A novela Lava Jato e seu principal ator estão chegando ao fim?

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

 

Toda novela é uma sequencia de capítulos que narram diversas historietas mais ou menos entrelaçadas que contribuem, de uma maneira ou de outra, para a construção de uma grande narrativa. No centro desta geralmente estão a queda e o resgate do protagonista e o triunfo e queda do vilão. Os escritores geralmente não gostam de revelar as estruturas profundas de suas narrativas, mas as mesmas podem ser inferidas a partir da obra. Um expectador atento não presta atenção às artimanhas retóricas utilizadas para prender a atenção do telespectador. É a maneira como o tema central vai sendo lentamente colocado e explorado que revela aquilo que não foi dito pelo autor e pelo escritor.

 

A Lava Jato é um processo judiciário, mas também é uma novela. Uma novela noticiosa, repetida diariamente, com novos fatos, historietas e capítulos. Durante algum tempo a novela Lava Jato foi dominada por um delator, mas novos delatores-personagens surgiram. A trama foi se tornando complexa, com prisões mais ou menos injustas e concessões de liberdade mais ou menos duvidosas. A narrativa televisiva do processo é singela e retrata uma oposição mística: bem absoluto x mal absoluto. A personagem central da narrativa é heróica e não tem defeitos. Sérgio Moro foi apresentado ao respeitável público como um paladino da Justiça numa armadura reluzente. Após assistir esta novela noticiosa durante algum tempo, percebi que sua estrutura profunda se organiza como se fosse um esquema Ponzi.

Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro ítalo-americano Charles Ponzi.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

Esta definição dada pela Wikipédia é razoável, pois contém todos os elementos necessários para entender o golpe. O esquema geralmente funciona enquanto for capaz de distribui lucros para os participantes. Mas para que isto ocorra mais e mais pessoas devem ser aliciadas a aderir à pirâmide garantindo a remuneração dos participantes mais antigos. Cada novo membro do esquema é estimulado a conseguir novos adeptos para garantir seus próprios lucros. Quando as adesões mínguam a pirâmide colapsa. Os últimos participantes são os primeiros a levar prejuízo. Alguns poucos conseguem resgatar o que investiram. E os iniciadores do esquema se apropriam de grandes quantias em dinheiro.

A novela da Lava Jato encenada diariamente nos telejornais sob o comando de Sérgio Moro funcionou mais ou menos como um esquema Ponzi. Cada delator era estimulado a delatar um novo suspeito sob promessa de benefícios. Os novos delatados também eram instigados a fazer o mesmo para minimizar suas condenações trazendo novos réus às garras do verdugo togado. A cada nova delação Sérgio Moro ganhava grande destaque nos capítulos noticiosos, pois a imprensa resolveu esquecer as boas notícias do governo Dilma Rousseff para se concentrar na destruição da imagem da Petrobras. O esquema e a novela, contudo, entraram em colapso no exato momento em que José Dirceu e alguns empresários se recusaram a delatar outras pessoas e passaram a questionar tanto a condução do processo quanto a credibilidade dos delatores. Sérgio Moro foi então discretamente aposentado pela mídia. O show judiciário perdeu a graça ou vai continuar?

O herói da Lava Jato só voltou a ser notícia quando resolver processar um blogueiro e quando o salário dele foi revelado nas redes sociais. A imprensa, contudo, não se interessou muito pela moralidade ou imoralidade dos 77 mil reais pagos mensalmente a Sérgio Moro pela União. O galã da telenovela noticiosa também não fez questão alguma de explicar como e porque passou a ganhar o dobro do teto. A armadura brilhante dele enferrujou ou não era tão brilhante como gostariam os produtores da telenovela?  Não o vi dar entrevista prometendo devolver o que ganhou acima do limite constitucional.

A pirâmide de delações premiadas que caracterizou a novela noticiosa Lava Jato já entrou em colapso. Veremos em breve quanto Sérgio Moro vai lucrar ou perder em razão de sua conduta judiciária e artística. Ele será submetido a intensa provação e promovido como Fausto De Sanctis? Cairá em desgraça como João Carlos da Rocha Mattos, Juiz Federal que também ficou famoso e depois foi processado, condenado e encarcerado?  Aguardaremos ansiosos os próximos capítulos desta nova saga.

O público alvo da novela noticiosa (encenada para destruir a Petrobras e as empresas que prestavam serviços à petrolífera brasileira) foi a classe média urbana. Tudo indica que a obra fez sucesso entre os tucanos e seus eleitores. Entre os operários demitidos em razão da Lava Jato a novela certamente não fez muito sucesso. Entre os empresários que foram presos e economicamente afetados a obra certamente é impopular. Os políticos envolvidos também não gostaram muito da interpretação de Sérgio Moro e alguns certamente já tramam vinganças. À medida que a novela noticiosa acaba e o interesse da população esfria o suposto herói ficará mais e mais exposto. No auge de seu poder o Juiz Federal ficará paradoxalmente mais frágil. E então o melodrama da queda dele poderá começar. Antes disto, porém, os nossos comerciais…

Fábio de Oliveira Ribeiro

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom, Fabio!  O esquema

    Muito bom, Fabio!  O esquema Ponzi e a (operacao) tem outra caracteristica em comum:   ambos sao megalomaniacos.

  2. A Operação Lava Jato é um

    A Operação Lava Jato é um grandioso movimento politico em busca de Poder. Se fosse só um processo judiciario não haveriam os vazamentos, palestras, entrevistas, proselitismo, banda de musica em um estilo tipicamente salvacionista.

    1. Desde 2003 a elite vasculham

      Desde 2003 a elite vasculham o armário do Lula a cata de um esqueleto, um pelo menos e até agora nada. E olha que lá se foram doze anos. Ou essa gente e seus cães amestrados são de uma incompetência impar  ou o Lula é de um brilhantismo na arte de esconder esqueletos.   

  3. Ao meu ver o furo n’água do

    Ao meu ver o furo n’água do moro, foi ter dito que delação era traição entre criminosos. Os caras a partir daí estão se negando a falar, restando apenas um com uma  cara meio de louco de série policial americana que ainda insiste na sua traição entre bandidos. Sendo a delação o que deixa o moro em evidência, vazando o que lhe convém para ter cartaz na mídia, sua audiência deverá cair à medida  em que as pessoas têm que se preocupar com os resultados deletérios de seu trabalho, como por exemplo o desemprego, a bolsa de valores enlouquecida com as ações da Petrobras que a sustentava balouçando ao sabor dos tais vazamentos. Sendo assim, como tudo que sobe desce, o senhor moro também descerá, o quanto o tempo dirá.

      1. Pois é André, foi o que o

        Pois é André, foi o que o moro disse. Os donos das empreiteiras são todos criminosos dedurando seus colegas. O senhor Marcelo claramente se rebelou contra essa fala ao dizer que não tinha nada a dedurar.

    1. O “furo” foi envolver o

      O “furo” foi envolver o Dirceu.

      Faltou criatividade. Apelaram para um personagem batido e de história, no minimo, confusa.

      Abusaram do “Dominio de Fato”. É muito dominio para pouco fato.

  4. Também falta revelar de onde

    Também falta revelar de onde vieram as “costas quentes” que deram sustentabilidade à palhaçada.

    Seria aquele pessoal da terra dos amigos do A.A.???

    A conferir…

  5. Hj é sexta-feira, ninguém foi

    Hj é sexta-feira, ninguém foi preso, ainda. Sinal que está chegando ao fim. 

    E olha que 7 de Setembro é segunda-feira dava um bom holofote ou será que tá faltando alcunha para as operações?

    1. Alguma coisa saiu errada na

      Alguma coisa saiu errada na lava jato.

      Há uns 20/25 dias atrás, poderia garantir que o próximo passo do MOro seria prender o LULA antes do 7 de setembro.

      Depois vieram aquelas manifestações pela ordem  e progresso dos Marinho, CNI. FIRJAN, FIESP, Trabuco, etc etc.

      Me pergunto: Será que estes também previam a prisão do Lula, ficaram com medo da reação da patuléia e, para preservar o lucro se manifestaram e fizeram o Moro recuar?

      Estranho, muito estranho..

  6. Quem é da roça sabe fazer caldo de cana!

    A gente passa a cana várias vezes até ter-mos certeza de não sair mais caldo: “

    “A cana virou só bagaço!

    É isso que a Porca-Midia fêz com Heloisa Helena.,

    com Joaquim Barbosa e com

    a Marina Silva.

    O próximo a virar bagaço é o Moro.

    1. ao que parece voce nao leu, e

      ao que parece voce nao leu, e se leu nao entendeu…o esquema Ponzi referido, teria sido montado pelo Juiz, e nao pelos reus,,,faça assim: leia novamente, com pausas adequadas nas pontuaçoes. Geralmente é o suficiente para se ter clareza no entendimento.Pelo menos com a maioria é assim…

  7. Ele não devolveu e não vai devolver…

    O dinheiro que o juiz recebeu acima do teto pode ser imoral mas não é ilegal. Geralmente são indenizações fixadas pelos poderes ou ações judiciais que os juízes propõem e os próprios julgam favoravelemente a si mesmos.

    Em que lugar 4 mil reais é uma indenização “auxílio-moradia” para quem já tem casa própria? Resposta: no poder judiciário

    Um bom exemplo é o auxílio-alimentação de 300 reais pagos no executivo e de 800 no judiciário. Não adianta um servidor do executivo entrar com uma ação de equiparação que não leva.

  8. A Zelotes envolve cifras que

    A Zelotes envolve cifras que deixam a Lava Jato no chinelo, conforme disse ontem o presidente da CPI que a investiga, senador Ataídes Oliveira, do PSDB ( portanto, insuspeito para querer aliviar o PT )

    Falou ao vivo, pela TV, durante a transmissão de mais uma sessão desta CPI.

    Disse que é uma experiência traumatizante para ao seu primeiro mandato como senador e que vai levá-la para o resto da vida.

    Não daria uma novela, mas um filme de terror, creio.

    Não sei o que é mais tenebroso: os roubos do CARF  ( na casa dos trilhóes, segundo o mesmo senador ), ou o silêncio da grande mídia sobre esse assunto.

    O dinheiro roubado daria para dezenas e dezenas de ajustes como o que a Dilma quer e o país precisa.

    Se a grande mídia fizesse um jornalismo decente e imparcial, o Brasil estaria mil e uma vezes melhor.

    É isso que os eleitores deveriam perceber.

     

     

     

     

    1. repito:

      é INCRÍVEL, verdadeiro MILAGRE, o Brasil existir como País, ser a 7a economia mundial (com todos os percalços e a Crise Mundial) pois sobrevive à Midia Mais Bandida do Planeta!

       

      É MILAGRE!!!

       

      Acorda, Presidente Dilma!

  9. Moro

    O que realmente me intriga é saber qual a força poderosa que está por trás de tudo isto: que faz com que esqueçam a oposição e todos os desmandos dos governos do PSDB, quem escolheu o Moro (do Banestado) e o Yussef (que de tão bandido deveria era estar preso (caso Banestado).  Quem protege tanto o gilmar dantas, que ele se acha o autêntico PGR? O PP e o PMDB não contam com um tesoureiro ? Já estão jogando em nossa cara, que foi o José Dirceu o “comandante” de tudo isto; o José Janene deve estar se revirando no caixão, por perder a glória p/ o Dirceu. E o Barusco então ? depois de tanta trabalho, querem lhe tirar o tapete ?

    Enfim “são tantas emoções” …  , dígnas mesmo de uma novela.

  10. Fui, e continuo sendo,

    Fui, e continuo sendo, crítico dessa dita Operação Lava a Jato por conta do que percebo como exageros, distorções e instrumentalização para fins políticos por parte da oposição política-midiática e ações singulares de alguns agentes públicos. Particularmente, avalio como excessivamente rigorosa para uns e condescendes para outros, destoando assim do princípio básico de um sistema repressivo que é o tratamento igual para todos. Incompreensível o rigor com o tesoureiro Vaccari e o ex-ministro José Dirceu e a candura com Aécio Neves et caterva.

    Escrevi várias vezes acerca da brutalidade dessas prisões por tempo indeterminado de réus primários, com endereço certo, profissão definida e que não representavam perigo algum à sociedade e mesmo aos trabalhos de investigação.

    Opinei, e continuo opinando, que o Dr. Moro e os jovens(alcunhei-o-os de “imberbes”, “rapazes”, “barbichas” por conta disso) procuradores do MPF exageraram, e continuam exagerando, no personalismo e no espírito de “cruzados”, uma postura inadequada para um agente público que só deveria agir pelo ânimo do dever à função e ao país.

    Deplorei, e continuo achando, deplorável, o Juiz Moro ter aceito o prêmio “Homem do Ano” das corporações Globo. Pegou mal, muito mal, esse magistrado não ter declinado do que no fundo não deixou de ser um instrumento sub-reptício de cooptação.

    Em resumo: avalio-me como insuspeito para o que escrevo abaixo.

    Por mais que evoquemos mil e um defeitos e desvios nessa operação, hoje já na fase de indiciamentos, denúncias e até julgamentos, HOUVE CRIMES e por consequência autores. Nada foi inventado. Inclusive algumas determinações do MP e do Juízo competente foram corroborados pelos tribunais superiores. Denunciados confessaram(alguns já devolveram) o recebimento de milhões em propinas. Empresários aderiram, seja espontaneamente, seja fruto das prisões por mim criticadas, à delações premiadas visando obter os benefícios da legislação pertinente.

    A par disso, discordo radicalmente do articulista nas seguintes abordagens:

    1) O público alvo da novela noticiosa (encenada para destruir a Petrobras e as empresas que prestavam serviços à petrolífera brasileira) foi a classe média urbana.

    A Operação policial e na sequência a participação do Ministério Público e do Judiciário não teve, nem tem por ânimo, a destruição da Petrobras. Essa imputação é rasa e sem nenhum amparo fático. O contrário talvez fosse mais veraz: a continuar o processo, decerto que a empresa sucumbiria.

    Se houve, ou há injunções políticas, as mesmas estariam no periférico, no circunstancial e principalmente por ocorrer num contexto de tanta polarização política.

    2) A imprensa, contudo, não se interessou muito pela moralidade ou imoralidade dos 77 mil reais pagos mensalmente a Sérgio Moro pela União. O galã da telenovela noticiosa também não fez questão alguma de explicar como e porque passou a ganhar o dobro do teto. A armadura brilhante dele enferrujou ou não era tão brilhante como gostariam os produtores da telenovela?  Não o vi dar entrevista prometendo devolver o que ganhou acima do limite constitucional.

    O autor do texto deveria ter se informado melhor antes de exarar reptos tão definitivos acerca da conduta moral de uma pessoa. Os proventos do Dr. Moro, cujo acesso é público, são maiores que o teto, mas há um desconto para a adequação. Uma estrutura salarial que é legal, mas que particularmente acho não ética. Contudo, há de se ressalvar que a distorção é em todo o Judiciário e no parquet dadas as inúmeras verbas extra salários-base. Ressalte-se também que nesse alardeado provento de R$ 77 mil reais(brutos) há adiantamento de férias.

    Poderia muito bem expor aqui nos contracheques do mesmo relativos aos meses de junho/julho/agosto, dado que estão disponíveis no endereço abaixo. Não o faço por achar deselegante. Mas, realço, são públicos e acessíveis a todos.

    http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=contracheque_transparencia#

     

    3) Ele será submetido a intensa provação e promovido como Fausto De Sanctis? Cairá em desgraça como João Carlos da Rocha Mattos, Juiz Federal que também ficou famoso e depois foi processado, condenado e encarcerado?

    Que comparação mais estapafúrdia! O Juiz João Carlos da Rocha Mattos foi processado, condenado e encarcerado porque cometeu crimes(lavagem de dinheiro e evasão de divisas) e foi julgado culpado. Em termos objetivos e com base na realidade e não em devaneios, quais crimes ou mesmo só conduta imprópria foi enquadrado o Juiz Moro?

    4) A trama foi se tornando complexa, com prisões mais ou menos injustas e concessões de liberdade mais ou menos duvidosas. A narrativa televisiva do processo é singela e retrata uma oposição mística: bem absoluto x mal absoluto..

    Prisões ou são justas ou injustas. Não existe “mais ou menos”.

    5) A novela da Lava Jato encenada diariamente nos telejornais sob o comando de Sérgio Moro funcionou mais ou menos como um esquema Ponzi

    Com todo respeito ao articulista, acho que sua capacidade intelectual inquestionável e o bom senso aparente permitiriam engendrar uma crítica mais abalizada, pertinente e honesta sem precisar apelar para narrativas de tão baixo nível.

     

     

    1. OK. Percebi que você gostou
      OK. Percebi que você gostou da novela, mas tem vergonha de admitir isto.

      O melodrama da queda do herói o incomoda. É certo que você o defenderá até o fim dele.

      No problemo. Novelas nem sempre conseguem agradar todos o tempo todo.

    2. Que estória da carochinha é

      Que estória da carochinha é essa ? “Estrutura salarial que é legal” que permite ultrapassar o teto constitucional ?

      Todo mundo que trabalhou para o Estado sabe que “leis” que permitem aumentar os proventos para ultrapassar o teto constitucional são armações de grupos corporativos engendradas para burlar a lei maior.

      No meu tempo da ativa, por diversas vezes, soube que proventos, que ultrapassavam o teto constitucional, eram reduzidos para se adequar ao teto. Pelo visto, agora, liberou geral.

      Não sei o que o Juduciário fez para conseguir burlar o teto, mas nada pode explicar o cidadão receber auxílio moradia, auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio educação, etc, de forma permanente.. Ora, se as  necessidades básicas dele e de sua família sáo atendidas por esses “auxílios”, p’ra que serve o salário do servidor ?

      A mesma burla ocorre no MP..

      Uma explicação deu-nos o famoso torquemada Joaquim Barbosa: “o juiz deve ganhar bem para que não ceda as tentações da corrupção”. Em outras palavras, vender sentenças judiciais

      É o absurdo dos absurdos: o juiz é bem pago para não se corromper.

      E vejam, o teto constitucional  é um excelente provento.

      Se o cidadão acha que não tem vocação para juiz ou procurador, recebendo o que determina o teto constitucional, deveria ser advogado de corruptos e corruptores, atividade altamente lucrativa.

      Ah ! O que seria do direito, se não fosse o crime ? Numa sociedade ideal, os profissionais do direito iriam morrer de fome.

      E ainda reclamam que uma mãe de família pobre ( paupérrima, na verdade) receba uma quantia miserável por mês para não permitir que morra de fome a sua família, através do Bolsa Família.

      Essa hipocrisia toda já me estragou o dia.

       

      1. Acho que me expressei mal:

        Acho que me expressei mal: quando escrevi “estrutura legal” quis me referir serem as verbas extra proventos, a exemplo de penduricalhos como auxilio-moradia e similares legais  e não para justificar que receber acima do teto seja legítimo porque não é. Não desconfie do meu discernimento..

        O que não prestastes a devida atenção foi minha observação acerca do desconto que é feito para que o líquido a receber fique dentro do teto legal. Indiquei, inclusive o link. O que não deixa de ser burla,reconheço. Só que não restrita ao magistrado em questão, mas a todo o Poder Judiciário e ao Ministério Público.

        Também já escrevi várias críticas(um neste espaço semana passada, se me lembro bem) criticando os absurdos que são os super salários pagos ao Judiciário e ao MP, ainda mais se sopesarmos os benefícios não pecuniários, a exemplo da estabilidade, irredutibilidade de vencimentos, férias dobradas e mais uma penca de sinecuras.

        Meu contraditório ao texto não foi para defender o Juiz Moro em tudo, de forma rasa;  muito menos a Operação Lava Jato no seu todo. Apenas rebater o que achei ferir os fatos, a exemplo dos vencimentos do juiz(R$ 77 mil) sem levar em conta as atipicidades, a sua honorabilidade até agora inatacável, e a efetiva pertinência da Operação Lava Jato considerando que houve crimes e consequentemente criminosos. Muito longe, portanto, dos que darem negar o inegável. 

        Se houve hipocrisia não foi da minha parte. Sou franco, transparente e exponho minha opinião com base em fatos, mas e principalmente, de acordo com a minha consciência livre. 

        1. Muito bem.
          Você tem o meu

          Muito bem.

          Você tem o meu respeito.

          Enfrento apenas argumentos quando tenho contraargumentos.

          Nem sempre os tenho.

          Às vezes estão equivocados.

  11. Essa tua verve literária eu

    Essa tua verve literária eu não conhecia. Digo isso pelo tom incisivo e contundente dos textos de tua autoria que pude ler neste blog e mais esparsamente no Observatório da Imprensa. Belíssima análise e belo texto.

  12. Game over.

    Com o posicionamento do poder financeiro nacional pelo fim do impeachment, a Lava Jato perdeu a razão de ser.

    Para reativá-la, somente o oficialização da candidatura do Lula.

    A Lava Jato deve caminhar para o seu fim midiático.

    Agora, precisa ver se Sergio Moro resistirá a síndrome de abstinência.

    É uma fase dura, muitos tomam atitudes descontroladas.

    1. Verdade. O estrelato pode ser
      Verdade. O estrelato pode ser terrível. Causa dependencia como qualquer outra droga. No caso de um juiz melhor seria ele respeitar a Lei que o obriga a manter uma vida recatada. O herói desta novela noticiosa não fez questão alguma de cumprir a Lei Orgânica da Magistratura. Agora terá que decidir se continua na magistratura ou se investe na carreira de ator-político.

  13. Silêncio dos Convivas


    Espetacular foi a fala do grande empresário Marcelo Odebrecht:

    “Eu puniria mais a filha delatora do malfeito do que a que o praticou”

    Lembro de ter testemunhado conduta semelhante em “O poderoso Chefão I-II-III” , Família Soprano,

    Scarface entre outros filmes mafiosos do gênero.

    A semântica dessa afirmação equivale ao raciocínio criminoso e imoral, onde falsos cuidadões do bem, que se

    dizem benfeitores dos pobres, da classe humilde e trabalhadora, atuam como chefões de família.

    Eles matam friamente quem invade seus territórios, mentem , ocultam e distorcem os fatos numa leitura cleptocrática

    para  justificar o dano moral e a erosão patrimonial que causam a sua Província ou ao Estado.

    Saqueiam se apoderando de tudo que for necessário para sustentar sua  ambiciosa cede de perpetuidade no Poder.

    Enfim, dentro desse raciocínio do Grande Marcelo Odebrecht, os milhões ou talvez bilhões que o Estado esta

    recuperando das contas dos saqueadores, seja um dinheiro sujo e ilícito, proveniente de deduragem!

    Para muitos como ele, os 60 bilhões de perdas com a defasagem do preço dos combustíveis nos 4 anos do governo

    Dilma ( 2010-2014) , os 178 bilhões em investimentos desastrosos e os 6 bilhões com perdas na propinagem,

    totalizando uns 244 Bilhões de dólares, foi fruto de uma gestão genuína de um grupo que diz defender os

    exclusivamente os interesses dos Fracos e Oprimidos.

    Parabéns Fábio Oliveira!

    Sua analogia com o esquema de Piramides Ponsi e a Novela interpretada por atores

    de fama transitória, é de extrema criatividade. Alias você é um Gênio…

    Os 210 milhões de brasileiros ficariam demasiadamente gratos se você pudesse falar com seus Ídolos,

    Chefões de Famílias, para nos devolver pelo menos esses 244 bilhões que derreteram em função da

    capacidade inigualável de gestão patriótica que vocês pregam e exercem.

     

    1. Noffa… você certamente
      Noffa… você certamente gostou desta novela. Fale-me mais sobre a novela do roubo do Metrô e da Sabesp em São Paulo. Algum tucano denunciado?

    2. O homem criou a empresa e não

      O homem criou a empresa e não o contrário. A criatura é feita para servir ao criador e não o contrário. Colocar na sua conta marota o valor da defazagem de preços como prejuízo é fora de propósito: o petróleo é nosso e de que valeria o Brasil ser hoje o maior produtor do mundo se os preços fossem iguais aos países que não produzem nada? E se tivessem esfolado o povo brasileiro como fez FHC, com aumentos quase semanais, esse dinheiro teria ido para onde? Para os bolsos dos rentistas e “investidores”,  gente como George Soros? Por  que será que a Petrobras valia 15 bilhões de dólares e hoje vale dez vezes isso? 

  14. Não vejo esse arrefecimento

    Não vejo esse arrefecimento não. Ontem mesmo o JN deu vários minutos para o caso e o juiz Moro fala mais nos altos dos palcos do PIG do que nos autos de suas ações fajutas. 

    Algumas coisas eu não entendo: já escolheram Zé Dirceu, de novo, como chefe de quadrilha e para figurar em mais uma dezena de crimes e olhe que no falso mensalão nem quadrilha houve afinal. Zé Dirceu deve ter feito curso intensivo com Marcola ou Beira-mar sobre como dirigir seus negócios de dentro da cadeia. 

    Por fim, qual a razão pela qual os ricos adoram o Moro? Ele prendeu metade do PIB e pouquíssimos petistas e sobre estes ainda falta provar qualquer crime. Se isso significar que qualquer rico pode ir para a cadeia – o que eu duvido – então, eles não deveriam botar as barbas de molho? 

    1. Acorde bobinho… A novela
      Acorde bobinho… A novela noticiosa da Lava Jato foi concebida para agradar apenas os Brazigringos, aqueles que nasceram no Brasil e preferem ser diaristas e empregadinhas domésticas em New York do que viver num país comandado por um presidente do PT eleito de maneira legítima pelo povo. Entre os tais estão os que querem entregar o Pré-Sal a Chevron para que o José Serra possa ganhar uma grana preta depositada num Banco lá na Europa.

  15. A lava jato não chegou nem na

    A lava jato não chegou nem na metade.

    Você vai saber do fim da lava jato quando já estiverem presos Pallocci, Lula, Dilma.

  16. A delação premiada só é válida quando o criminoso se arrepende.

    Com todo este estardalhaço em torno da operação lava jato, muita gente ficou cega diante dos desmandos e  arbitrariedades que estão sendo cometidas pelo comandante da investigação, o juiz Moro. 

    Ficou claro que o juiz Moro usou a prisão  provisória como meio de pressão e dissuasão em busca de confissões e delações premiadas, prática só vista em regimes totalitários.

    Depois de conseguir omque queria o,juiz liberou vários criminosos confessos enquanto mantêm presos aqueles que não se renderam à chantage.

    Pergunta-se: qual o objetivo de uma delação, qual é a sua validade, qual a sua moral? Sabemos que o objetivo de qualquer pena é a repressão do ilícito, mas sobretudo o arrependimento do infrator e a devolução de tudo que foi subtraído ilegalmente da sociedade e ou particular.

    Nada disso aconteceu com as delações ocorridas na operação. nem houve o arrependimento efetivo dos delatores e nem todos,os recursos desviados foram recuperados. Pior,  ficou a impressão de que o crime compensa, pois alguns delatores sequer vao,para cadeia. Isto é uma vergonha para nossa justiça!

    1. Meu caro, isso pode ser uma
      Meu caro, isso pode ser uma surpresa para você, mas criminosos, aqui e em qualquer lugar do tempo e espaço, geralmente se arrependem quando confrontados com a possibilidade de uma punição severa. E isso foi exatamente o que o juiz Moro lhes impôs. Se é para esperar pelo sujeito estar arrependido ANTES de sofrer as consequências, então ele não deveria ter benefício nenhum de redução de pena. Pois quem se arrepende de verdade está disposto a pagar pelo que fez na íntegra. Isso está na Bíblia e em qualquer texto filosófico de qualquer cultura desde os primórdios da humanidade, caso também lhe pareça novidade.

  17. Um Herói Gigantesco

    O Mártir José Dirceu provou mais uma vez que é um Herói Gigantesco. Em primeiro lugar se ninguém delatar mais nada, nenhum excesso derá cometido pela Lava Jato. Nenhuma empresa mais irá quebrar por multas bilhonárias. Nenhum desempregado a mais, nenhum ponto negativo a mais no PIB. Provou que delação com ou sem beneficios não é o seu estilo.

    Dirceu deu uma aula de como o espírito de renúncia pode salvar este país, e imolou a si mesmo no altar do sacrifício, como o fazem os Martires. Se desde o começo os delatores tivessem se portado como Dirceu e se negado a delatar, a Odebrecht, a Camargo Correia, e a Petrobrás não teriam sofrido nenhum golpe economico e nenhum emprego teria sido perdido. Mas isto é coisa para os fortes, como  Dirceu.

    Se Dirceu tivesse se tornado Presidente do Brasil, no caso da ação penal 470 não tivesse sido deflagrada ( com a sua condenação sem provas) , ele seria o melhor Presidente que este país já teve. Toda esta crise economica e política não existiria hoje, caso isto tivesse sido assim.

    Um dia, espero que o nome de Dirceu venha a ser limpo perante as futuras gerações, como o foi o de Tiradentes, e haja até um feriado Nacional para lembrar de sua grandeza.

    1. Concordo. Dirceu é
      Concordo. Dirceu é prisioneiro político. Acusado e condenado sem provas. E novamente preso de forma arbitrária, sem provas. Não sei daria um bom presidente. Seu perfil é mais estrategista.
      Moro cometeu um erro tático ao prendê-lo só para gerar mídia. Não gerou e agora está lá, como o novo Rocha Mattos, pendurado na broxa.

        1. Isso é que é “vitória”. Nais
          Isso é que é “vitória”. Mais retumbante que isso, só mesmo a avassaladora vitória brasileira contra a Alemanha no Mineirão.

    2. Como eu disse no início, toda

      Como eu disse no início, toda novela narra a queda e o resgate do herói e o triunfo e a queda do vilão que o persegue.

      O martírio de José Dirceu neste momento pode ser uma chave para entender o final novela noticiosa Lava Jato. Um final feliz para o juiz-ator-vilão é improvável? Aguardem os próximos capítulos…. 

  18. Hoje, de passagem, ouvi o que

    Hoje, de passagem, ouvi o que teria dito o tal sr. Campos, da UTC, em interrogatório conduzido pelo sr. Moro: de que ele tinha certeza de que pagava propina ao PT porque depositava na conta oficial do partido: ora, ora e ora, (a) a encenação foi demais, já que o sr. Moro fez as perguntas como quem “alevanta” a bola para o outro “cortar”, tudo encadeado tal nas novelas eou peças teatrais e (b) se o cara fez depósitos na conta oficial do PT, então, não se trata de propina, mas, sim, de doações oficiais. Até as antas sabem que propinas são pagas de maneira camuflada e dissimulada… Ou são muito burros ou muito sem vergonha! Haja saco com essa gente. Como escrevi dias desses, tais delações estão montadas como os profissionais liberais montam suas declarações de renda para a receita federal, junto aos seus contadores (nem todos os profissionais, nem todos os contadores, diga-se); primeiro o contador pergunta quanto o profissional se dispõe a pagar ao fisco, depois, de acordo com a quantia acordada, monta-se os rendimentos do cara: mais conversa pra boi dormir, impossível. Tanto que, agora, pelo sr. UTC, até depósitos oficiais se transformam em propina. E o sr. Moro, quem diria, com toda essa bagagem criminalística, dá-se por convencido? Como diziam no meu tempo de criança, aí tem truta!

    1. A “criminaização da política”

      A “criminalização da política” é um dos objetivos desta novela. Portanto, o ator-juiz está apenas seguindo o enrredo da mesma. 

      A Lei é outra e você tem razão: ninguém paga o “por fora” na conta oficial daquele que estaria sendo subornado.

      “Dura lex sed lex”, contudo, não se aplica às novelas, especialmente se elas forem tucanas.

      As contas no HSBC da Suíça, por outro lado, são todas “oficiosas”. Deve ser por isto que aqueles que adoram a novela da Lava Jato ficam arrepiados quando alguém fala deste filme que causa terror aos políticos da Casa Grande. 

      Pessoalmente, creio que a realidade criminosa do HSBC é bem mais interessante que a novelinha noticiosa da Lava Jato.

      1. Criminalização da política ou
        Criminalização da política ou politização do crime? O Brasil é a única democracia do mundo em que um sujeito pode advogar impunemente o direito moral de roubar em prol de uma causa política, ou sob o argumento ainda mais baixo de que se o outro rouba eu posso roubar também. Experimente tentar usar rsse tipo de argumento em qualquer seção de comentários de jornais ou blogs sérios de qualquer país desenvolvido para ver a consequência. No mínimo o sujeito é defenestrado por agir como um troll ou um imbecil que quer poluir o debate. Aqui o sujeito é promovido a formador de opinião e pode até ganhar uns trocados do governo.

  19. Peça humorística genial!
    Rindo alto aqui, pena que a turma presa em Curitiba não possa ler, tenho certeza que iam rir até engasgar. O autor tem um grande talento para o humor fino. Já acompanho sua “obra” com curiosidade desde aquele ensaio em que disse que a Presidente estava certíssima em dizer que não tinha respeito por delatores, se esquecendo de seus companheiros de luta armada que delataram sob tortura. Naquela ocasião confesso que achei a princípio que o missivista era ignorante, insano, ou não tinha um pingo de humanidade. Mas hoje vejo que tudo não passava de piada: trata-se de um comediante de pena afiada, capaz de mascarar as maiores estultices e fanfarronices para produzir ainda mais riso entre os leitores. O que, diga-se de passagem, não é nada fácil em meio a tanta concorrência , vide as lambanças diárias produzidas pelo governo. Mas que outro autor conseguiria misturar Ponzi, Moro e Gloria Perez num texto tão brilhante? Meu caro, depois de hoje você ganhou um leitor fiel aqui! Por favor não pare, continue a brindar-nos com sua arte refinada. Se me permite, sugiro que sua próxima peça mostre o suicídio de Moro diante do fracasso de sua empreitada de derrubar Dilma Rodriguez del Mar, a herdeira legítima de Dom Lula mas chamada pelos invejosos de direita de A Usurpadora. A exemplo do Don John de Shakespeare ele tenta fomentar a discórdia no país mas só produz muito barulho por nada, quando descobrem que os bilhões desviados da Petrobras não passavam de mentiras criadas por ele para arruinar o Reino de Nárnia. Ao final da peça, abandonado por todos e caçado pelos soldados do reino, Moro busca refúgio na Estrela da Morte, onde descobre que lorde Joaquim Barbosa Vader, na verdade, NÃO é seu pai..

    1. Ha, ha, ha… notei que você

      Ha, ha, ha… notei que você gostou da novela noticiosa tucana e provavelmente ficará chocado com a melodramática queda do herói togado. Tudo bem meu caro. Novelas são feitas para causar emoção.

      Quando 2 mil ou 3 mil desempregados da Lava Jato fizerem uma manifestação contra a novela na frente da sua casa você irá para a rua apoiar os operários ou se esconderá embaixo da cama? Não precisa responder. A pergunta é retórica e todos sabemos qual é a resposta. 

      Melhor você comprar um celular com TV. Caso contrário não conseguirá ver sua novela escondido. Ha, ha, ha…

       

      1. Kkk espero ansioso por esses
        Kkk espero ansioso por esses 2 mil mostrando toda sua sofrencia na porta da minha humilde casa. Só espero que tragam a mortadela de casa.
        Agora, convenhamos, 2 mil gatos pingados só é muito pouco! A turma falava aqui que a Lava Jato custou 1% do PIB, isso dá nada menos que 55 bilhões de reais. Se isso é verdade devo concluir que o salário desses pobres coitados era algo em torno de 2,3 milhões de reais! É, acho que agora entendo o motivo de estarem revoltados! Kkkkkkk
        Seu Fábio, o senhor é hilário!

          1. Dificilmente. Considerando
            Dificilmente. Considerando que ele sempre encabeça a lista de indicações da Ajufe para o STF junto com Fausto de Sanctis, e sua popularidade junto ao eleitor é inversamente proporcional à de Dilma, é bastante provável que ele só perca o emprego para ser alçado a uma posição ainda mais prestigiosa e poderosa. Portanto se tem alguém que deve ter muito medo dele sair da Lava Jato, são vocês.

        1. Conta errada

          A Lava Jato pode ter destruido 1% do PIB, 55 bilhões, mas nem todo faturamento de uma empresa é composto de salário, pelo contrário o salário é a menor parte destinada do faturamento.

          Grande parte da queda do PIB vem das proprias obras que deixaram de ser construidas, vem também da destruição de empresas gigantescas, só a Odebrecht era a sexta maior empresa de engenharia do mundo. Era. Uma empresa deste porte, falida causa uma queda no PIB descomunal. Tinha obras em 30 paises. Tinha.

          Tudo isto, mais as terceirizadas, da petrobrás, que foram afetadas, umas 120 empresas. Tudo isto mais o efito em cadeia, de quantos empresários deixaram de investir no país por medo dos excessos da Lava Jato. Medo gera pessimismo.

           

          A sua conta sobre o salário dos desempregados precisa ser refeita.

          1. Errado. Releia is comentários.
            Tudo o que vc citou, cortar investimentos, mesmo ainda a serem realizados, gera perda de emprego do mesmo jeito. E quem disse que a Lava Jato só custou 2 mil empregos foi o novelista comediante aí do tópico. É óbvio para qualquer estudante de nivel médio que isso é muito pouco para um prejuízo de 1% do PIB, mas se vc quer discutir porque escolheu esse número pergunte a ele. No mais, se as empresas estão deixando de investir e de EXISTIR porque perderam contratos com a Petrobras, isso significa que não são empresas para início de conversa, mas clubes de investimento com dinheiro público. Nenhuma empresa gigante séria concentra seus riscos num único cliente (ainda mais governo), nem depende exclusivamente de dinheiro público para se financiar. Lamenti que você não compreenda isso, nem mostre um pingo de respeito pelos outros 99% de cidadãos e empresas brasileiros que continuam produzindo porque não precisam mamar na Petrobras e no BNDES, mas de fato contribuem para manter essas instituições de pé enquanto seus amigos só sabem suga-las.

  20. Lava Jato

    Os procuradores imberbes deitaram falação hoje sobre as propinas do Dirceu, colocando-as na casa das dezenas de milhões. 

    Onde foi mesmo  foi parar esse dinheiro ? Sumiu ??? 

    Acharam  a grana do Paulo Roberto, do Barusco e, talvez, do Duque.

    Cadê o dinheiro do Dirceu ?  Tá debaixo do colchão ?  

    1. O “dinheiro do José Dirceu”

      O “dinheiro do José Dirceu” em 2015 é apenas um remake do “ouro de Moscou” inventado em meados década de 1930.

      Os noveleiros brasileiros não conseguem ser muito criativos, entende…

  21. Moro e a delação premiada

    A delação premiada foi a formula que o Sérgio Moro criou para burlar a Lei nº. 12.846, que a presidente Dilma sancionou no final de 2013, e entrou em vigor em janeiro passado. Os corruptores que aderiram à delação premiada, ao final do processo vão ficar livres. No máximo prisão domiciliar, e por muito pouco tempo.

    1. Você afirma que o Moro usou a
      Você afirma que o Moro usou a delação premiada para condenar bandidos, para que esses mesmos bandidos escapassem de ser condenados pela lei anti-corrupção. Jenial. Pra início de conversa o PT nega e vocês idem que tenha havido qualquer corrupção, então é ridículo afirmar que a lei anticorrupção foi ignorada – se eles são inocentes de fato ela sequer poderia ser aplicada. Em segundo lugar, isso pode te causar surpresa, mas sim, bandidos que colaboram com a Justiça ganham penas mais brandas, aqui e em todo o mundo civilizado. Mas apesar de estarmos evoluindo, nosso país ainda está muito distante da civilização.
      Por exemplo o Brasil é o único lugar do mundo em que cidadão vai pra internet defender bandidos e atacar o juiz e os procuradores que os combatem. É a única economia de mercado em que um megaempresario acusado de desviar bilhões dos cofres públicos depõe sorridente e ê bajulado no Congresso, e ainda tem o desplante de dizer que se na empresa dele alguém denunciasse uma falcatrua, ele punia o dedo duro e não o marginal. E a galera ainda aplaude o sujeito. Depois ficam se perguntando porque o Brasil é o que é..

      1. Calma, menino. A novela da

        Calma, menino. A novela da Lava Jato já acabou.

        Fale-me mais sobre os tucanos denunciados pela roubalheira na Sabesp e no Metro SP. 

        O domínio do fato será usado contra Geraldo Alckmin? Quando serão as prisões espetaculares de José Serra, Aloysio Nunes e daquele presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo? Andrea Matarazzo vai ser colocado no “pau-de-arara” e amolecido com a “pimentinha” no anus para delatar seus comparsas?

        1. Manhê eu apanhei na bunda
          Manhê eu apanhei na bunda porque me pegaram roubando bala na venda mas o Joãozinho roubou também e ninguém brigou com ele! Não é justo! Vou chorar pra vovó!

          Tadinhos de vocês, meliantes juvenis. Deviam é agradecer pela existência dos tucanos pelos quais são tão obcecados. Imagine se não houvesse outros meliantes tão dissimulados quanto vocês roubando dinheiro do povo, como vcs fariam para justificar seus crimes? Essa é a moral que ensinam para seus filhos. Não me admira que cada geração da esquerda seja pior que a anterior.

          1. Sua moralidade dúplice (pau
            Sua moralidade dúplice (pau nos petistas / afagos nos tucanos ladrões) é novelesca. Típica do público urbano alvo da Lava Jato. Você certamente cheirou a campanha do Aécio. Aliás, pelo seu tom você também deve estar cheirando bastante nos últimos dias. Cuidado com a overdose…

          2. Idem comentário anterior.
            Idem comentário anterior. Deus me livre um dia ter de realizar qualquer contrato com alguém que absolutamente trivial e natural roubar, pois o vizinho dele rouba também e ninguém se importa. É muito triste saber que educamos nossos filhos para serem “otários” nas mãos de gente assim. Mas um dia quem sabe, de “otário” em “otário”, façamos os “espertos” terem ao menos o pudor de não defender seus vícios risonhamente por aí. É assim, aos poucos, que construiremos um país melhor, onde se possa debater ideias em vez de Código Penal num blog de política.

      2. Comentário

           Gostei do seu comentário porém estranho, “o Brasil está muito distante da civilização”, não só da civilização também da educação e cultura. Gostei mais ainda do seu ” JENIAL”.

    1. Fale-me mais sobre os 8 anos

      Fale-me mais sobre os 8 anos de corrupção FHCiana e dos 20 anos de poder corrompido dos tucanos em São Paulo?

      Sob Lula e Dilma a corrupção tem sido combatida.

      Nos governos tucanos a novela da corrupção sempre acaba bem para os políticos corruptos. Alguns deles até comprar apartamentos em Paris, França ou em Paris, Texas.

      Isto explica porque o PT é tão odiado pelos “liberais” que adoram duas coisas: corrupção tucana e impunidade tucana. 

      1. Uma coisa não anula a

        Uma coisa não anula a outra,muito menos justifica a corrupção do PT nem do PSDB.

        Liberais consideram o PSDB um partido de esquerda , moederado e que não deseja implantar um regime totalitário como o PT.

        Mas continue com a sua visão dualista do mundo, a direita conservadora lhe agradece.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador