Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Coronavírus, a vingança da ciência contra os terraplanistas, por Andre Motta Araujo

O Coronavírus vai derrubar mundialmente a financeirização das economias porque agora SÓ O ESTADO PODE SALVAR SETORES E EMPRESAS.

Coronavírus, a vingança da ciência contra os terraplanistas

por Andre Motta Araujo

Os Trump do mundo tiveram que parar sua luta inglória contra a CIÊNCIA e apelar para essa inimiga, não é possível combater o novo vírus com twitters e xingamentos. Trump baixou a crista, continua a chutar irrealidades e bobagens, mas teve que abrir espaço para infectologistas e epidemiologistas no seu palanque permanente. O NEGACIONISMO CIENTÍFICO não vai combater o vírus que pegou em cheio os populistas de extrema direita pelo mundo.

Nos EUA, Trump, desde seu primeiro ano de mandato, cortou drasticamente as verbas do CDC, o Center for Desease Control, órgão do governo federal para controle de epidemias, reduziu seu pessoal em 80% e agora o Centro vai ser fundamental para o controle do Coronavírus, Trump está sendo cobrado por isso e não tem resposta convincente.

No Brasil, o mesmo aconteceu com a Fundação Oswaldo Cruz, o célebre Instituto Manguinhos, centro de referência internacional na pesquisa e produção de vacinas contra epidemias, que os bolsonaristas chamam de “antro de comunistas”, agora como fica?

O CORONAVÍRUS VAI DERRUBAR GOVERNOS

Governantes de várias latitudes estão sendo testados ao enfrentar essa crise e nesse teste muitos não passarão e serão derrubados. Há uma notória falta de liderança global no tratamento da crise sanitária, o Secretário Geral da OMS parece fraco para essa situação, Trump está escorregando hora a hora, o G-7 não funciona mais porque Trump implodiu o mecanismo permanente de coordenação dos grandes países, a crise está sendo tratada a nível nacional, cada País faz uma abordagem sem consultar outros, Trump suspendeu os voos à Europa sem avisar os governos europeus. Por causa dessa falta de sincronização, os custos serão mais altos e o tempo de enfrentamento vai  ser maior, todos olharam para os EUA para ver liderança e não encontraram, Trump agiu isoladamente para proteger SÓ os EUA, mas a crise é global e só pode ser enfrentada por um abordagem mundial, o vírus não tem fronteiras.

RENASCE O ESTADO NECESSÁRIO, ENTERRA-SE A NOÇÃO DE ESTADO MÍNIMO

Essa crise só pode ser enfrentada por ESTADOS e não pela iniciativa privada. A noção neoliberal de ESTADO MÍNIMO já estava sendo afastada desde a crise financeira de 2008, a academia econômica dos grandes países JÁ PROPUGNAVA PELO REFORÇO DOS ESTADOS PARA COMBATER A DESIGUALDADE, mas agora a crise sanitária acelera o ciclo de RENASCIMENTO DO ESTADO e pelo rebaixamento do “mercado” para seu lugar menor, de onde nunca deveria ter saído. “Mercado” não é solução para a pobreza, a doença, a desigualdade, as carências básicas de educação e saúde, as mudanças climáticas.

O Coronavírus vai derrubar mundialmente a financeirização das economias porque agora SÓ O ESTADO PODE SALVAR SETORES E EMPRESAS.

O Coronavírus enterra de uma vez o NEOLIBERALISMO DOS ANOS 70, esse mesmo que malucos estão querendo implantar no Brasil.

Crises sanitárias MOLDAM A HISTÓRIA, esta vai acelerar processos e remover barreiras, enterrar demagogos e mudar a política, como foi a Peste Negra, a Gripe Espanhola de 1918, a tuberculose dos anos 20 e 30, a poliomielite dos anos 40 e 50, o HIV dos anos 70, as epidemias estão no CENTRO DA HISTÓRIA.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um comentário maiúsculo sereno mesmo na gravidade do momento, é o AA empresario culto que conhecemos e respeitamos.
    A BCE via Cristine Lagarde numa declaração infeliz visando separar a sua administração do Mario Draghi, afundou no panifico o sistema financeiro da Europa.
    Estamos em falta de lideres e sobra de loucos trump&bolsonaro em excesso?

  2. Como li dia desses, o que temos por aqui já passou de NEOliberalismo: é o NEROliberalismo. O que veio para incendiar, destruir, deixar o Estado em cinzas. Esses facínoras enlouquecidos têm de ser removidos do poder de qualquer jeito.

  3. Pois é, estou curioso com o comportamento do estamento médico, fala-se em recontratar os médicos cubanos(agora pode?), até agora nenhuma palavra sobre os escravos cubanos que vieram, “sem direitos”.
    Enquanto isto o macaco prego dá uma demonstração de total desprezo pelos epidemiologistas. Juntou-se ao grupo convocado por berrante e vaqueiros neopentecostais indicando que desconsidera a seriedade do problema.
    Gostaria de ter ouvido alguma coisa das associações profissionais dos médicos, afinal serão eles quem vão enfrentar plantões infernais sem equipamento e pessoal adequado tendo que escolher quem vai ter atendimento e quem não vai. A impressão é que os conselhos estão aparelhados.

      1. É uma das categorias profissionais mais estúpidas que conheço.
        A maioria é completamente idiota e muitos são até maus caracteres.
        falo porque conheço muitos deles. até parentes próximos.

  4. E há outra hipótese, bem mais nefasta: os chineses reiteram que esse vírus foi plantado pelos USA!! e pior, indicam até o endereço aonde a coisa nasceu e foi produzida. A saber, um laboratório com endereço em Washington e que presta serviços exatamente para as Forças Armadas americanas.Curioso, que depois da afirmação, o laboratório foi fechado!! Os chineses apontaram para isso uma vez e ainda uma segunda, agora pela voz de ninguém menos que o representante da China nos USA. Tem sentido, porque é fato sabido por quase todos, que a decadência americana é irreversível- exatamente porque mataram a classe média- , e eles farão QUALQUER COISA, na tentativa de reverter esse fato, ainda que essa qualquer coisa possa implicar na morte de milhões e milhões de pessoas. Vale lembrar que o vírus atacou primeiro a China, depois exatamente a cúpula do Irã e em seguida a Itália, país que aderiu de todo, na formação da nova Rota da Seda!!!. E o ataque à Venezuela é cada vez mais próximo e evidente!!

    1. Pois é, “todos olharam para os EUA” mas poucos esperando algum tipo de liderança no encaminhamento da questão de saúde. Há muito que se sabe que aquele país, enquanto instituição, não tem nada de bom a oferecer ao mundo; uma organização aqui, um instituto ali mas todos eles entorpecidos, com a visão turva pela ideia de que os EUA têm que arranjar um jeito para voltar a liderar o mundo, e aqui o pior, “custe o que custar”, seja Trump ou qualquer outro naquela posição. Quantos países estão sendo sabotados e atacados pelos EUA nesse exato instante? O nosso, Brasil, é apenas um deles… Mas por quanto tempo o mundo ainda vai admitir agressões partindo dos EUA na tentativa de recuperar um passado que, na verdade, nunca aconteceu? Por quanto tempo seguiremos admitindo nosso empobrecimento para a riqueza de estrangeiros? Por quanto tempo ainda suportaremos pessoas como Moro, Dallagnol, Bolsonaro (para ficar nas celebridades), além das milhares de pessoas comum admirando contas coloridas de vidro e deixando que nos levem nosso ouro? (Ainda que negro…)

      O pessoal olha para os EUA, sim, mas creio que mais para admirar sua derrocada. E logo para de olhar porque tem que cuidar de si mesmo e da comunidade mundial de muitos, muitos outros países além dos EUA. Todos sabemos que os estertores da agonia do monstruoso império que ajudamos a se erguer ainda significarão agressões, “guerras”, terrorismo, doenças, “dor e ranger de dentes” por um tempo, mas talvez dê para se safar desse nefasto ex-império afundando livrando-se do abraço dos afogados…

  5. Parabéns ao André Araújo, mudou em 180 graus em relação ao comentário de ontem (prova de que o comentário estava equivocado, bem como TODOS os seus artigos relacionados a economia, como a visão do André sobre o regime de metas).

    1. Agradeço o comentario, na realidade um artigo complementa o outro, continuo achando que há falta de CALIBRAGEM em certas medidas, proibe-se eventos e restaurantes mas MILHÕES DE PESSOAS
      CONTINUAM VIAJANDO DE METRÕ E ONIBUS, como na maioria são pobres parece que o risco deles
      não é problema, suspender aulas para crianças em escolas publicas onde se alimentam AUMENTA O RISCO SANITARIO pela desnutrição, são coisas decretadas SEM ANALISE, UMA FALSA SENSAÇÃO DE DIMINUIÇÃO DE RISCOS, essas determinações precisam de SINTONIA FINA,
      medir cada ação por seu custo e seu beneficio, tem MEDIDAS IRRACIONAIS, de efeito apenas psicologico e propagandistico, há paises que fazem melhor essa nalise, como Japão e Reino Unido.

        1. A entrevista do Lara Resende é a melhor materia economica na imprensa neste ano. Lucido e logico, propõe com muito mais
          construção intelectual o mesmo que escrevi aqui em quase 50 artigos,
          uma politica keynesiana para destravar a economia. Vou escrever um artigo sobre essa entrevista que ainda estou relendo.

    2. Agradeço o comentario, na realidade um artigo complementa o outro, continuo achando que há falta de CALIBRAGEM em certas medidas, proibe-se eventos e restaurantes mas MILHÕES DE PESSOAS
      CONTINUAM VIAJANDO DE METRÕ E ONIBUS, como na maioria são pobres parece que o risco deles
      não é problema, suspender aulas para crianças em escolas publicas onde se alimentam AUMENTA O RISCO SANITARIO pela desnutrição, são coisas decretadas SEM ANALISE, UMA FALSA SENSAÇÃO DE DIMINUIÇÃO DE RISCOS, essas determinações precisam de SINTONIA FINA,
      medir cada ação por seu custo e seu beneficio, tem MEDIDAS IRRACIONAIS, de efeito apenas psicologico e propagandistico, há paises que fazem melhor essa nalise, como Japão e Reino Unido.

  6. Coronavírus de Deus!
    Melhor que uma guerra, mas será que o inconformismo dos terraplanistas não vai nos levar a isso também?
    Aí, será castigo de Deus!

  7. Caro André, seus artigos são cirúrgicos. Verdadeiros primores, que realmente só poderiam ter sido escritos por quem consegue conjugar inteligência com experiência. Não perco um. Parabéns!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador