O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo, por Matê da Luz

O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo

por Matê da Luz

Coach, barras de access, tethahealing, EFT… se você vive neste século muito provavelmente já ouviu falar sobre estas técnicas terapêuticas, as neo-terapias. Talvez eu seja um tanto quanto crítica a estas práticas pelo simples motivo de ser old-school, das antigas mesmo, e acreditar que para alguns processos não existem atalhos e, portanto, a terapia convencional, psicologia, psiquiatria, essa coisa toda que exige anos de estudo e aprofundamento, amparada por órgãos reguladores etc e tal, bem, que estes sejam caminhos mais seguros pra tratar de algo tão fundamental quanto a saúde mental.

Nunca, em tempo algum, houve tanta atenção quanto à temática das doenças psíquicas. Daí, claro, desde que o mundo é mundo, acontece a lei da oferta e procura: quanto mais gente doente, maior o campo das curas ofertadas. Aos meus olhos, é aí que mora o perigo. Afinal de contas, quantos destes neo-terapeutas está devidamente embasado para curar a mente de um indivíduo? Para estar credenciado com aptidão para conduzir a aplicação das barras de access, uma técnica que por meio da pressão de diferentes pontos na cabeça permite  “que comecemos a desfazer todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças limitadoras que bloqueiam e atrasam a nossa vida.” – uma promessa e tanto, não é mesmo? – por exemplo, uma pessoa passa por um curso de oito horas. Oito horas para estar apto a promover uma mudança enorme e fundamental para a vida de pelo menos 99% da população mundial.

Os coaches, por sua vez, têm origem em práticas de treinamento que são de fato eficazes para questões práticas e até pontuais, vá lá. Coach, em inglês, é treinamento. Pode ser minha personalidade dramática, mas eu acho um ultraje que alguém venha me dizer que é “coach em perdão”, uma vez que esta temática vem sendo abordada desde os tempos bíblicos como umad as primordiais para a humanidade. A impressão que eu tenho é que existe um quê de aproveitar a necessidade emergencial de todo mundo no contexto atual pra propor uma cura, um caminho curto, rápido e sei lá se eficaz, pois essas técnicas têm menos que 10/15 anos em prática, enfim, tenho resistência em achar que tudo isso é de fato indolor, que não trará sequelas graves pra esta já doente sociedade imediatista. Mas pode ser que eu só seja old-school, das antigas mesmo.

Acho que sou burra/imbecil/idiota, pois me encaminho para a faculdade de psicologia, economizando centavos e predispondo pelo menos cinco anos dos meus já passados trinta para me tornar uma profissional completa e apta a lidar com a profundidade dos problemas psíquicos da humanidade, enquanto um pessoal estuda um final de semana e sai curando quase tudo o que existe de problema por aqui e acolá, ganhando muito dinheiro, é claro, com tudo isso. Mas, ainda, seja por intuição, antiguidade ou credibilidade mesmo, ainda acho caríssimo o valor do curto caminho longo, como bem exemplifica o rabino Nilton Bonder em A Alma Imoral: “Há um olhar que sabe discernir o certo do errado e o errado do certo. Há um olhar que enxerga quando a obediência significa desrespeito e a desobediência representa respeito. Há um olhar que reconhece os curtos caminhos longos e os longos caminhos curtos. Há um olhar que desnuda, que não hesita em afirmar que existem fidelidades perversas e traições de grande lealdade. Este olhar é o da alma.”

Sabendo e sentindo minha alma pulsar tranquila, sigo, seguimos. 

Mariana A. Nassif

Mariana A. Nassif

View Comments

  • (
    "Coach, em inglês, é

    (

    "Coach, em inglês, é treinamento":

    Coach eh treinamento alheio.  Tipo o que um professor faz.  O nome ja indica quem eh o professor e quem eh o aluno, e embora eu nao saiba nadinha a respeito, eh um nome que indica uma tecnica que pode chegar a lamentavel aas maos de um nao-perito.

    )

  • hipnose!
    Olá, Maria Tereza, tudo bem? :) Meu nome é Mauricio e faço terapia com hipnose. Gostaria de contribuir de alguma forma com seu texto, até pra apresentar a hipnose para quem não conhece. Hoje em dia existe uma série de ferramentas em oferta para ajudar as pessoas. Como o coaching, a PNL e a hipnose. Na verdade, essas ferramentas estão aí há anos, mas só agora estão se popularizando no Brasil ou tendo o devido reconhecimento como um método válido e eficaz para tratar ou controlar vários problemas do dia-a-dia com rapidez e eficiência. Eu, por exemplo, antes de estudar hipnose, confesso que fiquei indignado ao ouvir de um psicanalista que seria impossível mudar hábitos de forma rápida. E foi aí que pesquisei e descobri esse que é provavelmente o método natural mais rápido de se conseguir mudanças. No meu mundo perfeito, todo médico, dentista, enfermeiro e psicólogo deveria ter em seu currículo o aprendizado da hipnose. Infelizmente, o desconhecimento ou preconceito ainda é grande, principalmente aqui no Brasil, mesmo havendo uma série de artigos científicos comprovando sua eficácia. Mas aos poucos estamos revertendo a ideia de que hipnose é coisa do capiroto. Desafortunadamente ainda, quando um ou outro profissional de saúde resolve estudar essa ferramenta, acaba esbarrando com um tipo equivocado, lento e até místico de hipnose, fazendo com que a ineficácia do método o leve à desistência do seu uso. Mas recentemente os métodos de hipnose rápida, elucidativa e orientada ao cliente e à causa dos problemas têm ganhado espaço, ainda que bem devagar. Como eu disse, é apenas mais uma ferramenta, mas com enorme potencial. Eu por exemplo, já ajudei pessoas com vícios (como tabagismo), medos e fobias, gagueira, depressão, enxaquecas, fibromialgia, aumento de foco e concentração, e vários outros, com uma quantidade pequena de sessões - de uma a cinco no máximo é a média. Não é mágica nem charlatanismo. São uma série de técnicas que levam as pessoas a controlar seus problemas usando a própria mente. E a palavra correta é essa: controle. Você mencionou a palavra "cura", e prometer cura no Brasil é crime de curandeirismo. Nem médicos podem falar isso, e fica a dica pra você. Só quem pode fazer uso sem problemas desse termo são sacerdotes religiosos. E olhe lá ;) Espero ter contribuído com algo novo!Atenciosamente,Mauricio

    • Maurício Melo,seu comentário está 100% correto,é bem por aí,o uso da palavra "CURA" está totalmente fora de contexto,oq se oferece é ajuda para controlar e lidar melhor com as adversidades do dia a dia,pq não a saúde tbm,já que a maioria dos problemas de saúde é de ordem emocional que repercute diretamente no corpo físico.A maioria dos profissionais da área da saúde,criam certa resistência nesses métodos alternativos pq tem medo da concorrência,pq todos os métodos já foram comprovados cientificamente sua eficácia.Eu mesma sou testemunha viva da eficácia da barras de access.... Sem mais.

  • O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo, por Matê

    Eis ai mais um "ATALHO" ofertado pelo "deus mercado", para que voce seja mais feliz e desfrute sua vida plena, mais ou menos que nem o programa hora proposto, o tal de "ponte para o futuro" que sabemos todos trata-se de uma CHARLATANICE, e assim temos uma "sociedade do faz de conta" com suas HIPOCRISIAS DOGMATICAS exercidtadas pelos tres poderes da REPUBLICA DE BANANAS a que chamam e trabalham para nos convencer de DEMOCRACIA OCIDENTAL ... #FORATODOS ... !!!

    • Neoterapias

      Olha, li sua postagem, li os comentarios e estou indignada. 

       

      Já se passou um ano de sua postagem....

       

      Espero que já tenha conecido bem além e que seu posicionamento que veio cheio de dogmas e crendices, que veio totalmente restrito em conhecimento e cheio de limitações... 

      Caso o mantenha, a priori, sugiro que observe o mundo ao seu redor. Observe as tecnologias da época dos ensimanentos transmitidos em uma Universidade de psicologia.

      Imagine o que seria àquela época dizer que um documento seria digitado aqui no Brail e em frações de segundos estaria disponível em qualquer parte do mundo... Ou que as emoções humanas seriam mapeadas em transmições elétricas... e várias outras questões, aspectos que foram estudadas e desenvolvidas...

       

      Em seguida, sugiro que você analise de uma forma distante o que vc escreveu.

       

      Conheça cada uma das técnicas que menciona... a priori recebendo e em seguida aplicando...

       

      Leia seu post comno se fosse um post de outra pessoa.

       

      Se coloque na posição de um Coach.

       

      Se coloque na posição de um terapeuta Holístico.

       

      Se coloque na posição de quem busca a cura.

       

      Quem sabe com conhecimento real de causa.... vc tenha um posicionamento livre de crenças e dogmas....

       

      De toda forma, o que sugiro é conheça o assunto ao menos de forma bilateral... (melhor seria se fosse multilateral...) e depois se posicione.

       

      Se quer falar sobre algo.... fale com conhecimento de causa...

       

      não se limite....

       

      Esatamos na suposta era da informação....

       

      Não fique no décimo andar falando de algo que alguém que estava no térreo descreveu... ou vice-versa... No térreo falando acerca de algo que alguem descreveu estando no décimo andar....

      passe pelo subsolo, pelo térreo, pelo primeiro andar, pelo segundo andar, pelo terceiro andar.... siga subindo... preferencialmente... ultrapasse o décimo... vá até o vigésimo ou mais....

       

      Daí, sinta se apta a criticar e julgar....

       

      Boa sorte em sua caminhada!

       

      Sucesso!!!

       

       

  • Curso Online de Hipnose com Lucas Naves

    Achei incrível quando você disse   “que comecemos a desfazer todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças limitadoras que bloqueiam e atrasam a nossa vida.”

    Está na hora mesmo de darmos mais atenção ao que acontece no mundo da nossa mente, muitas pessoas estão sofrendo com os seus pensamentos, e hoje existem técnicas modernas que podem nos ajudar como o coaching, a pnl e a hipnose

    Parabéns pelo artigo, eu adorei

  • Neo-terapia? Coaching não é isso.

    Cara Matê,

    Compreendo e compartilho sua preocupação com tantas pessoas se considerando aptas a "curar" outras pessoas com técnicas tão diversas. Eu mesmo cheguei ao seu blog buscando informações confiáveis sobre "barras de access". Não encontrei respostas, mas me deparei com uma informação equivocada que quero ajudar a esclarecer: Coaching NÃO é terapia nem se propõe a "curar" ninguém. É essencial saber que Coaching NÃO CONCORRE com psicoterapia/psicanálise por um motivo simples: não atuam nos mesmos objetivos.

    Essa é uma confusão comum que cresce na proporção direta da falta de informação, então cabem alguns esclarecimentos:

    1. Coaching NÃO é terapia: enquanto a Psicoterapia/Psicanálise busca no PASSADO do cliente a cura para traumas emocionais e problemas correlatos, o Coaching ajuda o cliente a identificar o que deve e pode ser feito no PRESENTE para que ele consiga alcançar seu propósito no FUTURO;

    2. Coaching NÃO é treinamento: treinamentos têm foco nos aspectos técnicos das competências (Conhecimento e Habilidades), enquanto o Coaching focam nos aspectos comportamentais das competências (Atitude). Para saber mais sobre o "C.H.A." das competências, vide Parry, 1996, ou veja aqui;

    3. Coaching NÃO é Consultoria nem aconselhamento: nesse caso o consultor ou conselheiro diz o que o cliente deve fazer, enquanto no Coaching o Cliente é ajudado pelo Coach a encontrar o melhor a ser feito;

    4. Coaching NÃO é Mentoria: o Mentor sugere o que o cliente deve fazer a partir de suas próprias experiências bem sucedidas;

    5. "COACH" NÃO tem origem no inglês: antes de ser usado para descrever treinadores esportivos em inglês, o termo "Coach" surgiu na Europa do século XV para nomear um modelo de carruagens fabricadas numa vila húngara chamada Kocs (leia-se "cotchis"). Vem daí o conceito do transporte "confortável" que se disseminou em inglês (carruagem) e também em espanhol e francês (coche), italiano (cocchio), alemão (Kutsche) e mesmo em português (coche e cocheiro). O termo então foi emprestado para simbolizar o meio pelo qual alguém sai de um ponto para chega a outro no futuro e já no século XIX era comum para designar tutores;

    6. No Coaching puro NÃO se diz o que deve ser feito: O que o Coach faz é, resumindo de forma bastante simplista, ajudar o Cliente a identificar o melhor a fazer, com grande inspiração em Sócrates (um dos primeiros Coaches da história) e na Psicologia Humanista de Carl Rogers (não diretiva). Existe uma corrente paralela que podemos chamar de "Coaching Técnico" onde são dadas orientações técnicas específicas em determinados assuntos, como "Financeiro", "Relacionamento", "Nutricional", "Fitness", entre outros. Nesses casos, o método é mais parecido com "Treinamento usando técnicas de Coaching" onde o "Coach" é um treinador especialista naquele assunto e diz o que fazer, o que faz toda a diferença. De uma forma ou de outra, porém, é consenso que o Coaching tem relação com "aprendizado";

    7. Coaching de Vida NÃO é igual a Coaching Executivo e de Negócios: enquanto o foco do primeiro são objetivos a serem alcançados que trarão resultados para a vida pessoal do Cliente, o foco do segundo são objetivos que trarão Resultados para o Negócio do Cliente ou para a empresa onde ele ou ela atua. Por esse motivo as abordagens são diferentes e o Coach precisa se especializar no assunto antes de atuar;

    8. Finalmente: Coach é o profissional e Coaching é o processo.

    É ingenuidade acreditar que todos os profissionais de todas as áreas atuam de forma ética e consciente, pois existe todo tipo de gente por aí que tem muito a evoluir. Da minha parte espero ter contribuído para ampliar o conhecimento de todos e mostrar porque eu, como Coach Executivo e de Negócios, tenho parceiros Psicanalistas, Psicólogos, Terapeutas, Treinadores, Consultores, Conselheiros, Mentores e Coaches. E sem conflitos de interesse.

    Um abraço.

    Claytom Valle
    Master Coach Executivo e de Negócios
    http://www.MitikasCoaching.com.br

    • Olá Mariana, estou lendo seu post em 2019, procurando por diferentes pontos de vista para que eu possa usar o meu discernimento e tomar decisão de fazer ou não o curso.
      Gostaria de saber como vc está hoje, se deu uma chance a terapia, se parou de contar moedas para estudar, e também se passou a se tratar melhor como pessoa.
      Gostaria de compartilhar aqui que depois que conheci as terapias alternativas minha vida tornou-se mais leve. Parei de me sentir incapaz , assim como você me chamava de burra, mesmo que seu comentário tenha sido irônico ele revela uma baixa estima. Ou pouco afeto por si mesma.
      Não encontrei uma informação relevante sobre Access ou coach, mas também não encontrei uma pessoa de opinião clara e coesa, apenas alguém que cultiva uma "revolta" e não aceitação de si mesmo e das próprias escolhas.
      Eu espero que quando você se formar nos estudos , ou adquirir experiências vc se abra mais. Se não por você, ao menos pelas pessoas que forem atendidas por vc. Não seja como o mal profissional, que trata somente o sintoma, busque a causa. E causa está científicamente comprovada que não está apenas no que vemos mas também no que não percebemos. Que vc tenha sucesso na sua profissão . E aceite e use e abuse das ferramentas que as terapias holisticas oferecem. Sucesso!

  • TERAPIA HOLISTICA

    Em poucas palavras, o Reiki está sendo usado em hospitais, inclusive nas Cinicas de SP. A formação de Nível I é feita em um dia, Niveis II e III são feitos juntos em 1 dia também.  

    Conheço pessoas que partiram para a Parapsicologia que resolve e 3 dias o que um psicologo não resolve em 3 anos. CONHEÇO AS PESSOAS. Uma indicando a outra. 

    Terapia holistica já deixou de ser o FUTURO. Está ai e apresentando resultados incriveis.

     

    Namastê

  • comentário

    Indentifiquei-me com sua crítica, pois estou rodeadas de terapeutas que vivenciam o maior conflito e vendem a cura para o conflito dos outros. Grata por compartilhar teu pensamento, tenho o maior respeito pela m,inha mente, sei que ela se reconstitui e também pode acabar comigo, por isso não é para qualquer marketing que ofereço a minha mente a ser curada, sei é que ela precise ser curada. Acredito que estamos num processo de amadurecimento e sim, existe um tempo, que requer experiência, requer introspecção...etc...

    Parabéns pelo texto

  • Acredito que o equívoco em
    Acredito que o equívoco em sua fala, dá-se no momento em que diz que o terapeuta cura. O terapeuta não cura, muito menos tem a pretensã. O terapeuta simplesmente trabalha a energia do paciente, para que este tenha expansão de consciência.
    O universo holístico é maravilhoso, e sim, pode proporcionar realizações maravilhosas para quem estiver aberto e for merecedor.
    Essa frustação é um ponto de vista seu, a qual não compartilho.

  • Matê, creio que as práticas

    Matê, creio que as práticas holísticas e a terapia convencional não sejam excludentes.

    Há um ano sou praticante do Renascimento/ Respiração consciente/ Rebirthing que é uma terapia fantástica. Mas também senti a necessidade da terapia convencional até para assimilar e organizar meus pensamentos após turbilhões de insights que surgem após as sessões de Renascimento.

    abraços!!!

     

     

  • Oi querida. Adorei o texto.
    Oi querida. Adorei o texto. Tambem estou me formando em psicologia a dim de obter uma formação mais completa. Contudo no meu caso a diferença ė que eu realmente estou em dúvida se o modelo atual de ensino sobre o comportamento humano está de acordo com o que é necessário para atingir o objetivo que é ser um profissional da saúde mental. Mas só vejo um jeito de descobrir. Ir até o final. Bjs

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

9 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

9 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

10 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

11 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

12 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

12 horas ago