O maior latifundiário do país

Do Terra

“Tenho de 6 a 7 milhões de hectares de terra”, diz, em Rondônia, o maior latifundiário do Brasil

Altino Machado

O controvertido empresário Falb Saraiva de Farias, de 78 anos, ainda não desistiu de ser reconhecido como dono de 12,7 milhões de hectares e de ficar rico com a exploração de suas propriedades em sete municípios do Amazonas e um do Acre.

– A verdade mesmo é que tenho de 6 a 7 milhões de hectares de terra bem documentados. Documentos de 1800 e não sei quanto – afirma.faz10aFaz 10 anos que Falb Farias, após prestar depoimento na CPI da Grilagem, foi conduzido algemado até a Superintendência da Polícia Federal do Amazonas.

O maior latifundiário do mundo passou oito meses preso sob a acusação de crimes de grilagem, falsificação de documentos, estelionato e sonegação.

– O que fizeram comigo foi uma palhaçada. Quando chegou o alvará de soltura, me tiraram pela porta lateral do prédio para impedir que eu falasse com a imprensa. Existe gente no país que pensa que ainda continuo preso.

Falb Farias nasceu em Sena Madureira (AC), começou a trabalhar aos 11 anos,  estudou até a 7ª série e se tornou regatão – dono de barco que vende e compra produtos de ribeirinhos.

– Meu barco queimou durante uma viagem no Rio Iaco. Era tudo o que eu tinha. Fiquei apenas de calção, na praia, vendo o barco pegar fogo, sem poder fazer nada. Passei dois anos na penúria e dava até recados.

No começo dos 1970, quando a propaganda do governo do Acre apresentava o Estado como “um sertão sem secas e um sul sem geadas”, Falb Farias virou cicerone dos “paulistas” e corretor de imóveis.

A vida começou a mudar em 1972, quando conheceu em Manaus (AM) a viúva Maria Luisa Hidalgo Lima Barros, herdeira das áreas de terra que se declara dono.

Há três anos, mudou com a mulher e dois filhos para Porto Velho (RO). Paga aluguel e leva a mesma vida simplória de antes. Está longe de ser o homem que foi acusado de testa-de-ferro de narcotraficantes, que lavava dinheiro na especulação imobiliária.

Falb Farias todos os dias manuseia algumas das dezenas de pastas com centenas de documentos, mantidas em vários armários do escritório de sua casa.

Não perde a esperança de ficar muito rico. Conta com o apoio incondicional da mulher e tenta despertar o interesse dos filhos pelo patrimônio do qual se declara “herdeiro universal”.

– Tenho todos os documentos do que possuo, mas o Incra nunca quis conferir as provas. Eu sou teimoso e vou vencer todas as batalhas – diz, referindo-se aos registros de milhões de hectares que foram cancelados pela justiça.

De todos os documentos, Farias não se cansa de exibir um acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de junho de 2008, que extinguiu uma condenação em primeiro grau a três anos de reclusão pela prática do crime de uso de documento falso. Como era maior de 70 anos quando foi condenado, o STJ declarou a prescrição da pretensão punitiva.

Faub Farias se tornou fiel da Igreja Universal do Reino de Deus quando passou 243 dias na prisão da Polícia Federal. Recebeu assistência de pastores e começou a redigir o documento intitulado “Planejamento da futura vida familiar e econômica de Falb com as benção de Deus”.

Em 16 páginas, o acreano detalha planos para construção de uma casa de 3,6 mil m2, com piscina e quadra de esportes, adquirir duas lanchas de luxo, um avião bimotor, cinco carros novos, “todos de boa qualidade e marca, dentro dos gostos de seus proprietários: Lourdes [mulher], Alex, Flabinho, Weverton e Falbão [filhos]“, além de uma chácara.

O plano com a igreja inclui a criação da incorporada Mega S.A., além da Mega Preser S.A., de preservação ambiental, e da Mega Solidário S.A, de assistência social.

Como fonte de capital de giro inicial, Falber Farias afirma no “plano de vida” que conta com o patrimônio de 12 milhões de hectares, sendo 20% para exploração e 80% para preservação.

– Mas mesmo assim, no momento atual, não deixa de ser um grande desafio, porque as terras mencionadas, apesar de serem legítimas da organização, tiveram suas matrículas canceladas nos cartórios por decisão judicial (…) Essas terras não poderão ser utilizadas até que, através da justiça verdadeira, sejam restituídas, o que acontecerá em breves dias, pois a decisão arbitrária da justiça da terra não prevalecerá perante a justiça reta e eficaz do Todo Poderoso Senhor do Universo – assinala no documento.

Em texto e vídeo,  a entrevista com Falb Saraiva de Farias

BLOG DA AMAZÔNIA – Você é um…

FALB SARAIVA DE FARIAS  – Sou um magagrileiro (risos).

O Incra chegou a anunciar que você se declarava dono de quase 13 milhões de hectares na Amazônia.

Sim.  O Incra dizia que tinha quase 17 milhões de hectares, outra hora dizia que eu tinha quase 13 milhões. Não é nada disso. Tenho documentos aqui para provar. Dizem tanta coisa caluniosa. A verdade mesmo é que tenho de 6 a 7 milhões de hectares de terra bem documentados. Documentos de 1800 e não sei quanto.

Como fez para acumular tanta terra?

Cheguei a pensar que havia perdido muito tempo fazendo isso durante 40 anos. Comprei o espólio de uma viúva. Era o maior espólio da Amazônia.

De quem era o espólio?

Era de José Cunha e vinha da Cunha & Companhia, de quem ele havia se tornado sócio. Em 1929, por causa de 12 de contos de réis, pediram a falência da empresa. Depois, os sócios pediram em juízo para transformar a falência em concordata, pois Cunha estava disposto a sair para deixar outro sócio. Eram três sócios e um já havia morrido. O juiz abriu vistas aos credores e então foi deliberado que Manoel Figueiredo de Barros, que depois criou a empresa MF Barros, ficasse sozinho. Em 1930, ele recebeu o ativo e o passivo. A cadeia dominial dessas terras vem de 1917.

Onde estão essas propriedades?

Em Canutama, Tapauá, Lábrea, Pauini, Novo Aripuanã, Borba, Apuí, no Amazonas, e Jurimágua, no Purus, perto de Santa Rosa, lá no Acre.

Como você começou?

Nós, acreanos, não sabíamos o que era um hectare de terra. Até 1970 as pessoas diziam que possuíam tantas quadras de terra. Ninguém sabia o tamanho de um hectare. Aí apareceu Pedro Dotto comprando terras no Acre, no começo dos anos 70. Naquela época, eu estava sem nada. Era regatão e meu barco queimou durante uma viagem no Rio Iaco, em Sena Madureira, lá no Acre. Era tudo o que eu tinha. Eu fiquei apenas de calção, na praia, vendo o barco pegar fogo, sem poder fazer nada. Aí vieram as dificuldades de família. Você sabe que, quando falta dinheiro, sempre surge uma carinha feia. Passei dois anos na penúria. Fazia de tudo, inclusive dava recados. O que eu queria era chegar no final do dia e ter algum trocado para comprar o que comer. Eu tinha apenas duas mudas de roupas. O governador Francisco Wanderley Dantas chegou a me oferecer um emprego, mas não aceitei.

Wanderley Dantas foi o governador que atraiu sulistas com o slogan “o Acre é um sertão sem secas e um sul sem geadas”.

Ele mesmo. Tanto é que a família Dantas foi a primeira a vender as terras dos seringais que possuía e ficou em dificuldades. Bem, eu nunca fui empregado de ninguém. O governador não se conformou, chamou a mulher com quem eu era casado para tentar me convencer a aceitar ser funcionário público. Não aceitei. Minha família toda estava numa situação parecida com a minha e eu sozinho não podia aceitar o emprego. Foi quando surgiu alguém me dizendo que havia um homem no Hotel Rio Branco querendo comprar terras. Ora, naquela época, aparecer alguém interessado em comprar terra no Acre era a melhor notícia. A terra não tinha valor, os seringalistas estavam falidos e endividados. Pois bem, prontamente falei que era dono de um seringal. Era um seringal arrendado, em Boca do Acre, no Amazonas, mas o proprietário havia me dito que vendia o seringal. Meu não era e nunca chegou a ser. O cara disse que ia oferecer ao comprador. Estava em casa quando o telefone tocou no mesmo dia. Calcei o meu conga e fui pro hotel. Lá, encontrei o Pedro Dotto. Ele estava com um mapa imenso do Acre sobre a cama. E eu passei a ser o cicerone dos “paulistas”.

O que fazia?

Passei a intermediar a compra de terras para o Pedro Dotto, coisa que eu nunca havia feito na vida. O primeiro trabalho foi convencer o dono do seringal Liberdade, de Sena Madureira, a vender a terra. Em três dias, eu, que estava na penúria, ganhei três mil cruzeiros. Eu quase morri de susto quando me deram o dinheiro. Mas o Pedro Dotto, Alcebíades e Juvenal me advertiram que ia aparecer mais gente no Acre para comprar terra, mas que eu não poderia assumir compromisso com mais ninguém. Foram eles que me levaram para São Paulo pela primeira vez para fazer palestras. A platéia era de gente interessada em comprar terras no Acre. Eles me tratavam como um príncipe. Assim eu passei a percorrer o Acre procurando seringalistas que estavam falidos e queriam vender suas terras.

Esse trabalho durou quanto tempo?

Uns dois anos. Para comprar sou bom, mas péssimo para vender. Para comprar eu choro até chegar lá, no valor que posso pagar. Minha vida mudou da noite pro dia com a comissão que ganhava. Comprei carro, tudo. Aquela crise acabou. Quando viajava, era orientado a me hospedar nos melhores hotéis. Mas aquele poder transformou o Pedro Dotto e ele começou a me deixar de escanteio. Eu não era sócio dele no papel, mas pela palavra. Um dia ele me deu um chá de cadeira de uma hora e eu percebi que o negócio não era mais o que era antes. Reclamei e me afastei dele.

Foi fazer o que?

Em Rio Branco havia dois irmãos. Um era conhecido como Brito Rico e o outro como Brito Pobre. Um dia, conversando com o Brito Rico, ele me falou que uma amiga nossa, chamada Regina, era filha da dona de um seringal. Eu sempre levava encomenda da Regina para Manaus, mas não entregava diretamente para a destinatária. Depois de uma conversa com Regina, ela contou que as encomendas que eu levavam eram para a mãe dela, dona de vários seringais. Viajei para Manaus ao encontro dela, que morava numa casinha caindo aos pedaços, perto do Hotel Mônaco. Ela se chamava Maria Luisa Hidalgo Lima Barros. Um “nomão”, não é? Ela era a dona de todas essas minhas propriedades. Do Amazonas até a Bolívia , todo o Rio Purua era dela. Era dona de navios, seringais e dívidas. Ela estava cm uns 65 anos, morava sozinha na casinha e tinha uma cabeça muito equilibrada. Ela foi com a minha cara, especialmente porque Regina já havia falado de mim. Contou que tinha um seringal em e perguntou se eu tinha interesse em comprar. Falei que não tinha dinheiro, mas ela se dispôs a vender parcelado. Falei que não tinha mesmo dinheiro e ela pediu que eu encontrasse um comprador. Botei na minha cabeça, sem falar para ela, que ia comprar o seringal São Miguel, no Purus, já no estado do Amazonas. Voltei para Rio Branco e procurei vários sócios, mas isso foi em vão.

O que fez para comprar o seringal?

Certa noite, em Rio Branco, um gerente de banco me convidou para comprar o seringal junto com ele. Pediu uma nota promissória e mandou eu passar no banco no dia seguinte para pegar o dinheiro. Dona Maria Luisa Hidalgo Lima Barros havia me oferecido o seringal por 200 milhões de cruzeiros, em quatro parcelas. Voltei para Manaus, assinamos o contrato, e paguei a primeira parcela. Era o primeiro negócio que eu estava fazendo. O seringal media 9 mil hectares. Havia erros. O que realmente determinava o tamanho era os limites, e não o que estava escrito. Depois da medição, baseada nos limites, o seringal totalizou 210 mil hectares. Aí é que entra a minha sorte. Logo em seguida apareceu um  comprador do Paraná. Ele queria uma área de 50 mil hectares. Quando ele falou, logo ficou passando na minha cabeça a oportunidade de vender um pedaço do seringal São Miguel e usar o dinheiro para pagar a dívida com dona Luisa. Vendi os 50 mil hectares por 250 milhões de cruzeiros, voltei para Manaus, paguei dona Maria Luisa e ainda fiquei com 50 milhões de cruzeiros. Ela ficou tão feliz e falou que tinha mais isso, mais isso, mais isso, mais aquilo. Eram muitos seringais. Ela tinha um baú revestido de couro, na sala, mas eu não sabia o que tinha dentro. Na verdade era lá que ela guardava os documentos das terras. Aos poucos foi revelando tudo o que possuía e eu fui comprando e pagando todas as áreas.

Quem era dona Maria Luisa Hidalgo Lima Barros?

Quando houve aquele pedido de falência, ela já era casada com Manoel Figueiredo de Barros desde 1928. Mas ele só incluiu a mulher na firma após 15 anos de casados. Ela era viúva dele com todos os direitos. Tenho o inventário. Mas ela não incluiu no inventário tudo o que possuía. Depois foi que adicionei as demais áreas. Ela herdou tudo, pagou o sócio, os filhos e ficou pobre por causa disso. Ela vivia de renda dos seringais, que um e outro pagava. Depois que ela me vendeu muitas terras, a vida melhorou e ela finalmente comprou uma casa numa área nobre em Manaus. Depois de tudo isso, ela reabriu o baú e me ofereceu o ativo e o passivo da firma, em julho de 1981.

E agora?

Já tenho grande parte legalizada. São mais 200 títulos definitivos. A dona Maria Luisa Hidalgo Lima na verdade não sabia o que ela tinha. Ela só não me deu o baú revestido de couro. Usei um corcel velho para transportar a documentação. Estou te contando por cima, resumidamente. Vamos falar agora da parte do grileiro?

Claro, afinal você é conhecido no país como o maior grileiro da Amazônia.

A história é esta que estou te contando. Quando aconteceu a bronca da CPI da Grilagem, o que o Incra queria era acabar comigo. O Incra prefere ver o cão e não a mim. O problema não é o Incra, mas alguns funcionários. Existem falsários, mentirosos, dentro do Incra. Só não posso chamá-los de ladrão porque não posso provar. Mas de falsários posso, pois tenho documentos para provar. Estive preso injustamente, pois não existe uma cadeia dominial mais bonita do que a de minhas terras. Ela é perfeita.

Quantos hectares você já perdeu para o Incra?

Na verdade eu perdi tempo. Estou lutando há 10 anos. Meus filhos eram pequenos e sofreram demais junto com a mãe deles. Já enfrentei muita coisa. Caí até de avião com o policial Alípio Mota, aquele que já morreu, que ajudou o Hildebrando  Pascoal a serrar um homem no Acre. Bem, o governo federal, através do Instituto Chico Mendes, criou o Parque Nacional do Mapinguari. É uma unidade de proteção integral a 140 quilômetros de Porto Velho. Ela abrange Pajeú de Flores, Palmares e Guararapes, que são áreas de minha propriedade, no Amazonas. Eu espero ser indenizado porque tenho uma cadeia dominial ininterrupta. Vou até orar por Chico Mendes porque o nome dele já está me ajudando. Se o que tenho fosse ilegal, o governo já teria tomado tudo. O Incra é quem faz confusão. Arrecadou para a União 48 milhões de hectares. Isso é mentira. Não existe essa arrecadação. O município de Canutama tem 2,4 milhões de hectares. Arrecadaram lá 10,3 milhões. Dá para imaginar o que vai acontecer quando eu formalizar uma denúncia no Ministério Público dizendo que estão mentindo.

Você respondia a mais de 50 processos. Responde a quantos atualmente?

A nenhum. Fui condenado em dois, sendo um a quatro anos e outro a sete anos de prisão. A minha punibilidade foi extinta pelo STJ. Quando estava depondo na CPI da Grilagem, fui preso durante o depoimento. Fizeram um espetáculo vergonhoso. Queriam dizer que prenderam o maior grileiro do Brasil. Semeavam terror. Choro quando leio o conteúdo do mandado de prisão contra alguém que jamais foi intimado a comparecer em delegacia de polícia. Meu nome ficou no Google como sendo de um bandido. Aquele ministro Raul Jugmann e Vanessa Grazziotin envolveram até minha irmã para depor contra mim. Mas foi a Vanessa Grazziotin quem armou tudo. Eu continuo o mesmo e o Jungmann, graças a Deus e ao povo, foi derrotado nas urnas. Não é mais nada.

Vanessa Grazziotin era deputada quando da CPI da Grilagem e agora é senadora do Amazonas pelo PCdoB. Ela é do mesmo partido do ex-vice prefeito de Rio Branco, o deputado estadual Eduardo Farias, que é seu irmão caçula.

O Eduardo me contou que uma vez chamou a atenção dela. Estavam planejando, durante uma reunião, em Belém, se movimentar para reabrir tudo de novo. Queriam voltar com a CPi da Grilagem. Vejam bem o que vocês estão pretendendo, disse o Eduardo. E a Vanessa perguntou se ele estava se referindo a mim. Ele respondeu que sim. Ora, eu me apresentei espontaneamente para depor na CPI da Grilagem porque nunca tive o que temer. Não me preocupei com o que poderia acontecer. Saí de Porto Alegre, com meu dinheiro, e fui para Manaus depor. Aguardei 20 dias. Percebi que desagradei à CPI da Grilagem quando apareci. Eles esperavam que eu fosse ficar escondido. Fui injustiçado e execrado publicamente. Tudo começou no Incra.

Como foi quando saiu da prisão?

Passei 10 anos de muito sofrimento junto com a mulher e os filhos. Tenho até documento falsificado por um delegado da Polícia Federal que veio de Brasília para Manaus. Ele chegou a enganar o juiz usando um mandado de prisão inexistente contra mim. Por causa dessa sacanagem do delegado, passei mais tempo na cadeia do que devia. Chegaram até a dizer que eu era envolvido com o narcotráfico, que vendi uma mesma área cinco vezes. Quem disse isso já morreu num acidente aéreo. Deixei de fechar um negócio de US$ 4 milhões com um grupo americano por causa da prisão. Os americanos estavam no Brasil e desistiram do negócio por causa da minha prisão. Eu receberia US$ 2 milhões e a outra parte ficaria dentro de uma empresa, onde os americanos seriam sócios minoritários. Todas as minha áreas são ricas em madeira. Um projeto de manejo numa área titulada de mil hectares, com projeto de manejo, dá lucro de R$ 800 mil. Estou lutando por isso com muita dificuldade. Moro aqui, em Porto Velho, em casa alugada há dois anos. Aqui é melhor para me deslocar para o Amazonas, onde estão minhas propriedades.

Você ainda é muito procurado por compradores de terras?

Não. Já veio tanta gente, mas acaba não comprando. O povo pequeno é o mais difícil. Tenho áreas tituladas em Canutama, onde eu tinha uma fazenda montada. Emprestei para um cara e agora o cara não quer sair de lá. entrei na justiça e nada foi feito. Quando se trata de área minha, tudo paralisa. Sou discriminado. Embora eu tenha os títulos expedidos pelo Estado, dizem que foram anulados. Já chegaram até a questionar minha presença freqüente em cartórios em Lábrea e Canutama, sendo que cartório é um espaço público.

E a imprensa?

A imprensa me massacrou muito no começo. Outro dia, o cara não podia fazer um negócio comigo, mas inventou que estou no Google. Tudo que está lá é de 2001.

Quais seus planos aos 78 anos?

Meus filhos estão criados. Dois moram comigo, sendo um advogado. Outro trabalha na Prefeitura de Rio Branco. Estou transferindo alguns títulos para eles e para minha mulher, que é uma guerreira e nunca fraquejou. Eu sou teimoso mesmo quando dizem que o Incra arrecadou minhas terras. As provas estão aqui, os documentos, mas o Incra nunca quis conferir a autenticidade. Tenho muita visão, planos, mas não sei se posso contar com meus filhos. O Parque Nacional do Mapinguari pegou mais de 600 mil hectares meus. O Incra falou que tudo era da União, mas quando o governo faz o decreto vê que não é da União.

Gosta do novo Código Florestal?

Rapaz, acho bom que aconteça. Não tenho interesse de formar fazenda. Existem posseiros dentro de minhas terras, mas vou tirar eles. Foram licenças de ocupação concedidas pelo Incra para aéreas minhas, tituladas. O que quero é preservar, fazer projetos de carbono. O novo Código Florestal vai por ordem na bagunça que existe. O Incra vai perder 80% do poderio e isso é muito bom. Vamos ver se a presidente vai vetar ou não. Mesmo que ela vete, não vai voltar a ser como era antes. Se ela vetar, nunca mais na vida se elegerá nem para vereadora de Canutama. A maioria no Brasil está querendo a mudança. Com o novo Código Florestal o produtor vai ter direito de derrubar mais.

Já perdoou Vanessa Grazziotin?

Não. O que ela fez contra mim foi muito criminoso. Para subir na vida é capaz de pisar até na mãe dela. Não teve a menor cerimônia em sacrificar a mim, que nunca fiz nenhum mal contra ela. Ela e o Eron, marido dela, são o pinico e a tampa. Conheço o Eron desde menino em Boca do Acre, no Amazonas, onde ele nasceu. Vanessa usou e pressionou minha irmã a depor contra mim na CPI da Grilagem. Minha irmã pediu perdão e já perdoei. Mas não dá pra perdoar Vanessa. Fui preso porque Vanessa perguntou quantos irmãos eu tinha e o que eu fazia da vida antes. Respondi com raiva que se ela tivesse uma maquinhinha para anotar eu iria contar. Aí ela achou que eu estava debochando da CPI e saí de lá preso. Fui preso porque disseram que eu era grileiro, mas os grileiros mesmo estão todos soltos. Estão grilando abertamente, para todo mundo ver. A minha situação hoje é muito difícil por causa da perseguição. O cartorário de Canutama registra terra de todo mundo. Quando se trata de uma área minha, diz que minhas áreas estão todas canceladas. Se eu vendo, ele registra, mas se eu tento registrar não aceita.

Plano com a Universal do
Plano inclui a família e a Universal do Reino de Deus


Falb Saraiva de Farias: “A cadeia dominial de minhas terras é perfeita”

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador