“Machismo é mimimi de mulher feia”, por Matê da Luz

Coloquei entre aspas, agora imaginem estas aspas sendo feitas com o dedo do meio. Sinto muiro a revolta e, se concordar com alguma vírgula ou tiver que pensar sobre algum ponto do título, sugiro que pare por aqui. Sugiro, também, que dê uma olhada na foto e observe que, muito provavelmente, este é um contexto tão rotineiro quanto assustador pras pessoas, onde, garanto, a maior parte das pessoas que utilizaria o adjetivo assustador é mulher. O motivo, você já deveria sabr, é o machismo – quem dera fosse a demora ou a ineficiência do transporte, meu caro, quem dera. 

Tenho um perfil no Facebook, como esmagadora maioria das pessoas têm. Acompanho algumas notícias sobre psicologia, páginas de marcas que admiro e que trazem conteúdo informativo e, claro, o perfil de alguns – poucos amigos. É sabido que o Facebook apresenta, no meu mural, temas classificados ou pela quantidade de interações que eu tenho com a pessoa que postou ou com o assunto postado. Dito isso, perceba: tem sido comum ler posts PESSOAIS de amigas e conhecidas minhas violentadas sexualmente nos últimos tempos. 

Calma, pessoal do “ah, mas lá vem post do feminazi”. Não sou feminista extrema, dessas que saem queimando sutiã, e acho que o feminismo em si apresenta tão somente questões de igualdade e que, sim, existe um exagero NECESSÁRIO rolando ultimamente – porque, gente, ser minoria faz ter que botar a cara pra bater, hora com inteligência, hora com intensidade. Faz parte. 

Voltando ao assunto, só esta semana – e ainda estamos na terça! – foram três amigas que postaram sobre serem encoxadas/seguradas/apertadas nos ônibus e metrôs de São Paulo. Nem vou comentar que elas circulavam de dia e em regiões movimentadas pra não parecer que o contexto é o culpado, e não o babaca-doente-como-é-que-pode-existir-homem-assim que faz isso. Até vagão-rosa, exclusivo para mulheres, foi criado no metrô e ainda tem gente achando que machismo é mimimi. Sério mesmo que vou ter que pensar em esperar por um transporte especial pra mim porque senão posso ser molestada?! 

Pois bem – já escrevi que o amor está pela hora da morte no Brasil e que o jeito malandro tem uma parcela de responsabilidade nisso, agora escrevo que está beirando o imviável ser mulher no Brasl. 

Não, se eu saio de mini-saia isso não dá o direito de ser provocada. Não, se eu saio de short curto, justo e branco não quer dizer que esteja pedindo. Se eu saio de batom vermelho não quer dizer que eu seja fácil (sério, até isso é considerado “um sinal verde” pros molestadores). 

Mimimi é uma pinóia. O machismo, que é o aval cultural pra um cara achar que pode tocar em uma mulher sem permissão porque interpretou que ela “estava afim/pedindo/fácil” precisa urgentemente ser erradicado. Minha sugestão é começar em casa, porque é o que tenho feito: incentivo que seja seguida a vontade de vestir, ir e vir da minha filha, apontando e fazendo estardalhaço caso seja molestada no ônibus indo ou vindo do colégio e, nas tantas oportunidades, aponto a igualdade como natural entre homens e mulheres POR MAIS QUE SAIBA E VIVA NUM MUNDO ONDE ISSO AINDA NÃO É VERDADE. 

Pro meu filho menino, este que virá, serei categórica: mulher não é princesa, intocável que precisa ser salva. Mulher é igual, tão simples e ponto final. 

(aproveito pra indicar a página do Vamos Juntas, um movimento criado por quem sabe que ainda é um perigo andar por aí sozinha, hunf!) 

Mariana A. Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente, caras que andam

    Realmente, caras que andam por aí encoxando mulheres em transportes públicos são doentes..tterrível que isso AINDA aconteça e que imensa falta de respeito…. será que gostariam que fizessem isso com suas mães, filhas ou esposas… aposto que não… se tá afim, então vai lá e canta… e se conseguir beleza e se não deu  igualmente beleza, parte para outra….

    1. Mas isso é você, que é normal

      O encoxador não é um cara normal. Você citou esposa, filhas, etc., pois bem: o encoxador não é um cara normal. Ele não vê da mulher nada além do atrativo sexual. Não raro é aquele cara que bate na esposa, já que não tem nenhum respeito por mulher.

  2. Nossinhora!  Triste.
    Me

    Nossinhora!  Triste.

    Me lembrou da minhas irmas nos anos 70 dizendo que elas podiam andar em NY inteira e ningue assobiava, ninguem falava, ninguem cantava, e tocar entao era impensavel.

    Da uma olhada em NY hoje…

  3. Ah, Matê, já desisti de discutir!

    O molestador e o racista são duas criaturas com quem já desisti de discutir, passar descompostura, chamar a polícia, etc…: simplesmente quando encontro um desço logo a mão no sujeito.

    É que passar carão não adianta, os dois tipos se acham no direito de agir como agem, e os errados pra eles somos nós, eu e você. Chamar a polícia não adianta, encoxador/racista até que às vezes vai preso em flagrante, às vezes, mas muuuuuito raramente são condenados. Tão raramente que já meti na minha cabeça que nem vale a pena acionar a Lei, melhor descer a porrada no idiota, pra ver se tem efeito amedrontador, da próxima vez ele pensa duas vezes antes de repetir a idiotice, coisa e tal.

    Policial no Brasil não tem preparo/treinamento nem pra lidar com estupro, que é infinitamente mais grave, que dirá tomar uma providência num caso de encoxada. Periga é o agente da lei repetir pra vítima a frase do título do seu texto.

    1. Ainda não tive oportunidade de bater num racista

      Mas há um ano eu ia no ônibus aqui em Brasília, na W3 Norte a caminho da Rodô, e um sujeito aproveitou o aperto pra se roçar numa moça, menina novinha, devia ter uns 17, 18 anos. Ela estava tão assustada que não tinha reação, só fazia se afastar e o tarado voltava à carga. Os olhos dela estavam esbugalhados, pedindo socorro. Quando notei a situação não contei conversa: larguei um tapa no pé do escuta-samba do sujeito (tapa, de mão aberta, é mais humilhante pra esses canalhas do que um soco…), gritei pro motorista “motora, para aí que vai descer um tarado aqui, que tá atacando uma garota!”. Botei o sujeito pra fora, a garota começou a chorar muito. Foi amparada por outras mulheres no ônibus, e nem conseguiu falar comigo. Também não esperei, desci na Rodô e peguei meu rumo. Feliz da vida….

  4. Levei 1 susto… Q bom, Matê, q o post nao subscrevia o título

    Abri preste a te enforcar, rs, aí li e me acalmei. Afinal, se fosse mesmo machismo seu, seria ainda mais grave do que machismo em boca de homem. Machismo em boca de mulher é insuportável em dobro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador