Pavão misterioso… algo é maquiavélico nesse seu voar?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A verdade nua e crua não pode mais ser disfarçada. O capital político que a familícia conseguiu está sendo rapidamente desperdiçado.

Pavão misterioso… algo é maquiavélico nesse seu voar?

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Carlos Bolsonaro sugeriu que seu pai deve ser um ditador, pois as mudanças não podem ser feitas por vias democráticas. O presidente da OAB respondeu afirmando que não há como aceitar uma família de ditadores.

O nervosismo do clã Bolsonaro é evidente. O presidente e seus filhos já começaram a notar que estão perdendo sustentação empresarial e popular.

A economia não deslanchou e não vai deslanchar, pois o Brasil está sendo governado em benefício do empresariado norte-americano. Ao facilitar a devastação e o incêndio da floresta amazônica Bolsonaro pode ter selado seu destino. Ele é objeto de ódio dos ambientalistas norte-americanos e europeus. Diversos estadistas que defendem os princípios democráticos e o desenvolvimento sustentável já fazem questão de demonstrar publicamente todo seu desprezo pelo tirano brasileiro.

Para governar nosso país não basta ser um mito. O presidente brasileiro deve ter liderança política, projeção internacional, tolerância social e um projeto econômico consistente e realizável. Jair Bolsonaro não reúne nenhuma dessas qualidades. Ele soube ganhar a eleição, mas não está em condições de tirar proveito da vitória.

Por outro lado, Felipe Santa Cruz comanda uma instituição importante e poderosa. Ele deveria ter mais paciência com o moleque mimado que odeia a democracia. Carlos Bolsonaro é um criador de memes, um “capo” de robôs virtuais. Ele e seu pai não comandam exércitos mecanizados. Além disso, a única coisa que esse filho esquisito do capitão motosserra consegue é demostrar a própria ignorância.

Se fosse leitor de Maquiavel, o pavão saberia que “… a força encontra facilmente um título, mas nenhum título cria a força.” (Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Livro I, capítulo 34º, editora UnB, Brasília, 1994, p. 113). Além disso, Carlos Bolsonaro conspira abertamente contra a democracia ignorando que os “…perigos implicados nas conspirações são constantes e muito grandes; quando se as trama, quando se as executa, e mesmo depois de executá-las.” (Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Livro III, capítulo 6º, editora UnB, Brasília, 1994, p. 315)

A verdade nua e crua não pode mais ser disfarçada. O capital político que a familícia conseguiu está sendo rapidamente desperdiçado. As demonstrações de temor (Jair Bolsonaro fugiu da ONU) e de desespero (os Twitters de Carlos Bolsonaro) provam satisfatoriamente que o mito está mais perto de ser derrubado do que de se tornar um ditador. Além disso, quanto mais Bolsonaro pensar que é Napoleão, mais ele ficará perto da interdição e de um Hospício.

Os dois fotogramas que ilustram esse texto resumem perfeitamente a ideologia do clã Bolsonaro. Segundo a familícia o Brasil teria que escolher entre o nazismo do mito e o comunismo do PT. Entretanto, os governos moderadamente nacionalistas do PT enriqueceram inclusive e principalmente os empresários e banqueiros brasileiros. Desde que assumiu a presidência Bolsonaro só causou prejuízo aos exportadores usando retoricamente o nacionalismo para justificar a submissão econômica e política do Brasil aos interesses hegemônicos norte-americanos.

Iron Sky 1 e 2 que exploram de maneira cômica uma realidade que deixou de existir. No imaginário dos Bolsonaro esses dois filmes podem ser um programa de governo coerente.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador