Dá trabalho só ter trabalho, por Matê da Luz

trabalho

substantivo masculino

  1. 1.
    conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim.
    “t. manual”
  2. 2.
    atividade profissional regular, remunerada ou assalariada.
    “t. de tempo integral”

 

Esta é a definição do dicionário, que pode ser levada ao pé da letra e sem maiores problemáticas na vida de tantas e tantas pessoas. Eu, por aqui, faço parte do time dos indignados, aqueles que estão intimamente relacionados com os “algo mais” da vida, numa complexidade (tantas vezes) difícil de explicar. Se é difícil de explicar em palavras – e eu amo as palavras! – imagine de dar conta! Mas é aí que toda a beleza do desenvolvimento vem se mostrando, sempre em gerúndio, é claro, e todo este sentido maior faz cada vez ais sentido até mesmo aqui, neste mundo de limites. 

E o trabalho, pra mim, passa a ser ofício, transbordando meus dons e sonhos e desejos e deixa de ter este significado do dicionário. Sim, é claro, eu (assim como todas as pessoas deste mundo, indignadas ou não) preciso pagar contas e ter meus fins determinados. Porém, exercer uma função diária e rotineira somente com este propósito estava (quase que literalmente) me matando. Quero dizer: eu peciso de dinheiro para pagar minhas contas, para gerar e movimentar meus sonhos e para, inclusive, semear um tanto mais do que acredito ser possível e saudável pra vida. Mas ter este dinheiro no ciclo comum da definição padrão tem se mostrado inviável durante meus anos de envolvimento no mercado de trabalho: ou sou demitida por insubordinação – termo maravilhoso para nós, os criativos – ou acabo me demitindo por, hum, de novo e sempre, indiganção. E fico sem dinheiro. Sacou o ciclo? 

Então eis que o trabalho teve que ser todo reformatado em mim: primeiro que, por esta definição padrão, eu “nunca ter tomado jeito”, já que os trabalhos tradicionais não couberam em mim e sequer eu coube neles. Segundo que, isso é bastante triste, a definição criativa de trabalho é pouqíssimo explorada e explicada como possível para nós, os seres humanos. Quem “ousa” trabalhar com criatividade, com projetos de sonhos e com a realização pessoal é “o maluco”. Perceba. (sim, isso acontece também dentro das áreas “criativas” do mercado de trabalho: as agências de publicidade, atualmente, mais estimulam algo próximo da escravidão e do comprometimento bizarro do que acolhem e exploram as aptidões criativas de seus funcionários). Daí que há de ter tamanha coragem pra ser maluca e ir, trabalhando naquilo que não somente faz sentido mas no que de fato entrega as definições de “fim” válidas e validadas pra mim, pra você, pra cada um. 

Como lição pra hoje, sugiro celebrar nossas capacidades individuais e interpessoais – ah! os encontros nesta caminhada são verdadeiros presentes, receba-os! – e trabalhar naquilo que cada um de nós veio fazer: este, de fato, há de ser o principal fim pro nosso começo, o da realização – sejá lá o que realizar signifique pra você. 

Mariana A. Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amor tornado visível

    “Quando trabalha, você é uma flauta por cujo coração o sussurro das horas se transforma em música. Amar a vida pelo trabalho é estar em intimidade com o segredo da vida mais interior. Todo o trabalho é em vão, salvo quando houver amor. Pelo trabalho o amor se torna visível.” 

    Atribuído a Kahlil Gibran (1883-1931), Em Dyer, W., Muitos Mestres

     

  2. O cara aí erm baixo citou

    O cara aí erm baixo citou Kalil Gibran—o cara é quase gênio.

        Porque gênio mesmo sou eu –+-QI 30

       FALTOU O PÃOZINHO PARA CHUCHAR NO MOLHO DA SARDINHA

     Foto de BHFM. 

    E depois dessa vou pra um restaurante desfrutar dessa delicia,

         Nota: A sardinha levarei no casaco pra economizar.

                 Até !

    1. caracas
       

      agora me diz, nesta latinha eh sardinha de água doce ou salgada!

      quá! quá! quá!

      e tem mais aquele poster da janela e sem paisagem esta sua cara!!! kkkk

      ta certo nem todo dia neva!

       

  3.          Gostei do texto.

             Gostei do texto. Muitos sonhos só se realizam, quando buscamos a maneira certa de trabalhar. 

    Parabéns! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador