Coronavírus: voluntários projetam colapso do sistema de saúde de SP em abril

Caso não haja isolamento social na capital paulistana, cálculos indicam que problemas podem ocorrer na última semana do mês

Jornal GGN – Sem isolamento social, o sistema de saúde de São Paulo pode entrar em colapso na última semana de abril por conta do avanço da pandemia do coronavírus, segundo cálculos elaborados por um grupo de voluntários composto por professores, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia com experiência na área de saúde e de ciências exatas.

São Paulo foi a primeira cidade testada pela equipe, formada por meio de uma rede de contatos criada para estudar o assunto (covidzero.com.br). O grupo usou um modelo matemático para traçar cenários que estimam quando a demanda pelo sistema hospitalar chegaria a 100% de sua capacidade.

A equipe teve acesso a bases de dados do CNES/DATASUS e outras fontes públicas, além dos dados gerados a partir de um modelo epidêmico SEIR, cuja implementação é open-source (https://github.com/3778/COVID-19) e possui um simulador para uso público em http://covid-simulator.3778.care/.

Foram simulados três cenários, além do cenário 0, que mostra a disseminação da doença caso não haja intervenção para reduzir o contato social. Para atingir os níveis simulados, as intervenções teriam que ser mantidas durante o período da epidemia até sua erradicação, sob pena de retomar a curva de crescimento.

Caso não haja intervenção de restrição de contato social, o cenário mais provável para um colapso do sistema de saúde é o dia 23 de abril. Conforme as regras de redução de contato social avançam, o prazo estimado para o colapso avança: uma redução de 25% no contato social levaria a projeção de colapso para uma data por volta do dia 1º de maio; uma redução de 50% do contato social posterga o colapso para 17 de maio e, em um cenário de redução de 65% de contato social, a data do colapso é postergada para 17 de junho.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que a pesquisa leva em consideração o desenvolvimento e disponibilização dos ventiladores, que estão sendo feitos, de custo baixo e produção rápida?
    É preciso levar em conta fatores como esses que vão aumentar muito a quantidade de UTIs disponíveis, verificando em que pé estão a preparação e a entrada em produção e entrega desses equipamentos, estou muito confiante de que os equipamentos chegarão junto com o pico da pandemia ou pouquíssimo tempo depois.

  2. Painel do covidzero.com.br está defasado. Valinhos/SP já possui dois (2) casos faz dias e o painel está apontando apenas um (1). Boletim da Prefeitura é diário. Base de dados falhando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador