Uma pedagogia popular anti-bolsonariana, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Após almoçar na minha mãe, peguei um ônibus para ir fazer compras num supermercado antes de voltar para minha residência. No interior dele observei uma aula de auto-confiança, gentileza e respeito pela vida digna de ser registada.

Sentei-me na última fileira de bancos do ônibus. Ao meu lado mãe e filha, ambas vestidas de forma modesta. Uma borboleta sobrevoa o fundo do veículo e pousa no vidro próximo a elas. A adolescente se assusta com um inseto. Fico esperando uma reação bolsonariana, ou seja, o esmagamento da borboleta.

A mãe abre a bolsa. Ela vai pegar algo para matar o inoportuno inseto… Não. O que ela pegou foi um cartão de visitas.

Com gentileza ela aproxima o cartão da borboleta. O inseto pousa no cartão e voa. A mulher repete o movimento, o inseto se afasta recusando a nova oferta. Na terceira tentativa o cartão é colocado a uma pequena distância da borboleta. Alguns segundos depois ela pousa no cartão, a mulher ergue o objeto até a abertura da janela e o inseto voa para fora do ônibus.

Essa cena educativa não durou mais do que alguns minutos. Enquanto agia, a mãe não proferiu uma palavra. A filha apenas observou o que estava sendo feito.

Educação pelo bom exemplo, não pela violência. Educação com gentileza e sem preconceito em razão da natureza do outro. Educação com respeito pela vida e não com a destruição dela. Educação através da tolerância e não para a exclusão e destruição do que é diferente.

Nem tudo está perdido. A pedagogia popular anti-bolsonariana já faz parte do cotidiano brasileiro. Se estivesse vivo Paulo Freire certamente a aplaudiria. Bolsonaro pode torcer o nariz. O projeto dele nasceu morto.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

A tragédia no Rio Grande do Sul, por Gerson Almeida

As vulnerabilidades aos eventos climáticos extremos estão fortemente relacionadas aos benefícios dados aos interesses do…

5 minutos ago

Janet Yellen e a disputa China-EUA, por Ailton Pereira Jr

Os EUA criticam a China por políticas que eles mesmos praticam e que são regra…

11 minutos ago

Luis Nassif: privatização da Sabesp, um macro escândalo

A empresa vai sendo sugada até virar bagaço. Aí, é devolvida para o poder concedente…

20 minutos ago

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

11 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

12 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

12 horas ago