Moro X Bozo. Traição! Faltou até a lealdade entre canalhas, por Armando Coelho Neto

Moro X Bozo. Traição! Faltou até a lealdade entre canalhas

por Armando Rodrigues Coelho Neto

O que Sérgio Moro não sabia, antes, sobre o atual “presidente” da República? Por que esperou o coitado de um haitiano, chegar diante dele e dizer: “Você acabou, você não é mais presidente?”

Herói bufão. Sob aplausos das ditas elites e da classe média falso moralista, oportunista, pretensamente apolítica e apartidária, a Farsa Jato destruiu o ordenamento jurídico nacional e quis ser ela própria a substituta natural da política. No iter criminis contra a democracia, destruiu reputações, promoveu suicídio, quebrou empresas, desempregou milhões de pessoas, estimulou a crise e derrubou, sem crime, a ex-Presidenta Dilma Rousseff. Praticou inúmeras ilegalidades numa relação promíscua entre policiais, Ministério Público e Justiça Federal. Na maior lambança jurídica da história, condenou sem provas e levou à cadeia aquele que venceria o pleito de 2018. Tudo, num grande acordo nacional com supremo e tudo, com o Exército monitorando o MST, como disse um bandido.

Numa eleição fraudulenta, não necessariamente pela contagem de votos, mas pelo processo em si, com regras alteradas de última hora, tempo de campanha reduzido, decreto de silêncio para o uso da palavra Lula, a farsa se consolidou. Seria longo demais chafurdar o lamaçal da Farsa Jato na maracutaia eleitoral. Tudo pago pelo além, suspeitas dinheiro vindo das sacristias internacionais, das contabilidades obscuras das milícias. Até hoje não apuradas, entre lendas de sigilo.

Foi assim que transformaram em presidente o maior palhaço da história. Na cola dele, uma horda de oportunistas se elegeu, gente do gênero Bolso-Dória. Colado na tramoia jurídica da Farsa Jato, outra legião de crápulas engrossou o caldo da hipocrisia. Tudo farinha do mesmo saco.

Com naturalidade, expoentes jurídicos se converteram em paladinos morais, negando a ordem jurídica, fazendo apologia à violação de cláusulas pétreas da Constituição. Como desculpa, o combate à corrupção. Justo ela! Coitada da corrupção, da qual se alimentou a elite brasileira – sonegadora por excelência, apática à miséria social, estruturalmente ladra, preconceituosa, covarde e entreguista. Corrupção, aliás, na qual se forjaram as Vestais da grande mídia, PF, MPF, JF. Foi com ela que se construíram patrimônio, carreiras, status, projeção…

Da Farsa Jato nasceu o falso herói, o hoje ex-quase tudo Sérgio Moro. Ele e Bozo tiraram proveito um do outro. Bozo nunca negou ter levado o ex-juiz para seu governo sob a promessa de vaga no Supremo Tribunal Federal. Em troca, Bozo, cercado de suspeitas por todos os lados, usou Moro para dar selo de honestidade ao seu desgoverno. Os dois conheciam um ao outro. Tinham em comum o espírito antidemocrático, ímpetos tiranos, desrespeito às leis, um pé no obscurantismo. Eles se merecem.

De um lado, um juiz parcial carreirista, marqueteiro de preto, pródigo na violação das leis, autor de quase 300 prisões já declaradas ilegais pelo STF. Sua capivara impune contempla os crimes revelados pelo The Intercept, coações para delações premiadas que resultaram na legalização de dinheiro sujo em favor de delatores. Fraude em escutas editadas até da Presidência da República. Partícipe ativo do conluio para impedir a candidatura de Lula. Fez da Lei letra morta.

Na outra ponta, um defensor da ruptura democrática, apologista da tortura e do genocídio, do estupro, da dizimação de índios. Queria explodir bombas em quartéis do Exército e na principal adutora de água da capital fluminense por reajuste salarial. Com 25 anos de inutilidade na Câmara Federal, lavou dinheiro de um dos inúmeros partidos aos quais se filiou, disse o político Ciro Gomes. Fez da política uma sesmaria de sua família. Entretanto se elegeu negando a política.

Que qualidades Moro viu em Bozo, para abrir mão de sua carreira? O ego falou mais alto. Bozo não queria equipe, queria cúmplices e Moro topou.

Ainda que Moro tenha tentado destruir o concorrente de Bozo, este não precisaria de Moro para se eleger. Mas Moro, para continuar o estrelato e ganhar uma cadeira no STF precisaria, sim, do Bozo. Nesse sentido, Moro traiu, sim, o Presidente e não é para ninguém ficar triste com isso. Omisso, silente sobre toda onda de suspeita em volta do seu chefe, queima de arquivos com respingos na Presidência da República, Moro ficou quietinho até quanto a motim de policiais. Ao dos primeiros sinais de barco afundando, ratos saindo do porão, revelou-se traidor. Já o tinha sido em relação à toga, à Constituição, ao País.

Moro fez de sua saída uma delação premiada e quem viver verá o prêmio, pois a Globo vai ajudar.

“Moro e Bolsonaro não queriam autonomia da PF, disputavam qual facção teria controle sobre a corporação”, disse o colunista Jefferson Miola.

Uma entidade de classes dos delegados da PF se queixou formalmente do descaso de Moro para com a instituição. Delegados o acusam de violar sistematicamente o ordenamento jurídico. Dizem que a PF vinha sendo excluída da coordenação de trabalhos e teve funções usurpadas. Acusam o ex-ministro de ter estado, então, criando e alimentando animosidade entre PF, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público. Alertam para o risco de investigações serem anuladas por conta de ilegalidades incentivadas por Moro.

As operações da PF tiveram queda drástica, desde que Moro assumiu o controle da instituição. Estava mesmo preocupado com a autonomia da PF? Talvez para interesses outros, mas é visível que estava criando nichos investigatórios fora da instituição. É de se concluir, pois, que Moro estava passando chuva na PF, aguardando a prometida ida para o STF. Mas se antes disse algo lhe acontecesse, sua família estaria amparada, pois, segundo ele, foi a única condição imposta para aceitar o cargo. Corrupção?

Moro não estava nem aí para a PF, mas o chefe sim. Queria ter controle sobre ela, diz Moro. Do mesmo modo como controlou o COAF em circunstâncias nada republicanas.

Bozo X Moro é como se estivesse em prática um novo, invisível e obscuro acordo. Moro daria “selo moral” a Bozo, como segunda parcela do jeton pela prisão de Lula. Como ministro, Moro foi omisso o suficiente, mas quando a coisa deu ruim para o chefão resolveu abandonar o barco. Sai como traidor, embora para TV Globo et caterva seja “herói” Macunaíma.

Megalomaníaco, Moro rompeu mais uma vez. E, sabe-se lá qual foi o novo acordo, a negociata no breu das trevas, qual terá sido a barganha.

Tudo isso ocorreu num arremedo de República e Democracia, num país de soberania vendida, instituições sob chantagem. Fosse no mundo das milícias, das cadenas, presídios de alta segurança, seria apropriado dizer que faltou até a lealdade entre canalhas, entre bandidos… Com a palavra Marcola!

Já vai tarde!

Armando Rodrigues Coelho Neto – jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-integrante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

View Comments

  • Não há dúvida Dr. Armando, que nossos ditos bandidos periculosos são mais éticos que os bandidos de estimação deles.
    Ave Marcola!

  • Ora, pela ótica morista é urgente quebrar o sigilo bancário do marreco e família.....de viva voz afirmou que a única condição era a tal "pensão", se aceitou foi por que aceitaram dar, lembrando que não precisaria receber, apenas o fato de exigir já é passível de punição..

  • Da forma como foi implacável contra o povo brasileiro criando milhões de desempregados de seu próprio país para favorecer potência estrangeira, contra a inocência do LULA, é uma figura terrível!
    Um psicopata de alta periculosidade!
    Ele é pior que bolsonaro!
    É frio!

  • "Omisso, silente sobre toda onda de suspeita em volta do seu chefe, queima de arquivos com respingos na Presidência da República, Moro ficou quietinho até quanto a motim de policiais. Ao dos primeiros sinais de barco afundando, ratos saindo do porão, revelou-se traidor. Já o tinha sido em relação à toga, à Constituição, ao País."
    Resumiu com excelência o verme conhecido por moro.
    Um TRAIDOR lesa pátria que não pode escapar impune, nem com o socorro da globo, a empresa mais canalha e bandida que existe.

  • Excelente. Falou tudo . Realmente dois calhordas que se merecem . O duro vai ser ainda ter que aguentar os bozomoristas , morobozos , bozogélicos e morocrentes que têm a incoerência e ignorância como norte de suas vidas .

    • Também achei o artigo excelente. É isso. Felizmente esses dois nunca me enganaram. Brasileiros adoram um "Salvador da Pátria". Quando começaram a idolatrar Moro, eu lembrei que Hitler havia começado assim... Muitas pessoas ficaram indignadas. O Bozo nunca mereceu estar onde está, nunca fez nada de relevante em 27 anos. Governa para a "famiglia" e para milicianos. Tomara que essa briga de comadres leve ao impeachment.

    • Também achei o artigo excelente. É isso. Felizmente esses dois nunca me enganaram. Brasileiros adoram um "Salvador da Pátria". Quando começaram a idolatrar Moro, eu lembrei que Hitler havia começado assim... Muitas pessoas ficaram indignadas. O Bozo nunca mereceu estar onde está, nunca fez nada de relevante em 27 anos. Governa para a "famiglia" e para milicianos. Tomara que essa briga de comadres leve ao impeachment.

  • Perfeita a análise, agora temos os 2 líderes de gangues se enfrentando, o da lavajato x milicianos, espero que as duas se destruam, para o bem do Brasil.

  • Já vai tarde! mesmo, o que sai. E que a mídia hegemônica venal não consiga mantê-lo à tona nem fazê-lo candidato em 2022. Falta, ainda, saírem Paulo Guedes e toda a sua equipe deletéria. Antes mesmo do "chefe", que nunca devia ter entrado.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

28 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago