Índia eleva taxas de juros para controlar preços

Jornal GGN – O Banco Central da Índia elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta terça-feira (28) para frear a inflação. A medida prevê não apertar mais a política econômica do país no curto prazo. De acordo com informações locais, o país está mais preparado para lidar com o risco das saídas de capital.

Assim como os fatos recentes na Argentina, a Índia também sofreu com os problemas cambiais. A rupia, moeda local, despencou 11% em 2013 logo após o anúncio do governo americano de reduzir seu programa de compra de títulos do tesouro nacional. E as expectativas de redução gradativa, com a chegada da nova presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, renovaram as pressões sobre as economias emergentes.

Há a expectativa de uma inflação alta, porém moderada, pelos consumidores. Para isso, o banco central deve basear suas decisões sobre os juros em uma meta para não afetar os preços. E o desafio da entidade monetária é ainda maior: a Índia cresceu no ritmo mais lento da década, simultaneamente ao aumento desenfreado dos alimentos – e sua escassez de oferta.

O BC indiano elevou sua taxa de juros para 8%, em meio a preocupações do mercado com a desaceleração do crescimento na China e a perspectiva de mais redução do estímulo norte-americano.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador