Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.
[email protected]

Desinformação pedante sobre a Colômbia, por Gilberto Maringoni

Enquadrar na "direita moderada" um candidato como Gutierrez, apoiado pelo extremista de direita Álvaro Uribe significa fazer troça do leitor

Desinformação pedante sobre a Colômbia

por Gilberto Maringoni

É absolutamente incompreensível a classificação que a grande mídia faz dos candidatos à presidência da Colômbia. Gustavo Petro, que venceu o primeiro turno, seria um “esquerdista”, Rodolfo Hernández, que disputará com ele o segundo turno, é chamado de “populista” e Fico Gutierrez, o terceiro colocado, é agraciado com o epíteto de “direitista moderado”.

“Esquerdista” é a classificação para um desvio tendente à ultraesquerda, que se descola da realidade. Lênin publicou no início de 1920 um livreto clássico denominado “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”, para definir o fenômeno. O correto é tratar Petro como o “candidato de esquerda”. Chamá-lo de esquerdista” significa partir para o deboche.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Já “populista” quer dizer tudo, ou seja, absolutamente nada, da maneira como o termo é empregado.  A palavra populismo conheceu significados distintos ao longo dos últimos cem anos e tornou-se uma espécie de guarda-chuva conceitual para fenômenos de distintos significados. O historiador italiano Marco Revelli a denomina de catch all word, “uma palavra ‘abrangente’, que puxa para si, como se pertencessem à mesma natureza, coisas velhas e novas”. O eufemismo serve para encobrir o fato de que Hernández é um demagogo da direita neoliberal.

Por fim, enquadrar na “direita moderada” um candidato como Gutierrez, apoiado pelo ensandecido extremista de direita Álvaro Uribe significa fazer troça da inteligência do leitor.

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Leia também:

Avançamos muito, mas ainda não ganhamos, por Gilberto Maringoni

Lula, Alckmin e o que fazer, por Gilberto Maringoni

Há coisas mais urgentes do que debater o vice de Lula, por Gilberto Maringoni

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador