A luta feminista das mulheres muçulmanas: Cai na Roda com Francirosy Campos Barbosa

Dado o momento que vive as mulheres no oriente médio, reprisamos o programa com a especialista em islamofobia e professora da USP, Francirosy Campos Barbosa. Confira

Jornal GGN – A TV GGN reprisa, neste sábado (21), o Cai Na Roda exibido no dia 22 de maio de 2021, com a antropóloga especialista em islamofobia e professora da USP, Francirosy Campos Barbosa, tendo em vista o episódio trágico que enfrenta o Afeganistão, após a ascensão do Talibã ao poder, o que coloca em xeque os direitos das mulheres. Nesta entrevista, Francirosy aborda o preconceito ocidental contra o islã e o feminismo do ponto de vista da mulher muçulmana. Assista a partir das 20h.

APOIE O JORNALISMO CRÍTICO E INDEPENDENTE. ASSINE O GGN AQUI

Hoje, principalmente no ocidente, a luta dessas ativistas é resumida a suas vestimentas. Parte das liberais, associam o uso do lenço, o chamado hijab, que é parte da doutrina islâmica, de forma negativa, quando, na verdade, essas mulheres só querem o seu livre arbítrio religioso. “O grande papel hoje das mulheres muçulmanas é de realmente ocupar o seu espaço com respeito à religião, sabendo que todas as mulheres têm os seus lugares”, explicou a professora.

Ao falar mais a fundo sobre o feminismo, Francirosy apontou também as diferenças territoriais e seus efeitos nas respectivas lutas das mulheres. “O patriarcado e o machismo são estruturais, todas as violências que nós vivenciamos no mundo são estruturais e elas acontecem dentro de seus eixos”, nesse sentido, “nós mulheres ocidentais temos a ilusão que as mulheres muçulmanas não tem as suas lutas, porque elas não cabem nas nossas agendas, (…) mas elas estão na luta desde o século XVIII”, afirmou. 

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: Os homens são da guerra e as mulheres são da luta: antropóloga Francirosy Campos fala sobre a islamofobia no Cai na Roda deste sábado (22)

Participam desta edição as jornalistas Lourdes Nassif, Cintia Alves, Duda Cambraia e Ana Gabriela Sales. Assista:

Sobre o Cai na Roda

Todos os sábados, às 20h, a TV GGN divulga um novo episódio do Cai Na Roda, programa realizado exclusivamente pelas jornalistas mulheres da redação, que priorizam entrevistas com outras mulheres especialistas em diversas áreas. Deixe nos comentários sugestão de novas convidadas. Confira outros episódios aqui:

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador