A Velocidade Da Gravidade É Igual A Velocidade da Luz

A Velocidade Da Gravidade É Igual A Velocidade da Luz – Space Today TV Ep.938

Se ligue no Canal SpaceToday

photo.jpg

Publicado em 1 de nov de 2017

Quando Einstein elaborou a sua Teoria Geral da Relatividade 100 anos atrás, ele mudou a visão que se tinha da gravidade, para ele a gravidade não agia de forma instantânea como Newton pensava, mas sim se propagava na velocidade da luz.

A velocidade da gravidade, assim como a velocidade da luz é uma das constantes fundamentais do universo.

Tudo isso até então era apenas teoria, até que as ondas gravitacionais começaram a ser detectadas.

Nas primeiras detecções onde só se tinha a parte gravitacional das ondas, os pesquisadores começaram a medir com um certo grau de precisão a velocidade da gravidade.

Porém, com a detecção da GW 170817 que veio realmente para revolucionar nossa visão do universo, os pesquisadores puderam medir com a maior precisão até hoje a velocidade da gravidade.

A GW 170817 além de emitir ondas gravitacionais teve a contrapartida óptica, assim os pesquisadores puderam medir as duas velocidades, e comparar.

O resultado é que as ondas gravitacionais, como previu Einstein há 100 anos se propaga na velocidade da luz. O erro obtido é está dentro do aceitável para essas medidas, e essa conclusão pode ser afirmada.

Essa descoberta é muito importante, pois, essa medida confirmando que as ondas gravitacionais se propagam na velocidade da luz servem como um belo teste para a teoria da relatividade, além disso descartam boa parte das teorias propostas como alternativa para a relatividade.

Muitas dessas teorias dizem que a velocidade da gravidade é diferente da velocidade da luz, e as medidas mostraram que isso não é verdade.

Essas teorias alternativas tentam de alguma forma explicar a expansão do universo. Descartando-as agora com base nas medidas realizadas, a explicação mais provável para a expansão acelerada do universo é a existência da energia escura.

Fonte: https://phys.org/news/2017-11-physicists-rapid-bounding-gravity.html

Artigos:

https://journals.aps.org/prl/pdf/10.1103/PhysRevLett.119.161102

http://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/aa920c/pdf

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador