Análise

100 dias, Governo Lula 3: avanços e desafios, por Antonio Corrêa de Lacerda

100 dias, Governo Lula 3: avanços e desafios

por Antonio Corrêa de Lacerda

No balanço dos primeiros cem dias do Governo Lula 3, vale destacar o efeito simbólico, mas relevante, da retomada do Estado democrático de direito, do pleno funcionamento das instituições, da liberdade de expressão e da autonomia de cátedra. Todos esses elementos podem parecer óbvios, mas estavam em risco. Daí a importância da eleição e posse do novo governo. Os episódios lamentáveis de 8 de janeiro, apenas uma semana após a posse, acabaram tendo o efeito contrário ao desejado pelos golpistas, fortalecimento a aliança em prol daqueles valores.

O encaminhamento da PEC da Transição foi determinante para a governabilidade do primeiro ano do mandato. O Gabinete de Transição também representou função relevante para o diagnóstico da situação e desenho da nova governança. Destaque-se a nova visão do papel do Estado e  a reestruturação do então Ministério da Economia, restabelecendo as funções clássicas de Fazenda, Planejamento e Industria e Comércio, assim como a criação do novo Ministério da Gestão e Inovação no setor público.

Igualmente ganhou brilho o empoderamento da questão do  Meio Ambiente, tanto no ministério em si, como sua integração com todas as demais áreas do governo. A ênfase no não desmatamento, no veto ao garimpo ilegal em áreas indígenas também são paradigmáticos para a visão de sustentabilidade e imagem internacional. Nesse ponto igualmente merece registro a retomada das relações econômicas e políticas com todos os blocos e países, fator crucial para a reinserção internacional do País.

O desmembramento do Ministério da Agricultura, recuperando o Ministério do Desenvolvimento Agrário é relevante para a produção familiar e a administração dos estoques reguladores e preços de alimentos. Vários programas estão sendo recriados e reformatados: o Bolsa Família, na sua tradição de conexão com educação e vacinação; o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e  o Mais Médicos, dentre outros. A reorganização do “Conselhão” e demais fóruns serão elementos fundamentais para o incremento da interlocução com o setor privado, empresários e trabalhadores e a sociedade em geral.

Ainda no campo econômico, ressalte-se a apresentação do novo arcabouço fiscal, o desenho em execução da proposta de reforma tributária, fatores cruciais para a estabilidade de longo prazo. Por último, mas não menos importante,  o resgate do papel histórico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos demais bancos públicos e o sistema nacional de fomento para a retomada do desenvolvimento.

Antonio Corrêa de Lacerda – Professor-doutor do Programa de Pós -graduação em Economia Política da PUCSP, integrou o Governo de Transição e é membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES. Escreve em nome pessoal.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br. A publicação do artigo dependerá de aprovação da redação GGN.

Redação

Redação

View Comments

  • O golpe de estado imaginado por Bolsonaro e alguns militares da ativa e reserva,respaldado por políticos de extrema direita, detinha um organograma:19 anos..! Seria contra o comunismo,contra trans, criança malcriada,carnaval,etc...

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

16 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

17 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

17 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

18 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

19 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

21 horas ago