Banco Central japonês mantém política de estímulos e aponta crescimento da economia local

Estímulos do BC no Japão já são suficientes, diz autoridade monetária

Jornal GGN – O Banco Central do Japão anunciou que vai manter a política monetária inalterada nesta sexta-feira (4) e diz que melhorou sua visão sobre gasto de capital devido aos sinais de avanço na economia e do fim do risco de deflação, que está ficando para trás.

A autoridade monetária japonesa reiterou sua visão de que a terceira maior economia do mundo está se recuperando moderadamente, o que sugere que não há necessidade de medidas adicionais de política monetária para equilibrar os efeitos da elevação do imposto sobre vendas no ano que vem, conforme anunciado anteriormente.

A instituição manteve intacto o compromisso de abril deste ano de duplicar a base monetária por meio da compra de ativos para alcançar sua meta de elevar a inflação a 2% em dois anos.

Em entrevista coletiva, o presidente do banco central Haruhiko Kuroda assinalou que, por hora, enxerga a economia japonesa fazendo progressos continuados até conseguir o objetivo de inflação, ao mesmo tempo em que avalia vários fatores de risco. Ele também advertiu que o enfrentamento fiscal nos Estados Unidos poderia desestabilizar os mercados financeiros.

O Banco do Japão espera que a alta no imposto sobre as vendas elimine cerca de 0,7 ponto percentual do crescimento econômico. Porém, ao contrário de medida recentemente tomada pelo Federal Reserve norte-americano, não vê a necessidade de ampliar o estímulo, acreditando que a atividade econômica pode suportar o golpe.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador