Comissão da Verdade identifica membros da ditadura

Da Folha

Comissão da Verdade diz ter identificado ‘dúzias’ de agentes da repressão

A Comissão Nacional da Verdade, que investiga violações aos direitos humanos cometidas na ditadura, já identificou “dúzias” de agentes da repressão. A informação foi dada nesta segunda-feira (25) por Guaracy Mingardi, um dos assessores do colegiado.

“Já identificamos várias dúzias, não foram duas ou três, de membros da repressão, com nome, RG e endereço”, afirmou Mingardi.

Os nomes, funções e suspeitas às quais essas pessoas estão relacionadas não foram revelados.

Durante décadas, membros da esquerda fizeram listas não oficiais de militares e civis envolvidas com a repressão, mas isso nunca foi feito pelo próprio Estado.

De acordo com a assessoria da comissão, foram feitas 40 oitivas para buscar informações a respeito das mortes, torturas e desaparecimentos da ditadura (1964-1985). No entanto, a comissão não tem aberto para o público as conclusões dessas oitivas.

Devido à Lei da Anistia, o grupo não tem poder para punir nenhum dos agentes públicos envolvidos com os crimes.

Hoje, a comissão realiza uma reunião com outros grupos análogos nas esferas estadual, municipal e ligados à sociedade civil, que têm o mesmo objetivo do grupo.

Criada por um projeto de lei em 2011, os sete integrantes da comissão, empossados por Dilma em maio de 2012, têm como missão, até maio de 2014, coletar dados para poder construir uma narrativa oficial para cada um das violações ocorridas no regime militar.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador