Jorge Gerdau vai assumir cargo no governo Dilma

Gerdau terá cargo no governo Dilma e irá despachar no Palácio

Autor: Guilherme Barros

Jorge Gerdau, durante o Fórum Empresarial de Comandatuba

Depois de ter recusado vários convites para trabalhar em diferentes governos, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter finalmente aceitou convite da presidenta Dilma Rousseff para assumir um cargo na sua administração.

O empresário será coordenador da câmara de gestão e competitividade a ser criada nos próximos dias por Dilma.

A câmara será formada com a participação dos ministros Antônio Palocci (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento), além de quatro representantes da sociedade civil.

O objetivo será o de implantar no governo federal o modelo de gestão já adotado em dez Estados por Gerdau e pelo INDG (Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial), e que tiveram resultados muito favoráveis. A experiência começou em Minas Gerais, no governo Aécio Neves.

Após a adoção desse modelo de gestão, para cada real aplicado, os projetos passaram a ter retorno de R$ 190 ao ano por projeto. Gerdau quer repetir o exemplo no governo federal.

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/04/23/gerdau-tera-cargo-no-governo-dilma-e-ira-despachar-no-palacio/

“Não vou disputar espaço com ninguém”, diz Gerdau

Para executar o programa no governo, Jorge Gerdau terá uma sala no Palácio do Planalto próxima a Dilma Rousseff e ele pretende despachar em Brasília três ou quatro dias por semana.

Gerdau, que participa do 10º Fórum Empresarial de Comandatuba, diz que ele não irá ter status de ministros e tampouco irá disputar espaço com outros membros do governo.

“Não vou disputar espaço com ninguém e sim ajudar o governo”, afirmou Gerdau ao iG.

Aos 74 anos, Gerdau está muito animado com seu novo desafio.

Informalmente, o empresário já  vem trabalhando para Dilma. Ele já começou a estudar a adoção do novo modelo de gestão nos Ministérios da Justiça e da Saúde.

O programa consiste, entre outras coisas, em tornar mais eficiente o sistema de compras, aumento da produtividade e de melhora na logística.

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/04/23/nao-vou-disputar-espaco-com-ninguem-diz-gerdau/

Empresário será responsável por melhorar a competitividade da indústria brasileira

Raphael Hakime*, enviado do R7 à Comandatuba

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau, aceitou neste sábado (23) um convite para fazer parte do governo federal. O anúncio foi feito durante o 10º Fórum Empresarial de Comandatuba, na Bahia.

Gerdau vai integrar a Câmara de Gestão a Comptitividade, órgão que será criado pela presidente Dilma, segundo João Doria Jr, presidente do Grupo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que fez o comunicado durante o evento.

– O empresário Jorge Gerdau Johannpeter aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para comandar a Câmara de Gestão de Competitividade que será criada. Farão parte da câmara os ministros Antônio Palocci [Casa Civil], Guido Mantega [Fazenda], Miriam Belchior [Planejamento] e Fernando Pimentel [Desenvolvimento].

Gerdau vai tentar repetir as experiências que conquistou quando foi presidente do Conselho de Administração do INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial). A entidade tem o objetivo de gerenciar e otimizar custos de empresas privadas.

O empresário sempre esteve empenhado em reestruturar o sistema fiscal brasileiro, o que, segundo suas convicções, pode contribuir para o crescimento da economia nacional.

* O jornalista viajou a convite do Lide (Grupo de Líderes Empresariais)

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/jorge-gerdau-vai-assumir-cargo-no-governo-dilma-20110423.html

 

Jorge Gerdau Johannpeter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Jorge Gerdau Johannpeter (Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 1936) é um empresário brasileiro, atual presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau.

É membro do conselho deliberativo do Grêmio, com mandato de 2007 a 2013

 

Vida pessoal

É o terceiro filho de Curt Johannpeter e de sua esposa, Helda Gerdau, a filha mais velha de Hugo Gerdau. É bisneto de João Gerdau, o fundador da empresa. A família alemã era radicada no Rio Grande do Sul, onde ele cresceu e estudou. Jorge tem três irmãos: Germano, Klaus e Frederico.

Jorge Johannpeter primeiramente casou com Erica Bier, depois com a amazona Cristina Harbich e agora vive com Maria Elena Pereira, sua ex-secretária. Ele tem cinco filhos: Carlos, André, Karina, Beatriz e Marta.

 

O caminho até a presidência

Com quatorze anos, durante as férias escolares, operou na fábrica da família as máquinas de produção de pregos, convivendo com os operários. À tarde, trabalhava no escritório, aprendendo a tirar notas fiscais; à noite, estudava contabilidade. Em 1957, cursou como aluno o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, estabelecimento de ensino do exército brasileiro. Ao final deste mesmo ano foi declarado Aspirante à Oficial da Reserva da Arma de Cavalaria. No ano de 1961, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na década de 1960, quando auxiliava o pai na condução dos negócios, percebeu que era o momento de expandir e comprou a Fábrica de Arames São Judas, em São Paulo. A próxima compra seria a Siderúrgica Açonorte, em Pernambuco. Em 1972, adquiriu a Companhia Siderúrgica da Guanabara. A partir daquele momento, o Grupo Gerdau entendeu que era preciso sair do Rio Grande do Sul e, mais tarde, ultrapassar as fronteiras do país, a fim de não perder a competitividade.

Desde 1973, faz parte do Conselho de administração.

Em 1983, tornou-se o diretor-presidente do Grupo Gerdau, justamente no momento em que o grupo se tornou um dos grandes conglomerados siderúrgicos do mundo. Ocupou tal cargo até 2006.

 

Outras funções

Coordenador-geral da Ação Empresarial Brasileira

Presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC)

Líder do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP)

Presidente do Conselho do Prêmio Qualidade do Governo Federal

Membro do Conselho da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade

Membro do Conselho-Diretor do International Iron and Steel Institute (IISI)

Conselheiro do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS)

Presidente do Conselho de Administração de Açominas

Membro do Conselho de Administração da Petrobras

Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal

Membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI)

Membro do Conselho de Governança do Instituto Millenium ( profile)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Gerdau_Johannpeter

 

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador