O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo, por Matê da Luz

O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo

por Matê da Luz

Coach, barras de access, tethahealing, EFT… se você vive neste século muito provavelmente já ouviu falar sobre estas técnicas terapêuticas, as neo-terapias. Talvez eu seja um tanto quanto crítica a estas práticas pelo simples motivo de ser old-school, das antigas mesmo, e acreditar que para alguns processos não existem atalhos e, portanto, a terapia convencional, psicologia, psiquiatria, essa coisa toda que exige anos de estudo e aprofundamento, amparada por órgãos reguladores etc e tal, bem, que estes sejam caminhos mais seguros pra tratar de algo tão fundamental quanto a saúde mental.

Nunca, em tempo algum, houve tanta atenção quanto à temática das doenças psíquicas. Daí, claro, desde que o mundo é mundo, acontece a lei da oferta e procura: quanto mais gente doente, maior o campo das curas ofertadas. Aos meus olhos, é aí que mora o perigo. Afinal de contas, quantos destes neo-terapeutas está devidamente embasado para curar a mente de um indivíduo? Para estar credenciado com aptidão para conduzir a aplicação das barras de access, uma técnica que por meio da pressão de diferentes pontos na cabeça permite  “que comecemos a desfazer todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças limitadoras que bloqueiam e atrasam a nossa vida.” – uma promessa e tanto, não é mesmo? – por exemplo, uma pessoa passa por um curso de oito horas. Oito horas para estar apto a promover uma mudança enorme e fundamental para a vida de pelo menos 99% da população mundial.

Os coaches, por sua vez, têm origem em práticas de treinamento que são de fato eficazes para questões práticas e até pontuais, vá lá. Coach, em inglês, é treinamento. Pode ser minha personalidade dramática, mas eu acho um ultraje que alguém venha me dizer que é “coach em perdão”, uma vez que esta temática vem sendo abordada desde os tempos bíblicos como umad as primordiais para a humanidade. A impressão que eu tenho é que existe um quê de aproveitar a necessidade emergencial de todo mundo no contexto atual pra propor uma cura, um caminho curto, rápido e sei lá se eficaz, pois essas técnicas têm menos que 10/15 anos em prática, enfim, tenho resistência em achar que tudo isso é de fato indolor, que não trará sequelas graves pra esta já doente sociedade imediatista. Mas pode ser que eu só seja old-school, das antigas mesmo.

Acho que sou burra/imbecil/idiota, pois me encaminho para a faculdade de psicologia, economizando centavos e predispondo pelo menos cinco anos dos meus já passados trinta para me tornar uma profissional completa e apta a lidar com a profundidade dos problemas psíquicos da humanidade, enquanto um pessoal estuda um final de semana e sai curando quase tudo o que existe de problema por aqui e acolá, ganhando muito dinheiro, é claro, com tudo isso. Mas, ainda, seja por intuição, antiguidade ou credibilidade mesmo, ainda acho caríssimo o valor do curto caminho longo, como bem exemplifica o rabino Nilton Bonder em A Alma Imoral: “Há um olhar que sabe discernir o certo do errado e o errado do certo. Há um olhar que enxerga quando a obediência significa desrespeito e a desobediência representa respeito. Há um olhar que reconhece os curtos caminhos longos e os longos caminhos curtos. Há um olhar que desnuda, que não hesita em afirmar que existem fidelidades perversas e traições de grande lealdade. Este olhar é o da alma.”

Sabendo e sentindo minha alma pulsar tranquila, sigo, seguimos. 

Mariana A. Nassif

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. (
    “Coach, em inglês, é

    (

    “Coach, em inglês, é treinamento”:

    Coach eh treinamento alheio.  Tipo o que um professor faz.  O nome ja indica quem eh o professor e quem eh o aluno, e embora eu nao saiba nadinha a respeito, eh um nome que indica uma tecnica que pode chegar a lamentavel aas maos de um nao-perito.

    )

  2. hipnose!
    Olá, Maria Tereza, tudo bem? 🙂 Meu nome é Mauricio e faço terapia com hipnose. Gostaria de contribuir de alguma forma com seu texto, até pra apresentar a hipnose para quem não conhece. Hoje em dia existe uma série de ferramentas em oferta para ajudar as pessoas. Como o coaching, a PNL e a hipnose. Na verdade, essas ferramentas estão aí há anos, mas só agora estão se popularizando no Brasil ou tendo o devido reconhecimento como um método válido e eficaz para tratar ou controlar vários problemas do dia-a-dia com rapidez e eficiência. Eu, por exemplo, antes de estudar hipnose, confesso que fiquei indignado ao ouvir de um psicanalista que seria impossível mudar hábitos de forma rápida. E foi aí que pesquisei e descobri esse que é provavelmente o método natural mais rápido de se conseguir mudanças. No meu mundo perfeito, todo médico, dentista, enfermeiro e psicólogo deveria ter em seu currículo o aprendizado da hipnose. Infelizmente, o desconhecimento ou preconceito ainda é grande, principalmente aqui no Brasil, mesmo havendo uma série de artigos científicos comprovando sua eficácia. Mas aos poucos estamos revertendo a ideia de que hipnose é coisa do capiroto. Desafortunadamente ainda, quando um ou outro profissional de saúde resolve estudar essa ferramenta, acaba esbarrando com um tipo equivocado, lento e até místico de hipnose, fazendo com que a ineficácia do método o leve à desistência do seu uso. Mas recentemente os métodos de hipnose rápida, elucidativa e orientada ao cliente e à causa dos problemas têm ganhado espaço, ainda que bem devagar. Como eu disse, é apenas mais uma ferramenta, mas com enorme potencial. Eu por exemplo, já ajudei pessoas com vícios (como tabagismo), medos e fobias, gagueira, depressão, enxaquecas, fibromialgia, aumento de foco e concentração, e vários outros, com uma quantidade pequena de sessões – de uma a cinco no máximo é a média. Não é mágica nem charlatanismo. São uma série de técnicas que levam as pessoas a controlar seus problemas usando a própria mente. E a palavra correta é essa: controle. Você mencionou a palavra “cura”, e prometer cura no Brasil é crime de curandeirismo. Nem médicos podem falar isso, e fica a dica pra você. Só quem pode fazer uso sem problemas desse termo são sacerdotes religiosos. E olhe lá 😉 Espero ter contribuído com algo novo!Atenciosamente,Mauricio

    1. Maurício Melo,seu comentário está 100% correto,é bem por aí,o uso da palavra “CURA” está totalmente fora de contexto,oq se oferece é ajuda para controlar e lidar melhor com as adversidades do dia a dia,pq não a saúde tbm,já que a maioria dos problemas de saúde é de ordem emocional que repercute diretamente no corpo físico.A maioria dos profissionais da área da saúde,criam certa resistência nesses métodos alternativos pq tem medo da concorrência,pq todos os métodos já foram comprovados cientificamente sua eficácia.Eu mesma sou testemunha viva da eficácia da barras de access…. Sem mais.

  3. O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo, por Matê

    Eis ai mais um “ATALHO” ofertado pelo “deus mercado”, para que voce seja mais feliz e desfrute sua vida plena, mais ou menos que nem o programa hora proposto, o tal de “ponte para o futuro” que sabemos todos trata-se de uma CHARLATANICE, e assim temos uma “sociedade do faz de conta” com suas HIPOCRISIAS DOGMATICAS exercidtadas pelos tres poderes da REPUBLICA DE BANANAS a que chamam e trabalham para nos convencer de DEMOCRACIA OCIDENTAL … #FORATODOS … !!!

    1. Neoterapias

      Olha, li sua postagem, li os comentarios e estou indignada. 

       

      Já se passou um ano de sua postagem….

       

      Espero que já tenha conecido bem além e que seu posicionamento que veio cheio de dogmas e crendices, que veio totalmente restrito em conhecimento e cheio de limitações… 

      Caso o mantenha, a priori, sugiro que observe o mundo ao seu redor. Observe as tecnologias da época dos ensimanentos transmitidos em uma Universidade de psicologia.

      Imagine o que seria àquela época dizer que um documento seria digitado aqui no Brail e em frações de segundos estaria disponível em qualquer parte do mundo… Ou que as emoções humanas seriam mapeadas em transmições elétricas… e várias outras questões, aspectos que foram estudadas e desenvolvidas…

       

      Em seguida, sugiro que você analise de uma forma distante o que vc escreveu.

       

      Conheça cada uma das técnicas que menciona… a priori recebendo e em seguida aplicando…

       

      Leia seu post comno se fosse um post de outra pessoa.

       

      Se coloque na posição de um Coach.

       

      Se coloque na posição de um terapeuta Holístico.

       

      Se coloque na posição de quem busca a cura.

       

      Quem sabe com conhecimento real de causa…. vc tenha um posicionamento livre de crenças e dogmas….

       

      De toda forma, o que sugiro é conheça o assunto ao menos de forma bilateral… (melhor seria se fosse multilateral…) e depois se posicione.

       

      Se quer falar sobre algo…. fale com conhecimento de causa…

       

      não se limite….

       

      Esatamos na suposta era da informação….

       

      Não fique no décimo andar falando de algo que alguém que estava no térreo descreveu… ou vice-versa… No térreo falando acerca de algo que alguem descreveu estando no décimo andar….

      passe pelo subsolo, pelo térreo, pelo primeiro andar, pelo segundo andar, pelo terceiro andar…. siga subindo… preferencialmente… ultrapasse o décimo… vá até o vigésimo ou mais….

       

      Daí, sinta se apta a criticar e julgar….

       

      Boa sorte em sua caminhada!

       

      Sucesso!!!

       

       

  4. Curso Online de Hipnose com Lucas Naves

    Achei incrível quando você disse   “que comecemos a desfazer todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças limitadoras que bloqueiam e atrasam a nossa vida.”

    Está na hora mesmo de darmos mais atenção ao que acontece no mundo da nossa mente, muitas pessoas estão sofrendo com os seus pensamentos, e hoje existem técnicas modernas que podem nos ajudar como o coaching, a pnl e a hipnose

    Parabéns pelo artigo, eu adorei

  5. Neo-terapia? Coaching não é isso.

    Cara Matê,

    Compreendo e compartilho sua preocupação com tantas pessoas se considerando aptas a “curar” outras pessoas com técnicas tão diversas. Eu mesmo cheguei ao seu blog buscando informações confiáveis sobre “barras de access”. Não encontrei respostas, mas me deparei com uma informação equivocada que quero ajudar a esclarecer: Coaching NÃO é terapia nem se propõe a “curar” ninguém. É essencial saber que Coaching NÃO CONCORRE com psicoterapia/psicanálise por um motivo simples: não atuam nos mesmos objetivos.

    Essa é uma confusão comum que cresce na proporção direta da falta de informação, então cabem alguns esclarecimentos:

    1. Coaching NÃO é terapia: enquanto a Psicoterapia/Psicanálise busca no PASSADO do cliente a cura para traumas emocionais e problemas correlatos, o Coaching ajuda o cliente a identificar o que deve e pode ser feito no PRESENTE para que ele consiga alcançar seu propósito no FUTURO;

    2. Coaching NÃO é treinamento: treinamentos têm foco nos aspectos técnicos das competências (Conhecimento e Habilidades), enquanto o Coaching focam nos aspectos comportamentais das competências (Atitude). Para saber mais sobre o “C.H.A.” das competências, vide Parry, 1996, ou veja aqui;

    3. Coaching NÃO é Consultoria nem aconselhamento: nesse caso o consultor ou conselheiro diz o que o cliente deve fazer, enquanto no Coaching o Cliente é ajudado pelo Coach a encontrar o melhor a ser feito;

    4. Coaching NÃO é Mentoria: o Mentor sugere o que o cliente deve fazer a partir de suas próprias experiências bem sucedidas;

    5. “COACH” NÃO tem origem no inglês: antes de ser usado para descrever treinadores esportivos em inglês, o termo “Coach” surgiu na Europa do século XV para nomear um modelo de carruagens fabricadas numa vila húngara chamada Kocs (leia-se “cotchis”). Vem daí o conceito do transporte “confortável” que se disseminou em inglês (carruagem) e também em espanhol e francês (coche), italiano (cocchio), alemão (Kutsche) e mesmo em português (coche e cocheiro). O termo então foi emprestado para simbolizar o meio pelo qual alguém sai de um ponto para chega a outro no futuro e já no século XIX era comum para designar tutores;

    6. No Coaching puro NÃO se diz o que deve ser feito: O que o Coach faz é, resumindo de forma bastante simplista, ajudar o Cliente a identificar o melhor a fazer, com grande inspiração em Sócrates (um dos primeiros Coaches da história) e na Psicologia Humanista de Carl Rogers (não diretiva). Existe uma corrente paralela que podemos chamar de “Coaching Técnico” onde são dadas orientações técnicas específicas em determinados assuntos, como “Financeiro”, “Relacionamento”, “Nutricional”, “Fitness”, entre outros. Nesses casos, o método é mais parecido com “Treinamento usando técnicas de Coaching” onde o “Coach” é um treinador especialista naquele assunto e diz o que fazer, o que faz toda a diferença. De uma forma ou de outra, porém, é consenso que o Coaching tem relação com “aprendizado”;

    7. Coaching de Vida NÃO é igual a Coaching Executivo e de Negócios: enquanto o foco do primeiro são objetivos a serem alcançados que trarão resultados para a vida pessoal do Cliente, o foco do segundo são objetivos que trarão Resultados para o Negócio do Cliente ou para a empresa onde ele ou ela atua. Por esse motivo as abordagens são diferentes e o Coach precisa se especializar no assunto antes de atuar;

    8. Finalmente: Coach é o profissional e Coaching é o processo.

    É ingenuidade acreditar que todos os profissionais de todas as áreas atuam de forma ética e consciente, pois existe todo tipo de gente por aí que tem muito a evoluir. Da minha parte espero ter contribuído para ampliar o conhecimento de todos e mostrar porque eu, como Coach Executivo e de Negócios, tenho parceiros Psicanalistas, Psicólogos, Terapeutas, Treinadores, Consultores, Conselheiros, Mentores e Coaches. E sem conflitos de interesse.

    Um abraço.

    Claytom Valle
    Master Coach Executivo e de Negócios
    http://www.MitikasCoaching.com.br

    1. Olá Mariana, estou lendo seu post em 2019, procurando por diferentes pontos de vista para que eu possa usar o meu discernimento e tomar decisão de fazer ou não o curso.
      Gostaria de saber como vc está hoje, se deu uma chance a terapia, se parou de contar moedas para estudar, e também se passou a se tratar melhor como pessoa.
      Gostaria de compartilhar aqui que depois que conheci as terapias alternativas minha vida tornou-se mais leve. Parei de me sentir incapaz , assim como você me chamava de burra, mesmo que seu comentário tenha sido irônico ele revela uma baixa estima. Ou pouco afeto por si mesma.
      Não encontrei uma informação relevante sobre Access ou coach, mas também não encontrei uma pessoa de opinião clara e coesa, apenas alguém que cultiva uma “revolta” e não aceitação de si mesmo e das próprias escolhas.
      Eu espero que quando você se formar nos estudos , ou adquirir experiências vc se abra mais. Se não por você, ao menos pelas pessoas que forem atendidas por vc. Não seja como o mal profissional, que trata somente o sintoma, busque a causa. E causa está científicamente comprovada que não está apenas no que vemos mas também no que não percebemos. Que vc tenha sucesso na sua profissão . E aceite e use e abuse das ferramentas que as terapias holisticas oferecem. Sucesso!

  6. TERAPIA HOLISTICA

    Em poucas palavras, o Reiki está sendo usado em hospitais, inclusive nas Cinicas de SP. A formação de Nível I é feita em um dia, Niveis II e III são feitos juntos em 1 dia também.  

    Conheço pessoas que partiram para a Parapsicologia que resolve e 3 dias o que um psicologo não resolve em 3 anos. CONHEÇO AS PESSOAS. Uma indicando a outra. 

    Terapia holistica já deixou de ser o FUTURO. Está ai e apresentando resultados incriveis.

     

    Namastê

  7. comentário

    Indentifiquei-me com sua crítica, pois estou rodeadas de terapeutas que vivenciam o maior conflito e vendem a cura para o conflito dos outros. Grata por compartilhar teu pensamento, tenho o maior respeito pela m,inha mente, sei que ela se reconstitui e também pode acabar comigo, por isso não é para qualquer marketing que ofereço a minha mente a ser curada, sei é que ela precise ser curada. Acredito que estamos num processo de amadurecimento e sim, existe um tempo, que requer experiência, requer introspecção…etc…

    Parabéns pelo texto

  8. Acredito que o equívoco em
    Acredito que o equívoco em sua fala, dá-se no momento em que diz que o terapeuta cura. O terapeuta não cura, muito menos tem a pretensã. O terapeuta simplesmente trabalha a energia do paciente, para que este tenha expansão de consciência.
    O universo holístico é maravilhoso, e sim, pode proporcionar realizações maravilhosas para quem estiver aberto e for merecedor.
    Essa frustação é um ponto de vista seu, a qual não compartilho.

  9. Matê, creio que as práticas

    Matê, creio que as práticas holísticas e a terapia convencional não sejam excludentes.

    Há um ano sou praticante do Renascimento/ Respiração consciente/ Rebirthing que é uma terapia fantástica. Mas também senti a necessidade da terapia convencional até para assimilar e organizar meus pensamentos após turbilhões de insights que surgem após as sessões de Renascimento.

    abraços!!!

     

     

  10. Oi querida. Adorei o texto.
    Oi querida. Adorei o texto. Tambem estou me formando em psicologia a dim de obter uma formação mais completa. Contudo no meu caso a diferença ė que eu realmente estou em dúvida se o modelo atual de ensino sobre o comportamento humano está de acordo com o que é necessário para atingir o objetivo que é ser um profissional da saúde mental. Mas só vejo um jeito de descobrir. Ir até o final. Bjs

  11. Você já experimentou?
    Olá! Cai de paraquedas aqui e não consegui sair sem comentar.
    Primeiro: você experimentou alguma dessas “neo-terapias”?

    Sou Terapeuta integrativa e trabalho com algumas ferramentas citadas no texto e mais algumas e te afirmo: atendo muitas pessoas que conseguem resolver suas questões em uma sessão, quando não resolveram indo há muitos anos no psicologo. Somos melhores? Não. Cada um tem uma função. Assim como, atendo pessoas que seguem sendo acompanhado por seus psicólogos, como também atendo vários psicólogos. Não é concorrência… É parceria por um bem maior.
    Compreendo sua fala sobre o tanto de pessoas despreparadas que estão ingressando, mas te digo: não atendo baseada em um curso de 8h, embora eu dê cursos de 8h. Atendo com base nas minhas auto curas, nas minhas entregas em processos de cura com outros terapeutas, pesquisas e estudos. Então não generalize.
    Aliás, muitas dessas terapias foram reconhecidas e estão atuando no SUS.

  12. Onde estão as pesquisas?

    Vejo muitos comentários dizendo que realmente essas terapias tem efeito ultra rápido, no entanto não achei nenhuma pesquisa séria, consistente e fundamentada em evidências que indique que essas terapias funcionem. Por exemplo, quantos desses pacientes que tiveram essas curas milagrosas foram acompanhados ao longo do tempo para avaliar  se os resultados foram duradouros e tão amplos assim? Foram acompanhados grupos de controle? Afinal, qual metodologia foi utilizado para se chegar a essas conclusões?

    Se você ler uma livro sério, científico, de psicologia (não confunda com psicanálise), vai ver que sim, os resultados de uma psicoterapia bem conduzida  podem ser bem rápidos, no entanto, nenhum terapeuta minimamente ético vai prometer uma cura em três sessões, até porque cada paciente vai ter um funcionamento diferente (inclusive cerebral), mesmo apresentando os mesmos sintomas. E, como comentaram aqui, não precisa ir longe ver que muitos desses “profissionais” que oferecem mundos e fundos não conseguiram resolver coisas básicas em suas próprias vidas.

    1. Há vários artigo e PR casas científicas. É só você pesquisar. Livro de psicologia??? Hahahahhahahahhahahahha os próprios psicólogos se renderam às terapias alternativas!!!

  13. Olha, sinto muito, mas a

    Olha, sinto muito, mas a psicologia é beemmm limitada em comparação com o coach e outros curso tecnicos de terapia alternativa. Trabalho na área da saúde e vejo que a maioria dos psicologos que trabalhei são bem incompetentes, sem contar as reclamações dos pacientes. O problema de psicologo é que acha que tem que sentar lá e só escutar o paciente, vai muito além disso. Eu mesmo fiz terapia com psicologo e tiha que puxar a psicologa pro meu problema pq se não eu ia perder 300 reais em uma hora falando de política por exemplo. Essa briga entre psicologo e coach/terapia alternativa vai continuar longe, e se as pessoas estão indo menos ao psicólogo será que não tem algo de errado??? Até hj só ouvi reclamações e muitos aplausos com os outros profissionais de coach. Sei que tem psicólogos muito bons, pena que ainda não me esbarrei com nenhum, mas é o fato! Pra mim esse artigo foi só uma tentativa frustrada de difamar os outros terapeutas e as outras técnicas.

     

  14. Olha, li sua postagem, li os

    Olha, li sua postagem, li os comentarios e estou indignada. Já se passou um ano de sua postagem….Espero que já tenha conecido bem além e que seu posicionamento que veio cheio de dogmas e crendices, que veio totalmente restrito em conhecimento e cheio de limitações…Caso o mantenha, a priori, sugiro que observe o mundo ao seu redor. Observe as tecnologias da época dos ensimanentos transmitidos em uma Universidade de psicologia.Imagine o que seria àquela época dizer que um documento seria digitado aqui no Brail e em frações de segundos estaria disponível em qualquer parte do mundo… Ou que as emoções humanas seriam mapeadas em transmições elétricas… e várias outras questões, aspectos que foram estudadas e desenvolvidas…Em seguida, sugiro que você analise de uma forma distante o que vc escreveu. Conheça cada uma das técnicas que menciona… a priori recebendo e em seguida aplicando… Leia seu post comno se fosse um post de outra pessoa. Se coloque na posição de um Coach. Se coloque na posição de um terapeuta Holístico. Se coloque na posição de quem busca a cura. Quem sabe com conhecimento real de causa…. vc tenha um posicionamento livre de crenças e dogmas…. De toda forma, o que sugiro é conheça o assunto ao menos de forma bilateral… (melhor seria se fosse multilateral…) e depois se posicione. Se quer falar sobre algo…. fale com conhecimento de causa…não se limite….Esatamos na suposta era da informação…. Não fique no décimo andar falando de algo que alguém que estava no térreo descreveu… ou vice-versa… No térreo falando acerca de algo que alguem descreveu estando no décimo andar…. passe pelo subsolo, pelo térreo, pelo primeiro andar, pelo segundo andar, pelo terceiro andar…. siga subindo… preferencialmente… ultrapasse o décimo… vá até o vigésimo ou mais…. Daí, sinta se apta a criticar e julgar…. Boa sorte em sua caminhada! Sucesso!!!

  15. Vejo que muitas pessoas

    Vejo que muitas pessoas esclarecidas estão procurando essas terapias alternativas porque valorizam mais a opinião do outro do que buscar em si as respostas, o que demanda um processo interno mais aprofundado, que se daria pela psicoterapia em alguns anos. Se fala muito em poder da mente e as pessoas terceirizam essa função por detalhes, por nao confiar em si, por querer compartilhar/exibir seu avanço. Infelizmente hj as pessoas acham bacana e evoluido quando alguém diz q está fazendo reiki coaching barras e etc mas olham torto quando alguém diz q está na terapia (pq as pessoas associam a algo mais pesado, tipo a pessoa sofreu abuso sexual, o cara se acha sociopata, enfim..).

     

    Me considero um caso perdido, então vou testar essas terapias alternativas (já fiz psicoterapia). Ai poderei ratificar ou retificar. 

  16. Sobre seu texto…
    Olá Mariana bom dia!

    Após ler seu texto, te convido a vir fazer uma sessão cortesia de Barras de Access e conversar sobre esse assunto. Sou facilitadora de Barras de Access, Coach – metodologia Humanizada e tenho formação acadêmica nas áreas de humanas e educação. Será bacana ter você aqui experenciando algo novo.Um beijo no coração e venha sim.
    “A possibilidade de receber está ligada à capacidade de SER” (Dan)

  17. Gratidão pela publicação
    Boa noite!
    Me chamo Bruno Farias, sou psicólogo clínico Cognitivo Comportamental, Especialista em Hipnose Clínica e ando extremamente preocupado com as neo terapias. Como diz o texto, elas não são inofensivas. Atendo diversos pacientes que se trataram com profissionais despreparados, mas bem intencionados, que sem dominarem completamente todas as nuances do tratamento clínico, acabaram alcançando consequências desastrosas.
    Acredito que a situação esteja tão feia que precisamos sinceramente agir, para que possamos impedir que tenhamos novas vítimas.

  18. Novos tempos novas brigas.
    Ola!
    Para escrever esse texto você não pesquisou o embasamento científico de várias técnicas, ignorou o andar da carruagem em boa parte da Europa, e dá a impressão de estar se sentindo injustiçada por ter estudado vários anos e assistindo as terapias holísticas crescendo.
    Eu, como terapeuta holística, já atendi varias pessoas que estavam fazendo terapia com psicólogo, tratamento com psiquiatra há anos e não conseguiam se livrar de vários padrões, e em coisa de 10 sessões conseguiram (junto ao psiquiatra) fazer o desmame responsável de psicotrópicos. Claro que não estou falando de psicóticos, estou falando de pessoas com depressão, síndrome do pânico e afins.
    Considero a psicoterapia importantíssima e tenho problemas na hora de indicar um cliente meu para um psicólogo, pois a grande maioria está nessa mesma posição: se sentindo injustiçado.
    Infelizmente para você, e felizmente para uma porção de profissionais sérios, que investiram em educação (meu curso de Reiki durou 3 meses), as terapias holísticas trazem resultados sim.
    Não é magia, nem misticismo, nem promessa, todas as técnicas que uso tem pesquisa científica e são respeitadas no exterior. Sou muito sincera com todos os clientes, não prometo cura instantânea, e vejo resultados fantásticos principalmente com Barras de Access.
    Ou vocês abrem a cabeça ou serão engolidos pelo próprio recalque, porque quem vê resultado verdadeiro indica pros outros, recebo muitos clientes por indicação, mas estou sem um bom psicólogo que não seja limitado pra poder indicar aos meus clientes que precisam da terapia convencional.
    Não misture as bolas, uma coisa é o problema da atualidade relacionado ao imediatismo, outra coisa é você querer que seu cliente fique 20 anos se tratando com você sem melhora significativa, sendo que em 5 meses com tratamento atuando na liberação energética da mente ele teria um resultado melhor, e não necessariamente abandonando a terapia convencional.
    Se na faculdade de psicologia não se tem aula de Barras de Access por exemplo, não é um problema dos terapeutas holísticos. Essa sua conversa é a mesma dos médicos de quando a acupuntura chegou no Brasil.

  19. Li e concordo em gênero e Grau, essas promessa de que vc fazendo Barras poderá mudar sua vida, a pessoa faz curso de um dia e ponto já tem ali o segredo que nenhum psiquiatra ,Neurologista ou melhor médico tem ,passam anos estudando , pra que um dia vc já tem todas as respostas, com 1200 de curso,ganhará 200 por sessão. Mas mudará toda vida de uma pessoa, bom isso se ela quiser. Poderá ter a vida que sonhou. Tirar todas suas limitações, medos e trazer prosperidade. No. Isso milagre ,,!! Bom eu tive ainda tenho transtorno ansiedade ,olha sou.persistente viu, mas posso garantir. Não existe milagres desse tipo. Só Deus mesmo operar assim. Acredito si. Em terapia. Uma boa terapia e com calma. Nada vem em 10 sessões. Confesso.piorei, embora a facilitadora fosse maravilhosa, super gentil fofa, mas essa técnica pra quem está com problemas mesmo não funciona. ,porém pra quem estiver super bem e quiser apenas receber ótimas vibrações e conselhos e relaxamento. Ok

  20. Não acho que uma terapia deva excluir a outra. Faço terapia com psicóloga e com as Barras, inclusive minha psicóloga indica as Barras para as pacientes dela. Acho que as pessoas precisam abrir a mente para coisas novas, ao invés de só julgar como melhor ou pior.

  21. Interessante ponto de vista. Sou terapeuta alternativa, recebi barras e tethahealing e não abro mão da minha psicóloga. Faço psicoterapia há 8 anos. Aliás foi ela quem me indicou essas técnicas e hoje sou praticante de Barras por isso.
    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Muito pelo contrario. As terapias alternativas podem ajudar energeticamente a desbloquearem coisas que a pessoa não estava aceitando ou sendo resistente na psicoterapia. Não queremos tirar o lugar de ninguém, só ajudar. Não faço milagres quando aplico minhas técnicas e nem é essa a intenção ( até pq não sou milagreira) porque todo mundo tem o seu caminhar e sua evolução.

  22. Interessante seu ponto de vista. Mas antes de julgar qualquer pessoa, coisa, etc. Abra-se para o novo e experimente. Pelo seu depoimento você nunca fez uma sessão de Barra de acess. Experimente! Pode ser que você continue com a mesma opinião, mas se permita, de coração aberto. É uma experiência maravilhosa. Beijos!

  23. Boa tarde…
    A acupuntura tem mais idade do que a medicina ocidental e trabalha principalmente na prenvenção, além de ser muito eficaz como aliada de tratamentos ocidentais.
    É normal pensar como vc, quando não se estuda a fundo a medicina oriental e não se deixa ter a oportunidade de ser beneficiado pelos seus resultados.
    As barras de access trabalham como a acupuntura, é o mesmo princípio.
    Mas e legal vc colocar seu ponto de vista e deixar claro que é o seu ponto de vista, baseado no conhecimento que vc adquiriu ao longo da vida.
    Mas para vc criticar 5mil anos de estudo, seria bom vc fazer um curso de medicina oriental antes, assim nao paga este mico de estar dando opinião sem conhecer o que está criticando.

  24. Olá, li seu texto com atenção e acho que está um pouco enganada… a ciência evoului, fiz anos de terapia e nunca tive resolução da minha obesidade, resolvi partir p tais terapias, comecei com hipnose, coaching, e conheci palavras como crenças, sabotadores resultado??? Minha vida se transformou em 2 anos foram 50 kg a menos, me teansformeo como pessoa e profissional, visualizei uma vida que estou colhendo e agora fui conhecer a constelação familiar e a barra de acess, terapias sensacionais que anos tratando ansiedade e obesidade da maneira convencional não me trouxeram resultado algum…

  25. Eu creio que você deva experimentar as terapias…viver e criar sua experiência. …penso que tudo soma….não excluo….viva e observe….não teorizé sobre os caminhos da cura….que vem sempre de dentro. Paz.

  26. Deverias primeiros pesquisar bem antes de falar tanta bobagem. As terapias alternativas não têm nada de imediato. Exige muito estudo, prática, aplicar no próprio terapeuta para depois atender pacientes ou clientes. E depender dos psiquiatras que tanto estudam, ficaremos a mercê de tomar drogas a torto e direita e nos matar em cada esquina. Psicólogos que não se preocupam nenhum um pouco com a dor de seus pacientes. De tanto estudar e ficar na teoria esqueceram do amar, do que experiênciar em suas vidaspelo menos por alguns segundos o que seus pacientes vivem vidas inteiras.

  27. Eu desafio qualquer defensor dessas técnicas a apontar estudos embasados no método científico, que indicam para a eficiência desse tipo de tratamento que nao seja ligada ao efeito placebo que a hipnose e técnicas recorrentes do tratamento de aflições mentais utilizam. Ou que ao menos, consigam explicar como as técnicas funcionam sem cair em jargões e termos sem sentido cujo única serventia é despistar a falta de conhecimento dos praticantes.
    Esses neo tratamentos nada mais são do que o novo empreendedorismo dos fajutos e charlatões que se aproveitam dos incapazes e daqueles que sem saber melhor, compram suas mentiras por preços absurdos.
    Bora acordar gente. 2019 já.

  28. Iniciei terão em 2015 com transtorno generalizado de ansiedade grave, e até 2018, mantinha a terapia, no início do mesmo ano iniciei a terapia de florais. Minha psicóloga maravilhosa me incentivou muito e quando falei que ia fazer thetahealling, ela que não conhecia, quis saber mais a respeito e incentivou. Como fazia consultoria empresarial pra essa terapeuta holística começamos a trocar serviços, na mesma época tive um problema financeiro, interrompi a terapia convencional por falta de dinheiro mas minha psicóloga me pediu pra continuar mandando informações sobre meu estado, ela sabia que eu seguia com thetahealling e florais. Até hj mando mensagens para ela, mas não me consultoria mais por uma questão de logística (longe demais da minha casa) e financeira também.
    Ela na época do meu tratamento, me sugeriu Reiki.
    Acho que uma terapia não dispensa a outra, eu faria a psicoterapia até hoje se tivesse condições.
    Posso dizer que o thetahealling limpou sim uma série de crenças, me ajudou a recuperar minha autonomia junto com os florais, que me ajudaram no desmame assistido dos psicotrópicos. Ainda sofro de ansiedade e síndrome do pânico, com os comandos de Barras e muita meditação e autoconhecimento, consigo controla-los r estão melhorando a cada dia.

  29. Se essa Barra de Access for igual a acupuntura , em mim particularmente não resolve em nada. Fiz mais de 10 cessões de Acupuntura e não vi melhoria em absolutamente nada. Terminei as sessões do mesmo jeito que entrei. Também acho vergonhoso essas novas técnicas que estão surgindo (técnicas essas que se faz o curso em horas e já está apto) acabandoo com todo tempo de estudo de um profissional de Psicologia. Os conselhos deveriam ver a vericidade dessas novas técnicas.

  30. Chega a ser até antiético ler uma coisa dessa. Primeiro porque terapias holísticas não substituem a terapia convencional; segundo porque uma não tem nada a ver com a outra! As terapias holísticas tratam (e entendem) o corpo humano como um centro de energia. Leia relatos da medicina e da neurociência sobre as barras de Access e sobre a meditação, ouça pessoas que passaram e passam por essas terapias (como eu), tenha empatia e saia da sua razão pra entender o outro. Talvez a sua opinião não mude, mas haja mais respeito.

  31. Achei seu texto muito oportuno e nos leva realmente a pensar sobre as inúmeras terapias alternativas existentes. Eu mesma no desespero caí em uma. Minha filha sobre com infecções de urina de repetição e faz acompanhamento com nefrologista. Certa vez recomendaram (amigos) que ela fizesse Microfisioterapia pois poderia curá-la até em uma sessão. Lá fui eu agendar com alguém que se dizia profissional no assunto. Foi a pior experiência vivida com minha filha! Ela odiou o indivíduo. Ele não fazia nada além de olhar para ela e tocar com a ponta dos dedos no bracinho ou na barriguinha. Eu acompanhei todo o tempo e não vi qualquer semelhança com algo que pudesse ser considerado tratamento. Ao final ele me disse que teria que continuar as sessões em mim pois minha filha não aceitava. Fiquei enojada! Saí dali me sentindo uma idiota por ter sido enganada! Paguei caro por aquela sessão que não tratou em nada minha filha! Não sei se a técnica pode ser considerada uma farsa mas o indivíduo que atendeu minha filha e aproveitou-se da situação tenho certeza que é. Após conversar com a médica foi recomendado fisioterapia ginecológica para auxiliar minha filha com o escape do xixi. E como era de se esperar deu resultado logo no primeiro mês! Passamos com uma profissional da fisioterapia que se preparou por anos numa universidade para ter o seu conhecimento.
    Assim a minha experiência com terapias alternativas em nada acrescenta. Mantenho-me nos tratamentos considerados arcaicos mas eficazes.

  32. Cara Maitê, bom dia

    Entendo sua frustração…. Estudar 5 anos ou mais em uma faculdade para ajudar pessoas a resolverem seus problemas psicológicos e atualmente, pessoas com muito menos horas e anos de estudos estão surgindo e de fato ajudando o mundo a ser um mundo melhor, levando o autoconhecimento e despertando a capacidade de auto-cura que há em cada um.

    Eu sou uma dessas pessoas que você critica no texto.
    Fiz 4 anos de uma faculdade, estudando período integral, pós graduação, MBA, especializações das mais variadas, mas foi somente estudando uma forma de ajudar efetivamente o próximo que me encontrei. Tem a ver com propósito de vida, sabe?

    Tudo que é feito com amor, para o bem Maior, dá certo!
    Sinto muito que não nos é ensinado na faculdade que temos o poder de mudar o planeta, que um simples pensamento, uma decisão determinada podemos encontrar a cura que tanto desejamos…que todo o medicamento necessário está na Natureza que tanto prejudicamos e que a Física Quântica, recentemente descoberta, mas que existe desde que o mundo é mundo, é uma tecnologia que nos presenteia com diversas ferramentas efetivas.

    Minha mãe fazia terapia há 15 anos, e ainda continuava em depressão, trabalho diariamente com pessoas dependentes de medicamentos, ansiolíticos para ter um pseudo qualidade de vida.
    Não desmereço médicos, psicólogos, psiquiatras, pelo contrário, acho que todas as profissões são fundamentais, mas se fossem realmente suficientes não teríamos um aumento considerável de pessoas doentes.

    Essas novas técnicas que vêm surgindo podem até ser mais rápidas que sua faculdade, como Barras de Access, uma das técnicas que aplico e vejo resultados eficazes em um prazo muito curto de tempo, mas vivemos numa era de não incentivo ao pré-conceito. Se não concorda com as “neo-terapias”, não as procure. Antes de criticar, faça os cursos, as capacitações, vivencie as curas e somente depois disso exponha sua opinião, como forma de opinião, e não de crítica.

    Como uma colega acima, também Terapeuta Holística comentou acima, as terapias já estão sendo reconhecidas pelo SUS, possuem eficácia compravada!!

    Espero que o Criador possa trabalhar em sua vida, retirando todas essas crenças limitantes de você e te tornando um instrumento capacitado de cura, na profissão que se qualificou e escolheu para sua vida.

  33. Para quem fez tratamento uma vida inteira com psicólogos para depressão e síndrome do pânico e não obteve melhora posso dizer que esse artigo é completamente absurdo. Pois depois de alguns meses fazendo essas terapias obtive resultados incríveis e nem acredito que consegui me encontrar novamente, e ser quem eu era antes. Sou prova viva disso. Pena que os psicólogos não possam atender essas práticas veriam o que é terapia de verdade, só que os pacientes que ficam presos a eles por longos anos, obteriam alta em meses.

  34. É golpe! Conheço uma pessoa que hoje se apresenta como terapeuta e diz ter mais de 8 anos de experiência em Barra Acess, Reiki Tibetano, entre outros, embora tenha começado com isso no máximo há uns 2 anos atrás, a mesma cobra R$ 1.100 por sessão, fez um curso básico de 8 horas, mas com todo aparato visual que inclui um site bem feito, pois ela já trabalhou com produção artística e sabe dominar essa linguagem publicitária, vestimenta, atendimento numa área nobre da cidade, são vários os enganados que propõe esse tipo de terapia. É sedutor, alguém com voz mansa, se coloca como guru das novas verdades e vai tomando seu dinheiro enquanto você acredita que está sendo tratado. Descobri isso depois que fiz o curso, me senti enganado. Essa mulher atende na Barra, é uma falsária! São muitos enganados, é triste, pois só depois de um tempo você vê que quem se deu bem não foi você!

  35. Maite!!!! Vc é muito corajosa colega!!! Sou psicóloga, há conheci muita coisa nos meus 51 anos. Hoje não atendo mais, dou aulas para o ensino fundamental. Fiquei decepcionada com a maioria dos pacientes que queriam uma resposta rápida para seus problemas e, de preferência, que “eu”resolvesse ?. Interessante não é? O mundo está assim. As crianças não querem fazer um bolo em família, querem comprar um industrializado, comer rápido para ficar no computador… Particularmente esse comportamento da humanidade me entristece porque ninguém quer “perder”tempo com nada. Como se isso fosse possível… Atualmente me atrai o zen budismo, mas confesso que tenho muita dificuldade em meditar, perceber a mim e ao outro. De qualquer forma acho que consigo fazer algo melhor com as crianças na escola. Onde além dos conteúdos trabalho com a consciência delas, seus medos e frustrações, raiva e timidez. Sempre conversando, questionando, fazendo com que elas se conheçam cada vez mais e percebam que são responsáveis por suas atitudes, então, podem melhorar e serem mais felizes♥️. E é isso. Num mundo diverso tem de tudo, para agradar a todos. Tem profissional bom e ruim em todos os lugares. Eu particularmente não concordo com mais de 5 anos de terapia com um mesmo profissional…mas isso sou eu certo? E afinal quem sou eu???

  36. Perfeito o comentário do Denys. Os que criticam o artigo não estão preocupados com a opinião científica. Só falaram besteira. Perguntem a um neurocientista.

  37. Senhor! O que é isso? Qto apego? Sao mais 300 clientes tive 3 pessoas q pela não permissão delas nao perceberam, atendo dda, tdh, sindrome de down! Criança q até 4/5 mal comia depois das sessoes passaou a se alimentar so c as sessoes! O que é isso? Se nao foi pelas sessoes? Por favor , passe por uma sessao com profissional gabaritado nessa area, faça o curso, e se permita! Antes de falar qq coisa !

  38. Excelente texto! Penso da mesma forma que você. Me dá até raiva quando encontro aquelas figuras que nunca foram bem em nada, chegarem, de uma hora outra, flutuantes, sorridentes, agora se dizendo coaches de tudo que se pode imaginar, como se o novo título colocado junto ao nome lhes conferisse um poder sobrenatural perante às incertezas humanas… E a legião segue aqui, comentando, torturando as palavras, e fazendo-as confessar as verdades das bandeiras de cada um.

  39. O seu texto mostra a sua frustração como profissional, porém as experiências mostram que o ser humano pode se beneficiar tanto da psicologia como de todas as terapias citadas por você. O que faz o diferencial de um tratamento é quem conduz a terapia. Isso é válido para qualquer área, o bom profissional é a chave. Que bom seria se os bons psicólogos agregassem as novas (e maravilhosas) terapias aos seus tratamentos. O mundo precisa de cura, essa cura está nas mãos de quem se liberta de pré-conceitos como os seus.

  40. De fato vejo alguém frustrada com os resultados do seu trabalho. Como somos bons profissionais não tememos o novo, mas abraçamos os novos métodos de cura, que estão ai e são eficazes. As técnicas holísticas não só são comprovadas cientificamente, como também são comprovadas por todo aquele que resolve receber. Estude mais, tem muito psicólogo que está se abrindo para o novo e estão sendo profissionais melhores. Aos que se fecham as suas crenças, tendem a se frustar mais e perder clientes, pela sua ignorância. Namastê!

  41. Vim para esse artigo com o intuito de buscar informações seguras sobre Barra de Acess, pois desejo fazer o curso para me ajudar e ajudar outras pessoas na caminhada delas. Agradeço a todos os comentários postados com pontos de vistas diferentes, todos são válidos, pois está de acordo com cada trajetória vivida. Dificilmente se encontram artigos científicos sobre terapias holísticas, quando encontram, são conteúdos sem aprofundamento. Acredito que isso se dá pelo fato que a ciência precisa ver para crer, e tudo que é relacionado ao sentir não é acredito, pois são extremamente racionais. Há profissionais competentes e incompetentes, seja em tratamentos convencionais e em terapias holísticas. Cabe à nós decidirmos que tipo de tratamento é mais adequado no momento, sendo que todas tem o seu valor, nenhuma sendo melhor que a outra. Cada caso é um caso e a pessoa vai conseguir controlar seus sintomas de acordo com a sua evolução. No meu caso, precisei passar anos em tratamentos convencionais para depois estar apta a passar por terapias holísticas, sou extremamente trata a tudo. Com o conhecimento das terapias holísticas, comecei a me olhar internamente, expandiu minha consciência e raramente busco tratamentos convencionais.

  42. Essa é minha opinião, de uma pessoa que sabe que religião é enganação, pra quem gosta, ótimo siga.
    Barras de Access por exemplo não aceita questionamentos, qualquer coisa que questionar sobre o access “é um interessante ponto de vista seu”, ou seja, access é absoluto, incontestável, então o problema em não obter resultados é somente seu, vc é o incompetente.
    Vejo como uma nova religião avançada e muito inteligente, já que os seguidores do access se comportam da mesma forma como se estivessem numa outra doutrina qualquer, tem seus líderes que estão cada dia mais milionários, e as pessoas fanáticas 24 horas por dia fazendo perguntas (orações) esperando pelo milagre. Seus alunos se matando para ter clientes.
    O dinheiro no access é o mais importante já que é o problema de todos, então é muito fácil vender access, é infalível. E que nem vc ir a uma igreja, vc reza sai de la feliz da vida acreditando que tudo vai se resolver com num passe de mágica “com facilidade, alegria e gloria” mas na pratica não é isso que acontece, dai vc continua vai e cria mais perguntas é um círculo infinito. Fazer perguntas e esperar o universo responder, bom isso é muito abrangente, qualquer espirito pingaiada pode soprar coisas no seu ouvido.
    Vejo tanta gente tentando resolver problemas sérios com access sem resultado, fazendo “escolhas” bem perigosas que depois de um certo tempo se mostraram falhas, ai vc tem que escolher outras coisas, bom isso pra quem tem o mínimo de consciência sabe que a vida é assim mesmo, escolhas, mas vc não pode questionar porque tudo é culpa sua, tem que destruir e descriar.
    Nada vem de graça, vc quer sair da merda, estuda, trabalha que vc melhora, access promete de dar tudo de graça, claro pagando pelos cursos caríssimos deles, que tudo que eles “doam” no curso mesmo depois de vc pagar é cobrado de volta, tem mantém energeticamente preso consumindo mais e mais cursos.
    Conheço o access a dois anos, e posso dizer que acredito mais que seja como um placebo. A pratica de imposição de mãos em si é proveitosa, e os processos corporais eu vejo bons resultados tbm, isso porque trabalho com cura com as mãos, então sei dessa nossa capacidade de cura, mas tudo sem vinculo religioso.
    Depois de 2 anos me senti como quando participava de religião, a mesma sensação de fazer tudo com fé inabalável, e não ver os resultados, e olha que nem sou ancioso.
    Mas claro isso tudo são meus julgamentos ne, meus interessantes pontos de vista…
    Talvez eu esteja errado, já que não existe nem um comentário se quer de outras pessoas questionado como eu, talvez eu volte a confiar no access um dia, mas fanatismo eu não engulo.

  43. Barra de Access é o que mais me causa empatia. Mas sobre o texto, quem disse que um curso que dura anos numa faculdade é tão superior, se no final é tudo técnicas aprendidas, como qualquer outro estudo (como artes marciais)?? A diferença é o TEMPO DE APRENDIZADO, HABILIDADE e EXPERIÊNCIA do tal profissional.

    Cansei de ver psicólogos e psiquiatras TÃO INCOMPETENTES quanto um pedreiro qualquer, pro exemplo. Já ví psiquiatra que só sabe prescrever remédios para seus pacientes. Estudar 4 ou 5 anos pra fazer isso?? Na boa, faculdade é overrated.

  44. Seguindo o seu raciocínio:
    a sua alma não acredita que correr das Barras de Acess tenha real serventia, e a minha alma acredita o contrário. Será a sua alma maia sabiá que a minha?
    Ou a diferença está em eu ter me submetido por 3 x a esta prática e obtive resultados que “convenceram a minha alma”?
    Indico provar. Pois dar parecer de uma pratica sem provar é mero preconceito, me desculpe.

    obs: Verei a seriedade da SGN ao decidir publicar este post.

  45. Querida, terapia holistica nao é isso que voce descreveu. Em primeiro lugar ninguem cura ninguem, por isso mesmo que se você for em um profissional ou” professor” sério você saberá de imediato que somos apenas facilitadores. Não somos melhores do que ninguem e não levamos a cura para ninguem. Apenas temos algumas ferramentas que FACILITAM que a pessoa se cure, isso sim que ocorre. O que acontece é que uma pessoa pode estar à um passo de se curar e com a tecnica esse passo q levaria meses ou anos vira um estalo para a pessoa, por isso mesmo que a mesma tecnica funciona em uma única sessão para uma pessoa e para outra precisa de mais.
    Sugiro que procure um profissional competente para lhe explicar o que são terapias quânticas, holisticas, pois seu ponto de vista talvez se baseie em uma realidade de alguns profissionais ou pessoas que vendem cura rápida e não a busca de si próprio

  46. Uma amiga psicóloga relatou-me que atendia uma criança fazia mais de um ano. A criança não avançava na terapia. Minha amiga fez o curso de barras de access e aplicou na referida paciente. O resultado foi que logo depois da primeira aplicação de access a menina estava mais receptiva à terapia. Minha amiga relata que usa terapias alternativas como apoio do seu trabalho de psicóloga e isso não desmerece os anos de estudo na psicologia, nem o dinheiro que ela gastou com a faculdade. Ela sente-se feliz em ser uma facilitadora da cura de seus pacientes. Quanto à ciência, apesar de se ater mais às questões palpáveis, já existem estudos sobre reencarnação em uma universidade americana. A OMS já estabeleceu CID para a obsessão espiritual. Tudo isso fora do contexto religioso. Estudos científicos já demonstraram a eficácia da oração. Aqui no Brasil faz algumas décadas, um juiz aceitou uma carta psicografada como prova para inocentar um jovem acusado de homicídio. Nos Estados Unidos, uma médium atua junto à promotoria de determinado Estado para resolver casos de homicídio. Os orientais usam diversas técnicas de cura há milênios. Precisamos derrubar nossos preconceitos, eles nos limitam demasiadamente. Estejamos abertos ao novo, com cautela, é claro!

  47. Existem os casos de doenças mentais que precisam de auxilio médico e psicologico (profissionais com formação acadêmica) isso é fato, e existem aqueles que estão perdidos com o excesso de informação e não seguem religião alguma e depois ficam buscando algum sentido pelo que estão passando em suas vidas.

    As pessoas não precisariam dessas técnicas de tratamentos alternativos se seguissem alguma doutrina religiosa com a mesma seriedade que seguem esses coachs e terapeutas holísticos.

  48. lendo em 2019 esse comentario, o que me passou foi que vc fez psicologia e não conseguiu se resolver. Senti um recalque, as terapias holisticas, são desenvolvidas ha milenios pela cultura oriental. Enquanto fica se lamentando, venha participar e tirar a inveja e escassez(contando moedinhas),medicos, ja estao se adaptando a esses coachs, que inclusive já estáo nos hospitais, ajudando e nao lamentando, eu apliquei reiki em amigos depressivos, e hoje ja nem precisam tomar tarja preta.

  49. Pelas suas palavras vc não conhece as ferramentas do Access.

    Convido a vc conhecer pelo menos as Barras de Acces, que para uma psicóloga o valor é bem acessível, comece a receber, depois vc de seu depoimento com base.

    Usei os psicólogos e psiquiatras por 10 anos, e por sinal bem caros. Todos me trouxeram uma melhora, mas cheguei ao ponto que ninguém respondia as minhaperguntas, ou a resposta era: vou aumentar sua medicação.

    Percebi que não havia um interesse real em mim, ou não havia um caminho que eles conhecessem, não me sentia doente e sim perdida nessa sociedade, queriam que eu fosse alguém que eu não era.

    No meu desespero eu encontrei as barras de Access, nem pensei duas vezes, se a psicólogia não me dá respostas eu vou atrás (acho que isso não é doença psicólogia) e encontrei o coach e o Acces.

    Em apenas 2 anos mudei completamente minha vida, não fiquei milionaria de dinheiro, mas da tranquilidade, hj minha mente é calma, eu durmo, eu dou risada, eu saí daquela prisão que os psicologos chamam de depressão, hj até sair de casa eu saio.

    E não são 8h de curso, isso é só para mostram o caminho a seguir, e vc deve estudar muito mais, mas não precisa de mentor, pois no Acces o mentor é nós mesmos, é só acessar nosso saber.

    No Acces não promete cura de doenças mentais como a psicólogia e a psiquiatra ela promete possibilidades, o Acces lhe mostra outras janelas da vida, outras portas que vc pode ou não entrar.

    E o melhor de tudo do Acces é baixar suas barreiras, ou seja, deixe seus julgamos do lado de fora e sinta.

    Convido vc abaixar suas barreiras e vem experimentar as ferramentas do Acces, e depois faça suas escolhas.

  50. É impressionante a quantidade de mulheres fanatizada nestes comentários. É uma lavagem cerebral e tanto. É a mesma estrutura religiosa dos neo pentecostais de ganhar dinheiro. A diferença é este verniz new age e de pseudociência para deixar o golpe mais palatável a uma classe média em busca de sentido. Pois, pobre não pode pagar 500 reais em uma consulta de tethahealing. Inclusive a criadora do tethahealing, Vianna Stibal, foi processada nos EUA por charlatanismo e perdeu o processo pois não pode provar que teve cancer que ela alega ter se curado com o poder da mente (a tal da canalização). Eu mesmo fiz o curso de tethahealing. É uma picaretagem sem tamanho. Sou agnóstico, mas sou curioso e passeio por grupos holísticos. E o que vejo é cada vez mais gente fanatizada e induzida nestes processos de neo terapias. No fim, é isso, todo dia acorda um otário e um esperto para fazer negócios. Para não falar de criminosos como Prem Baba, João de Deus, Dito de Oxossi. É muito, mas muito picareta a Couchlandia. São persuasivos. Alguns são bem malandros, outros iludidos achando que encontraram a chave mágica nas mãos de outros picaretas. Em tempos de crise, esses picaretas proliferam, junto com suas pirâmides financeiras, venda de cursos, palestras, livros. Empurrando as pessoas para consumirem os artigos de suas seitas.

  51. Seu texto se inclina muito mais para frustração e a dificuldade de aceitar que nos dias de hoje (futuro), as doutrinas e o mundo andam em passos largos e o sistema educacional no planeta é falido. Tem muita coisa que as vezes reluto a aceitar mas existem coisas que você terá que aceitar ou viver em negação.
    Experimente fazer uma sessão, o que deveria ter feito antes de escrever seu texto para ter uma autoridade maior na sua dissertação.
    Parece que o que dói é a pessoa ganhar dinheiro com isso e não os resultados que oferece.

  52. A física quântica nos tira do espaço de vítimas, tudo que acontece é criação nossa, temos a centelha divina em nós, como Jesus disse, somos deuses. Muitas pessoas ainda não aceitam isso pois a vitimização é mais confortável. Ser um deus é ter o poder de criar tudo em nossas vidas, consciência pura, ouvir o corpo, acessar o saber interno. O que o Access faz é empoderar as pessoas a acessarem esse saber que está dentro de cada um. O que vc vai fazer com isso é um problema seu pois não há nada fora de vc que vai criar a sua realidade. Você vai criar. Tudo bem não aceitar isso, é muito mais fácil achar que tem um Deus nos fazendo de marionetes e se der merda foi a vontade dele e não culpa minha. Eu escolho despertar e sair dessa matrix!

  53. Está mais que comprovado que essas terapias são pura charlatanisse! Os problemas da alma são muito mais complexos que um simples treinamento de fds possa resolver.

  54. Incrivel como todos puxam para o seu lado … as terapias estão ai e é fato ! nem todo profissional vai dar conta de todos pacientes, existem pessoas que conseguem se adaptar a algumas terapias e a outras não!
    Obviamente que bons profissionais só se tornam, estudando e buscando cada vez mais conhecimento … lidar com a saúde mental de um ser humano e suas subjetividades não é brincadeira e muito menos para pessoas amadoras … seja para aconselhar ou fazer um tratamento clínico … mas infelizmente estamos em um mundo em que pessoas prometem proporcionar melhoras sem qualquer qualificação , e pessoas em sofrimento acreditam e caem nesses contos …

  55. Perfeito! Milagres não existem em saúde menal. Simplificam em depressão, ansiedade, mas há varias classificaçoes para cada um. É temeroso levar o paciente, no caso cliente, a descobertas às quais ele ainda não está preparado, sem o respaudo de um terapeuta experiemte. Tenho caso de uma pcte q abandonou o tto convencional e se lançou às estas terapias, tendo como resultado uma tentativa de suicídio. Eu mesma já me submeti a ayahuasca e barras de access para tratar depressão e me arrependo muito, pois descobri q os pseudoterapeutas eram toxicomanos w depressivos e eu ali, a mercê de alguem q está sob uso de ilícitos me prometendo cura. Acho q faz-se necessaeia fiscalização pelo CRM e conselho de psicologia.

  56. Olá, Obrigada pela maravilhosa colocação sobre o tema. Confesso, que pensava que era a única psicóloga a me questionar sobre essa prática. E compartilho da ideia, em dedicarmos 5 anos das nossas vidas, com muito estudo, muita técnica, muita prática… Quando existem pessoas que fazem 8 hs de curso, se dizem terapeutas e quebram o inconsciente com promessas rápidas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador