a morte do Brasil: re-existir

o Brasil tal qual o imaginávamos conhecer, está morto!

por que morremos? talvez por não sonhar o bastante… e países, por que morrem? por que sociedades se suicidam? por que também já não podem sonhar, intoxicados pelo pesadelo interminável do cinismo e da hipocrisia?

mas onde tudo termina, também algo renasce.

já não existe mais aquele Brasil surgido com a Revolução de 1930 e consagrado pela Constituição “cidadã” de 1988.

mas aquele fora um Brasil erguido sobre um mito fundador através de uma narrativa conveniente ao setor dominante, mesmo quando elaborada por intelectuais de esquerda. só era real como discurso ideológico. sua existência sempre estivera circunscrita ao imaginário social.

o Brasil que agora morre ainda não tinha sido plenamente um país gestado no útero das lutas populares, não nascera de um grande movimento social pelo qual um Povo conquista sua Nação.

ainda era mais um dos Brasis parido pelas modernizações conservadoras, pelas transições tuteladas, pelas revoluções palacianas, pelos acordos de gabinete, pelos pactos entre a elite.

ainda um dos Brasis nos mantendo aprisionados entre dois mundos: um definitivamente morto e outro que luta por vir à luz.

aquele fora um Brasil cujas raízes vinham de uma mítica Casa Grande & Senzala, na qual a escravidão teria sido pacificada no hospitaleiro leito da “miscigenação”. um Brasil do “jeitinho” e da “cordialidade” para que  homens pacíficos escrevessem uma história sem sangue.

um Brasil onde um “corrupto Estado Patrimonialista”, “maldita herança ibérica”, sempre maculara a “pureza de um mercado” abençoado com as virtudes da meritocracia e do empreendedorismo.

como se os Donos do Poder fossem mero estamento burocrático, e não uma elite selvagem nascida no berço da escravidão, incessantemente dedicada a corromper as instituições públicas para privatizar os bens comuns.

como se o Brasil mulato não fosse filho do estupro de mulher negra escravizada. como se o “homem cordial”  não tivesse suas mãos permanentemente manchadas com o sangue do genocídio indígena e de uma população massacrada a cada vez que se levantara por sua libertação. 

agora já não fazia qualquer sentido aquela certa idéia de Brasil. toda a sua tolice estava exposta. já não havia qualquer correspondência entre aquela idéia e o Brasil do golpe do impeachment.

a realidade não mais se encaixava numa narrativa desmascarada. a versão se tornara impotente como interpretação dos fatos concretos em curso. aquele tão sólido Brasil imaginário se desmanchou na frente de todos nós, como uma bolha explodindo no ar.

junto com aquele Brasil idealizado morria também toda uma ilusão acerca da luta política.

do mesmo modo como foram pensadores de Esquerda os principais responsáveis pela arquitetura teórica daquele Brasil, foram também militantes de Esquerda os que por ela balizaram na prática o movimento popular.

frente a morte daquele Brasil, também estava morta um estratégia de conciliação permanente a serviço de um projeto de hegemonia às avessas. já não havia qualquer viabilidade num modo de governar atendendo a quase totalidade das demandas da minoria, e se legitimando através de alguns poucos benefícios para a maioria.

aquele Brasil fora estilhaçado. e como pedaços de espelhos partidos, os vários Brasis já não refletiam nenhuma identidade coletiva.

qualquer projeto de re-existência para o Brasil exige uma nova interpretação e uma nova estratégia política, fundamentados não em construção ideológica, e sim naquilo que concretamente se tornou impossível de negar:

1. nunca como antes a plutocracia brasileira revelou sua verdadeira face. abutres cujo único projeto é a rapina de curto prazo e a manutenção perene do Brasil em condição semi-colonial e semi-escravagista;

2. há uma parcela da população, e dos agentes sócio-políticos, alinhada incondicionalmente, e definitivamente, com esta plutocracia. a base social do proto-fascismo brasileiro. tanto a plutocracia quanto sua base social são irrecuperáveis;

3. há também uma outra considerável parcela da população, e dos agentes sócio-políticos, que não se curvaram ao golpe. enquanto quase todas as lideranças e organizações se omitiram ou capitularam, este grupamento continuou em luta ocupando as ruas.

4. a crise do Brasil sempre foi a crise de suas lideranças. precisamos não apenas de novas lideranças, como ainda mais de um novo modelo de liderança

vídeo: Sob gritos de “assassino” e de “golpista”, Temer chega a hospital para prestar condolências a Lula

https://www.youtube.com/watch?v=9TKV24RRT4U

.

.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador