Coronavírus na infestação, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O cinema "made in USA" fornece vários modelos que podem ser copiados pelo presidente golpista. Alguns filmes tem final previsível e trágico; outros terminam de forma inesperada.

Coronavírus na infestação

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Aqui mesmo no GGN já teci algumas considerações acerca da conduta errática do presidente brasileiro. Bolsonaro convocou seus seguidores a participar da manifestação contra as instituições democráticas; pressionado ele disse que não fez isso. Hoje o mito foi pessoalmente cumprimentar os manifestantes e postou fotos para humilhar o Parlamento e o STF.

Jair Bolsonaro parece acreditar que o art. 85 da CF/88 não está mais em vigor. Ele forneceu uma vez mais prova em video de que está disposto a continuar desafiando a democracia.

Ao ver as imagens dele na infestação nazifascita lembrei de dois personagens memoráveis do cinema: o jovem desafiador Jack Crabb que vê um velho pistoleiro caçado pelo passado ser morto no Sallon, Little Big Man (1970); e o protagonista de Barry Lyndon (1975) que vence todos os duelos até ser morto no final do filme.

Jack Crabb aprende a lição e desiste da carreira de pistoleiro. Duelos são perigosos. A vitoria de hoje pode causar a vingança e uma derrota mortal amanhã. Barry Lyndon somente aprende essa lição quando é morto num duelo. Bolsonaro ainda pode escolher imitar um ou outro personagem. Em breve isso não será mais possível.

O cinema “made in USA” fornece vários modelos que podem ser copiados pelo presidente golpista. Alguns filmes tem final previsível e trágico; outros terminam de forma inesperada. Os melhores acabam de maneira tragicômica.

O golpe miliciano fracassado do mito terá um desses três finais e causará várias mortes. Algumas delas serão causadas pelo coronavírus transmitido durante a infestação nazifascista.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador