55 anos do golpe de 64, por Francisco Celso Calmon

55 anos do golpe de 64

por Francisco Celso Calmon

Na madrugada de 31 para o dia 1° de abril de 1964, as tropas do Gal. Olímpio Mourão Filho marcharam de Minas para o RJ, em plena insurgência à Constituição e ao Comandante em Chefe das Forças Armadas, o Presidente da República João Goulart, para operar no campo militar o golpe em curso.

No dia 2 de abril, também pela noite/madrugada, o Senador Aldo Moura, presidente do Congresso Nacional, declara vaga a presidência da República, quando o presidente Jango se encontrava em território nacional, no Rio Grande do Sul. Aldo Moura leva o presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, ao Planalto, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, Álvaro Ribeiro da Costa, e lhe dá posse como presidente da República. Consolidado o lado institucional, e com a imprensa, especialmente o Globo, conspirando decisivamente, o golpe foi dado como fato consumado, e gerou 21 anos de infortúnio aos brasileiros e ao país. Fora um longo período de trevas.

Não é mera semelhança o que há entre o passado – golpe de 64 – e o processo golpista do presente. Os atores são os mesmos. Em 64, o STF operou como coadjuvante; no presente, os justiceiros de toga protagonizam. E o MP, que fora o braço acusador da ditadura militar, continua no mesmo papel.

Como ontem, o golpe foi planejado e não obedece apenas aos anseios fascistas da direita conservadora, mas também aos interesses geopolíticos dos EUA, que não se conformaram com os BRICS, Mercosul, e a consequente reorganização internacional do poder.

A ditadura inaugurada com o golpe de 64 colocou meio milhão de brasileiros sob suspeição, 200 mil investigados, 20 mil torturados, entre eles 95 crianças/adolescentes; além dessas, 19 crianças foram sequestradas e adotadas ilegalmente por militares, 7,5 mil membros das Forças Armadas e bombeiros foram presos, muitos torturados e expulsos de suas corporações; no total mais de 9.540 mortos incluindo os indígenas e camponeses; ainda desaparecidos 210 brasileiros, (entre os 434 mortos/desaparecidos registrados pela Comissão Nacional da Verdade foi estimado que 42 eram negros e 45 mulheres); 536 intervenções em sindicatos; extinção e colocação na ilegalidade entidades estudantis, UNE, UBES e demais; violação de correspondências de toda ordem, sigilos bancários e grampos telefônicos, fomento ao ódio e à delação até entre familiares.

O processo golpista atual está criando um Estado policial, fundamentalista e moralista, no qual a Constituição é substantivamente alterada, sem a participação do povo, com forte restrição dos direitos da cidadania.

A etapa inicial desse processo em curso foi, e é, detonar o primeiro patamar da política, ou seja: partidos e líderes, sobretudo os do campo da esquerda; a segunda etapa, usando dos mesmos métodos, é destruir o movimento sindical e popular; e na etapa seguinte, os alvos são os movimentos estudantis e de Direitos Humanos.

No campo econômico, o golpe atual volta a vender o patrimônio público a peço vil para as empresas internacionais, promove a capitulação e o alinhamento submisso e incondicional aos EUA, e o arrocho salarial como uma constante da política econômica.

O ex-capitão Bolsonaro, como presidente, comete crime de apologia à tortura e assassinatos ao defender e homenagear uma ditadura que cometeu graves violações aos direitos humanos, comprovados pelo Estado brasileiro através do relatório da Comissão Nacional da Verdade recepcionado pelo Congresso Nacional.

Devemos denunciar em fóruns e instâncias nacionais e internacionais esse atentado à Constituição e aos Direitos Humanos.

No dia primeiro de abril todos os democratas devem estar em todo o país lembrando e repudiando os crimes de lesa humanidade cometidos pela ditadura militar.

Por memória, verdade e justiça. Lembrar para não repetir.

Pela preservação dos direitos democráticos da cidadania brasileira.

Democracia sempre mais. Ditadura nunca mais!

LULA LIVRE. MARIELLE VIVE – JUSTIÇA!

 

DE NOVO NÃO !

Fórum Direito à Memória, à Verdade e à Justiça, Comitê Popular Lula Livre, Frente Brasil Popular-ES, CUT, PT-Vitória, Levante Popular da Juventude, Kizomba, MAB, Consulta, FUP…

CONVIDAM todos os democratas capixabas ao ATO DE NOVO NÃO ! no qual serão relatadas pelos protagonistas do combate à ditadura militar as suas memórias e distribuído o livro da ALES “DITADURAS NÃO SÃO ETERNAS”.

Dia PRIMEIRO DE ABRIL, às 18:00 hs., na Praça Costa Pereira, Vitória-ES.

 

Francisco Celso Calmon, ex- prisioneiro político, Advogado, Administrador, Coordenador do Forum Memória, Verdade e Justiça do ES; autor do livro Combates pela Democracia (2012), e de artigos nos livros A Resistência ao Golpe de 2016 (2016) e Comentários a uma Sentença Anunciada: O Processo Lula (2017).

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

View Comments

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago