A reportagem do UOL faz parte do golpe, por Rogério Maestri

por Rogério Maestri

Estou velho demais para acreditar no Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa, pois dias anteriores ao processo de votação para o GOLPE aparece não mais e não menos no UOL, site da Folha de São Paulo, uma reportagem bomba de dois jornalistas da Folha que tem a capacidade de IMPLODIR A LAVA JATO.

A reportagem que tem origem na defesa do Sr. Paulo Okamotto apresenta fatos que por incrível que pareça só surgem já quando o ex-presidente Lula está em vias de ser preso.

Os fatos que são apresentados na defesa de Paulo Okamotto, um insuspeito para a grande maioria das pessoas, tem todo o potencial de implodir a Lava Jato, ou seja, provam documentalmente que a origem de toda a ação pode estar baseada numa ação ilegal do Juiz Moro lá por 2006, quando o mesmo grampeou uma conversação telefônica entre um suspeito e seu advogado.

Como não é provado nenhuma ilegalidade nesta ligação, e como isto contraria um preceito quase que universal que as ligações entre suspeito e advogados não devem ser grampeadas ela é perfeitamente ILEGAL.

Como numa investigação tudo que é obtido ilegalmente e os atos derivados deste ato ilegal devem ser ignorados praticamente toda a Lava Jato pode ser anulada.

Ótimo, dirão aliviados todos os que são contra esta farsa mediática-jurídica que está sendo montada, porém vamos a algumas observações que a idade me confere a poder de fazê-las:

Por que só agora na defesa do Senhor Paulo Okamotto aparecem estes documentos?

Por que só um site ligado a Folha de São Paulo que divulga estes documentos, e o Senhor Paulo Okamotto, ligado ao presidente Lula não divulga estes fatos nas dezenas de Blogs de esquerda, deixando que a Folha os noticie?

Por que só agora quando vai se discutir o Golpe propriamente dito que a Folha consegue fazer esta “brilhante reportagem” que pode bloquear a Lava Jato, exatamente no momento que começa a faltar acusados no PT e sobram nos outros partidos?

Seria o momento de perguntar ao senhor Paulo Okamotto, de onde saíram estes documentos e por que foram guardados até agora?

Talvez na resposta desta pergunta tenhamos a verdadeira origem do GOLPE.

Espero que este artigo seja publicado na página principal, porém acredito que não será, pois se prefere assuntos batidos do que originais, os Blogs estão se portando como verdadeiras manadas, todos mugindo e indo na direção do sinuelo. 

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pelo que eu saiba tudo que escrevo aqui é livre!

      Não sou jornalista, logo não psso exercer a profissão de forma remunerada, logo tudo é livre, copiem quantas vezes quiserem.

      1. Livre

        Prezado Rogério,

        livre, mas de sua autoria. Não replicarei seu texto novamente sem sua prévia autorização.  Lamento se causei algum desconforto, não foi certamente minha intenção.

        Obrigado.

        1. Nenhum desconforto.

          O que talvez quis dizer e não entendeste, é que sendo todos os textos que publico aqui não tendo a mínima retribuição financeira não há a mínima razão em limitar a sua divulgação, ou seja, assim como escrevo sem Onus para o GGN transfiro o direito a publicação de QUALQUER um dos meus textos em qualquer meio. Sempre resguardada a divulgação do autor e de preferência o link quando se trata de uma parte do documento.

          Sou professor desde 1978 e o meu costume quando entrego um texto aos meus alunos ele se torna de domínio público.

  1. Tb não entendi a publicação
    Tb não entendi a publicação do artigo no último, mas não entendi qual a conclusão do Rogério Maestri. Alguém pode mastigar?

  2. No xadrez do Nassif falta

    No xadrez do Nassif falta ponderar sobre a principal peça da trama Lava-Jato: A operação foi concebida para acabar com o PT, derrubar a Dilma e prender o Lula. A operação é claramente ilegal. Uma vez atingido o objetivo ela não mais continuará, declarar-se-á sua ilegalidade para não atingir a oposição e preservar os corruptos Cunha, Aécio e Temer. Mas a resistência pela democracia surpreendeu Janot-Moro-Globo. O lance  da Dilma de nomear o Lula foi outra grande jogada do governo, juntamente com o novo Ministro da Justiça. O xeque da pelo Teori restabeleceu o equilíbrio do jogo. As manisfestações pela democracia impedirá o golpe. 

  3. Realmente há um espacanmento

    Realmente há um espacanmento da verdade atualmente, esse pessoal é muito ladino e quando a situação fica preta para o lado deles tentam instrumentalizar e dirigir para um porto seguro, não sei se há qualquer coisa de Okamotto, mas os tais panama papers são suspeitíssimos.

  4.  
    Discordo do colega.
    A

     

    Discordo do colega.

    A reportagem do UOL atende uma outra demanda de leitores. 

    As manchetes e matérias possuem uma perspectiva mercadológica, ou seja, tem como objetivo aumetar o número de acessos, acrescentar valor ao “camarote”, etc. 

    O que essa mudança pode indicar é a perspectiva de atender uma parcela crescente de leitores que estão desvinculados da perspectiva anterior. Ou seja, ampliar o rol de leitores e aumento de compartilhamentos de informação. 

    Para entender a mídia não é preciso ser especialista em nada, basta conhecer os meandros do estômago. 

     

  5. Aggiornamento?!

    Perfeito o Post!

     

    Será esse o aggiornamento que um país – que quer a corrupção longe – gostaria de assistir?!

  6. Pra mim:
    1 – o Grupo Folha se

    Pra mim:

    1 – o Grupo Folha se vinga  de Moro e sua república do paraná que só vaza para o Estadão e o Globo

    2 – aproveita a “deixa” da defesa do Okamoto para melar a Lava Jato. Se colar, foi o Instituto Lula que melou.

    3 – tem anunciantes dos Frias na guantânamo de Moro. Não custa ajudar um anunciante.

  7. Pode ser que a Falha esteja

    Pode ser que a Falha esteja sinalizando aos políticos que foram citados na vazajato de que o pig vai entrar de cabeça na anulação da vazajato, caso votem favoravelmente ao impeachment da Dilma. 

  8. Bem, se ficar bem delineado

    Bem, se ficar bem delineado que Moro é o problema e não a Lava Jato, talvez uma mudança de domicílio da Operação possa alterar o rumo de sua “tão buscada” extinção.

  9.  
    O interesse agora é a

     

    O interesse agora é a legalidade e provavelmente anulação da operação sem atingir outros nomes. A anulação da operação interessa a oposição em qualquer cenário: com impeachment ou sem impeachement.

    Com impeachment favorece a maior parte dos implicados continuarem em seus cargos fazendo parte do novo governo.

    Sem impeachment aumenta a sensação da massa de manobra de que o governo tirou a corda do pescoço através de acordo e a anulação da lava jato faz parte disso.

     Mas fica no ar sua pertinente pergunta: “de onde saíram estes documentos e por que foram guardados até agora?”

    Os famosos “quando e onde”. Pra fechar só falta o “quem”, que pode ser deduzido quando e se aparecer a resposta da sua pergunta

  10. Sim, é por aí. É a senha do

    Sim, é por aí. É a senha do ponto fraco dessa operação politiqueira desde o início. Quem aderir ao golpe pode lficar tranquilo que essa operação vai ser detonada logo adiante.

    Mas  revelador, aí, é o fato de o Moro também estar reivindicando abertamente algo que foi com-bi-na-do lá no iníicio: ele vai cobrar também o reconhecimento de seu protagonismo na derrubada do PT. A foto da esposa dele com a mascara também não foi gratuita.

  11. De onde vem a Reclamação de Okamoto ao STF

    De onde vem a Reclamação de Okamoto ao STF

    A Reclamação ao STF do Paulo Okamoto contra o camisa preta de Curitiba, em http://download.uol.com.br/reclamacao_constitucional_lava_jato.pdf, destrincha o Inquérito Policial (2006-2014) Nº 2006.70.00.018662-8 (PR) / 0018662-05.2006.4.04.7000, cujo histórico de lançamentos pode ser visto em

    http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtPalavraGerada=UOfJ&hdnRefId=51e06c497f909f0c356d16676a0341be&selForma=NU&txtValor=200670000186628&chkMostrarBaixados=&todasfases=S&todosvalores=&todaspartes=S&txtDataFase=&selOrigem=PR&sistema=&codigoparte=&txtChave=&paginaSubmeteuPesquisa=letras

    O histórico de lançamentos é público, desde sempre, no site do TRF-4. Agora, os documentos judiciais que compõem o inquérito – decisões/despachos/petições/etc – foram escondidos por Moro durante muito tempo, na linha do inquérito 2474 do mensalão – este é o jogo sujo da justiça partidarizada e fascista. E acho que só recentemente a defesa teve acesso à íntegra do inquérito para analisá-lo e formular a bem embasada Reclamação.

    A Reclamação tem o objetivo de retirar Okamoto e, por extensão, Lula e outras vítimas, das mãos do nazista de Curitiba, que está disposto a tudo. Se ela aponta a vigarice e outras canalhices judiciais, é porque elas de fato existiram. Se a sujeira é tão grande que pode levar à anulação de muita coisa, isso não é culpa da defesa. E não podemos querer que Okamoto seja proibido de exercer o seu direito, que, como já exposto, se estende a Lula e outras vitimas.. Portanto, não é correto criticar Okamoto por isso, como, aparentemente, pretende fazer o autor na matéria.

  12. Sr. Rogério Maestri,
    Muito

    Sr. Rogério Maestri,

    Muito interessante a análise crítica que fizeste sobre essa “brilhante reportagem” do UOL/Folha. Assim que a li, várias luzes e sirenes de alerta foram acionadas. Para quem viu JB esconder e tornar sigilosas as informações constantes do inquérito 2474, que poderiam beneficiar os réus da AP-470, é fácil intuir – ou mesmo deduzir – que sergio moro pode muito bem ter escondido as informações e apenas agora tê-las divulgado aos veículos do PIG, no caso o UOL/Folha. Na semana passada, quando a FSP publicou um editorial chamando a atenção a para os excessos da Lava a Jato, eu comentei que aquilo era só hipocrisia e falsidade; que o significado editorial era o de que o golpe havia se consumado e que o jornal queria apaziguar os vencidos.

    As intenções dos editores ao publicar essa reportagem do UOL/Folha não me convencem; elas exalam o mesmo fedor golpista e manipulador e a empáfia de quem considera o golpe favas contadas. Se o golpe vier a se consumar (o que na prática está ainda indefinido), a FSP e UOL poderão alegar que exerceram ‘jornalismo’ plural e assim tentar manter o leitorado (que diminui continuamente).

    Discordo de ti quanto aos questionamentos que fazes a Paulo Okamoto. Como pessoa cujos atos e fatos estão sob investigação e acusada de práticas ilegais ou mesmo criminosas, Paulo Okamoto e seus advogados têm o direito de usar a estratégia de defesa que considerarem mais adequada. A crítica que nós, cidadãos brasileiros, podemos fazer dizem respeito à atuação das instituições públicas e dos funcionários públicos (sejam eles do MPF, da PF ou do Judiciário), assim como à imprensa, já que esta tem por missão prestar um serviço público, que é bem informar os cidadãos através da publicação de notícias.

    Peço e sugiro que escrevas uma crítica sobre a divulgação dos documentos chamados “Panama Papers”, sobre o funcionamento da Mossak Fonseca, essa lavanderia panamenha. Não ficaste intrigado com o fato da ICJI ficar localizada na capital estadunidense e no fato de que nos 11 milhões de documentos que dizem ter sido compartilhados com a entidade não haver sequer o de um cidadão estadunidense? Será que no país em que o lobby e a jogatina são liberados não existem corrupção e lavagem de dinheiro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador