverá ações cobrando ressarcimento.
Por André Richter
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse hoje (26) que o tribunal será inflexível com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro. Segundo o ministro, quem estiver inelegível pela Lei da Ficha Limpa “está fora do jogo democrático”.
“Com relação à Lei da Ficha Limpa, o tribunal demonstrou e demonstrará ser inflexível com aqueles que são considerados fichas-sujas, ou seja, aqueles que já incidiram nas hipóteses de inelegibilidade. O Tribunal Superior Eleitoral sintetiza sua atuação em um binômio: não à mentira e ficha suja está fora do jogo democrático”, afirmou.
As declarações foram feitas durante evento no qual o TSE recebeu uma lista, do Tribunal de Contas da União (TCU), com nomes de 7,4 mil gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas por irregularidades insanáveis. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá rejeitar os registros de candidatura dos citados.
Luiz Fux deixará o comando da Corte eleitoral no dia 14 de agosto, quando será substituído pela ministra Rosa Weber. A ministra será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.
Frederico69
28 de julho de 2018 12:34 pmfaçamos uma releitura!
onde está escrito “fazer valer a Lei da Ficha Limpa e combater as fakes news”.
entenda-se ‘proibir a candidatura de lula, e censurar os blogs progressistas”.
celso silva
28 de julho de 2018 1:39 pmExatamente. É muita
Exatamente. É muita calhordice deste pai do auxílio moradia. Ser pitbul com o Lula, todos querem ser. Eu quero ver é arrotar moralismo contra os tucanos.
Micael
28 de julho de 2018 2:10 pmConclusões possíveis….
Frederico, as conclusões possíveis são sempre muitas, mas eu concluo por aí que vocês petistas se consideram o centro do universo, e que além de vocês nada existe (não votei no aécio nem assito rede globo, antes que a adolescência política me ataque por aí).
Jorge Fernandes
28 de julho de 2018 4:41 pmÉ melhor
ser petista e centro do mundo do que tucano ladrão.
Micael
28 de julho de 2018 6:28 pmPor óbvio….
Claro que sempre é melhor não ser ladrão, mas não foi disso que falei, nem defendi o tucanato.
Antonio Carlos Silva - Brasil
28 de julho de 2018 12:41 pmPressentimento….
Quando vejo ou leio algo sobre estes knalhas me vem uma sensção muito ruim, sinto uma atmosfera terrivelmente pesada.
Tenho pra mim que o Brasil sob o comando desta corja caminha celeremente para alguma catástrofe.
O povo brasileiro pagará muito caro pela ação ou omissão a toda esta ignomínia .
Tipo, Alemanha em 1945 :
[video:https://youtu.be/ncNaW8g0Mg4%5D
CB
28 de julho de 2018 1:38 pmVou repetir comentário que já
Vou repetir comentário que já coloquei: A lei da ficha limpa colocou nas mãos do justiciário o poder de decidir em quem o eleitor pode votar. O Caso Lula é o exemplo perfeito do funcionamento desta tranqueira: arruma-se um jeito de condenar o indesejável através das jogadas da dobradinha mídia-justissa e pronto, pode-se excluir o sujeito da eleição a pretexto de cumprir a lei. Engôdo similar se dará com o fim do foro privilegiado.
Jose mestre Carpina
28 de julho de 2018 2:45 pm2 pesos e 2 medidas…
Que tal sair de cima do processo de extinção do auxílio-moradia a juizes que morem em suas cidades de trabalho??
Tá se vendo que o magistrado não étão ” inflexível ” assim quando se trata dos seus “parças” !!
Frederico Firmo
28 de julho de 2018 5:12 pmQue tal avisar a FUX sobre a presunção da inocência
Que tal avisar a FUX sobre a presunção da inocência e violação da constituição. (Ninguém é culpado até o transitado em julgado). Prisão ou penalização em segunda instância é anticonstitucional. Se direitos de uma pessoa que for futuramente absolvida forem violados, qual será a pena ao responsável por tal erro. Afinal as perdas serão irreparáveis. E neste caso como o objetivo é Lula, as perdas serão para o país. E nisto não estamos falando em legalismos, e interpretações hermeneuticas nem de colegialidade. Estamos falando de violações de direitos constitucionais básicos. Tudo isto fica ainda pior quando se vê uma condenação em segunda instância baseada num triplex que jamais foi dado, e jamais reformado, e sem origem do dinheiro e que nunca chegou a mão do réu.Tudo baseado apenas em delação. Isto, para qualquer Juiz que se preze, mereceria uma reflexão. Minha única esperança é que a mãe de Fux lhe dê um puxão de orelha!!!
Andre Araujo
28 de julho de 2018 6:29 pmQuem controla os votos em
Quem controla os votos em milhares de comunidades contraladas por MILICIAS? Esse é um TEMA infinitamente mais importante do que correr atrás de ficha limpa mas ai é um tema REAL, que dá trabalho e expõe a riscos, então vamos operar com DIVERSIONISMO e pegar micro assuntos para criar manchetes no GLOBO.
j.marcelo
28 de julho de 2018 7:29 pmFux é a prostituta da
Fux é a prostituta da moralidade e ética(desculpem ofendê-las prostitutas reais q não roubam o poder público através de penduricalhos e nem condenam inocentes!)
Spin Lula Livre
29 de julho de 2018 2:50 amPor isso na maioria dos
Por isso na maioria dos paises não existe os tais jusitceiros eleitorais, não existe a Jusitça Eleitoral: para evitar que uns poucos “illuminados” fraude a soberania popular