A guerra mundial entre a Globo e Bolsonaro, por Luis Nassif

Instalou-se uma guerra mundial no reino da ilegalidade, comprovando o estado em que o Supremo Tribunal Federal (STF) deixou o país, com o aval aos abusos da Lava Jato e do impeachment.

A acusação

A acusação central é que os autores do assassinato de Marielle se reuniram no condomínio do presidente da República, no qual um dos vizinhos é o suspeito principal, Ronnie Lessa. E Elcio Queiroz, motorista que conduziu o carro ao local do crime, entrou algumas horas antes do crime, dizendo que ia na casa de Bolsonaro.

Globo

As Organizações Globo se valeram de todas as armas ilegais que foram a base de seu poder nas últimas décadas: vazamentos de inquéritos inconclusos, condenação antecipada dos suspeitos, pressão indireta sobre os poderes – com a informação final da reportagens, de que membros do Ministério Público Estadual teriam consultado o presidente do STF Dias Toffoli sobre prosseguir ou não com as investigações.

Bolsonaro

Por sua vez, Bolsonaro não vacilou em acenar com os poderes de Estado, anunciando convocação da Polícia Federal e endurecimento nas regras de renovação das concessões, e a inovação do demônio como o álibi, o PT que, segundo ele, estaria aliado da Globo.

As provas

Só palavra de porteiro não basta. No Brasil, já se sabe como são feitas as salsichas e as confissões. Mas anotações da época tem valor.

De prova objetiva, se tem uma anotação no caderno do condomínio, sobre a casa mencionada pelo motorista para entrar, a 58, de propriedade de Bolsonaro. E sua afirmação de que uma voz atendeu o telefone, seria parecida com a do  “seu Jair”, e autorizou a entrada.

Há que se ter uma perícia da anotação. Mas a prova final seria a análise das ligações feitas pelo porteiro, para confirmar se o destino anunciado foi o da casa 58.

Aparentemente, o vazamento se deu antes do levantamento das demais provas, expondo o inquérito a interrupções ou boicotes.

Existem outros indícios veementes das ligações de Bolsonaro com o Escritório do Crime e com as milícias.

Aqui, um mapa das ligações das diversas milícias com a família Bolsonaro.

Aqui, um detalhamento maior das pessoas diretamente envolvidas com o assassinato de Marielle.

Sérgio Moro

A Lava Jato incriminou até uma relação de emprego de um irmão de Lula com a Odebrecht, em 2002, relacionando com benefícios que a empresa teve em 2010. Como fica a situação agora?

Em sua live, Bolsonaro afirmou expressamente que a Polícia Federal irá convocar o porteiro para ouvir suas explicações. A PF está subordinada a Moro. Como fica?

Não se tente encontrar explicações no campo das convicções legalistas ou da pureza da luta contra a corrupção. Moro e a Lava Jato sempre se moveram seguindo a lógica estreita de seus interesses. Acontece que seu maior ponto de apoio é a Globo. Como fica?

Congresso

O presidente da Câmara Rodrigo Maia tem na Globo um de seus alicerces. É habilidoso, suporta Bolsonaro que, por sua vez, rachou o próprio partido.

Supremo Tribunal Federal

Entra-se, agora, em uma zona absolutamente cinzenta. A guerra mundial entre Globo e Bolsonaro é irreversível. Nos próximos dias, os dois lados irão continuar em suas demonstrações de força.

Na reportagem, o Jornal Nacional tentou forçar um posicionamento do presidente do STF Dias Toffoli. Os próximos capítulos dependerão dos seguintes fatores.

  1. Análise dos documentos que constam do inquérito. O STF não dará cheque em branco para nenhum lado antes de analisar as provas.
  2. Antes de sair, Raquel Dodge deixou duas ações criminais no Superior Tribunal de Justiça contra o conselheiro do Tribunal de Contas, Domingos Brazão, suspeito de ser o mandante do assassinato; e contra um delegado que prevaricou. Portanto, há mais inquéritos em andamento.

 

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O Bolsonaro, aliás a Hiena 1 só não é mais burro por falta de espaço numa cabeça cheia de cocô. As declarações dele ficariam, aparentemente, num hospício.

  • As centrais modernas de interfone que funcionam sem fio, cadastram um ou mais telefones dos moradores do Condomínio. Quando o porteiro quer falar com uma unidade do Condominio. ( Casa ou apto ) ele disca apenas o número da unidade ( casa 29, ou apto 335 por exemplo) e a central eletronica faz a ligação automática para o telefone cadastrado do morador esteja ele em casa, na praia, na Europa ou na China.Ai que está o x da questão que estão apurando.

  • As centrais modernas de interfone que funcionam sem fio, cadastram um ou mais telefones dos moradores do Condomínio. Quando o porteiro quer falar com uma unidade do Condominio. ( Casa ou apto ) ele disca apenas o número da unidade ( casa 29, ou apto 335 por exemplo) e a central eletronica faz a ligação automática para o telefone cadastrado do morador, esteja ele em casa, na praia, na Europa ou na China.Ai que está o x da questão que pode ser esclarecida com as gravações.

  • Logo cedo, comentei num twitter do Nassif e reafirmo o que penso:
    Independentemente do que se possa pensar e afirmar sobre Bolsonaro, a Rede Globo é mesmo tudo aquilo que Bolsonaro afirmou sobre ela. Os adversários de Bolsonaro, mesmo abarrotados de razões, não podem esquecer do que a Rede Globo é e sempre foi.

  • A Globo, sozinha, não tem força para derrubar Bolsonaro enquanto as reformas (PREVIDENCIÁRIA/TRIBUTÁRIA/ADMINISTRATIVA) e privatizações todas não estiverem concluídas, e só um governo claramente antipopular para bancar tudo isso...Se a Vênus Platinada entrou nessa guerra suicida sozinha e sem a devida "autorização" do andar de cima, será "derrotada". E esse nem é o maior dos seus problemas, porque quando AMAZON, GOOGLE e afins de fato entrarem no mercado brasileiro, seu fim será o mesmo da editora Abril!

  • O esperto Carluxo já fez o caso dar uma reviravolta que pode poupar o Moro de ir atrás. Agora há pouco, usando suas prerrogativas de filho do papai autoritário, o indivíduo foi até a central de segurança do condomínio e com o intuito de gravar um vídeo (postado em seu instagram) ultrapassou a privacidade alheia e mostrou as gravações do dia fatídico. Pois bem, ele indicou e ainda abriu sem permissão, a gravação da unidade de um outro morador e disse que não tinha nada para o 58 (unidade onde o pai residia). Ocorre que acima da que mostrou (65), existia uma ligação para a 58, às 15h58 do dia 14/03, conforme o print da tela do vídeo do Carluxo, postado pelo youtuber Felipe Neto.

    https://pbs.twimg.com/media/EIIkBBcX4AAHycI?format=jpg&name=900x900

  • Dizem que Bolsonaro costura com Toffoli contra a prisão em segunda instância, por razões óbvias, mesmo que favoreça Lula. Daí talvez a carga da Globo nesse momento, afinal já tem o seu candidato em construção.

  • O que não mata Bolsonaro, o fortalece e fica devedor de quem o fortaleceu, num "toma lá, dá cá". Um deve a outro, o outro deve ao um... estamos quites, continuemos juntos exercendo o poder.

    Não duvido de que, na medida em que evolua esse caso, a turma acabe descobrindo a "verdade" e decretando, em horário nobre, que não há mais qualquer suspeita de que Bolsonaro tivesse algo a ver com a execução de Marielle. Pelo menos na versão oficial dos golpistas (irmãos Marinho, Bolsonaro, Moro... establishment em geral). "E pronto, depois dessa não se fala mais em Bolsonaro miliciano e menos ainda implicado no assassinato de Marielle. Esse negócio de milícia é coisa do ex-partido do presidente." Mas isso só evolui assim se Toffoli anuir... Será que Toffoli entra no "toma lá dá cá"?

  • "Aparentemente, o vazamento se deu antes do levantamento das demais provas, expondo o inquérito a interrupções ou boicotes."

    O que costumam fazer é vazar um trecho, para o cara negar, e em seguida apresentar outro, pra arrematar a mentira ou contradição. É possível, portanto, que já saibam para wue o porteiro ligou. Nada a toa o boçalnaro 01 falou em "incriminar filho" dele.

    Outra coisa: todos os envolvidos estao sabendo de tudo; o vazamento é geral. O audio do Queiroz falando de pica e cometa tem a ver com isso.

    As cobras estão se picando no ninho, balcanizaçao do antipetismo....

    Resta também rastrear as determinações externas. A candidata Warren chegou a falar em Lula livre. Pode ser que tenha ocorrido mudanças no deep state americano neste período pre eleitoral. A boçalidade da familicia deve ter desprestigiado os aliados do golpe lá no Atlântico Norte.

  • "Aparentemente, o vazamento se deu antes do levantamento das demais provas, expondo o inquérito a interrupções ou boicotes."

    O que costumam fazer é vazarem um trecho, para o cara negar, e em seguida apresentarem outro, pra arrematar a mentira ou contradição.

    É possível, portanto, que já saibam para quem o porteiro ligou. Nada a toa o boçalnaro 01 falou em "incriminar filho" dele.

    Outra coisa: todos os envolvidos estão sabendo desde antes; o vazamento é geral. O áudio do Queiroz falando de pica e cometa tem a ver com isso.

    As cobras estão se picando no ninho. A balcanizaçao do antipetismo continua....

    Resta também rastrear as determinações externas. A candidata Warren chegou a falar em Lula livre. Pode ser que tenha ocorrido mudanças no deep state americano neste período pre eleitoral. A boçalidade da familicia deve ter desprestigiado os aliados do golpe lá no Atlântico Norte.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

19 minutos ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

1 hora ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

2 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

2 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

2 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

2 horas ago