51% das brasileiras consideram-se feminista, mostra pesquisa

Levantamento da Ipsos mostra que a igualdade de gênero no trabalho não será alcançada sem a ajuda dos homens

Mulher negra mostra braço com a mensagem "girl power" em tinta preta
Foto: Pixabay

Pesquisa feita pela Ipsos para o Dia Internacional da Mulher revela que 51% das mulheres brasileiras consideram-se feministas. O levantamento foi realizado em 30 países. As brasileiras ficaram acima da média global (47%) entre as mulheres que concordaram com a frase “eu me defino como feminista”.

O país com mais mulheres que se declaram feministas é a Romênia (80%), seguida de Índia, Malásia e África do Sul (todas com 64% de respostas afirmativas). Na outra ponta, os menores índices foram registrados pela Rússia (17%), Japão (21%) e Coréia do Sul (24%).

Igualdade no trabalho

Para 75% dos entrevistados na pesquisa, as empresas no Brasil não tratam ambos os sexos com igualdade. Se considerarmos novamente apenas as respostas das mulheres, o índice vai para quase 84%.

Depois do Brasil, a lista de pessoas que concordam que não há igualdade entre homens e mulheres nas empresas é composta por Japão e Chile (ambos com 64%), seguidos pela França (58%). A média mundial é de 50%.

Para alcançar mais igualdade, 68% dos brasileiros concordam que deve haver mais mulheres em cargos de liderança nas empresas e em órgãos governamentais. Entre as mulheres, esse índice sobe para 76%. No mundo, em média, 58% concordam com a ideia.

Para 76% dos entrevistados do Brasil, haverá igualdade quando homens tomarem ações para apoiar os direitos das mulheres. Levando-se em consideração apenas a percepção das mulheres, o índice sobe para 80%. A média global de respostas afirmativas neste quesito é de 69%.

A pesquisa “Dia Internacional da Mulher 2022” foi realizada entre os dias 21 de janeiro e 4 de de fevereiro. Foram entrevistadas 20.524 pessoas on-line, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, com idades entre 16 e 74 anos. Para o Brasil, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador