Bolsonaro acredita que posse de armas diminuiu “invasões” do MST

Jornal GGN – Para Jair Bolsonaro, a diminuição nas ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não se deu pela mudança de enfoque – segundo reportagem do Estadão, as ocupações hoje são feitas mais em prédios públicos do que em propriedades rurais. Segundo o presidente, a queda se deve à flexibilização da posse de armas de fogo.

Os dados divulgados pelo Estadão são que o MST mudou o foco de sua atuação, reduzindo em 83% as ocupações de propriedades rurais, em comparação ao auge da luta fundiária, nos anos de 1990. E que, agora, o movimento se soma a outras reivindicações relacionadas ao desemprego, reforma trabalhista, reforma previdenciária, etc. E, nessa linha, as ocupações se dão com maior visibilidade em prédios públicos, como forma de atos e protestos.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o número de ocupações em propriedades rurais caiu 83% se comparado a 20 anos atrás. Porque em 1997, eram 502 ocupações e, no ano passado, foram 83.

Mas para Bolsonaro, não foram os outros enfoques de lutas dos movimentos sociais que impactaram nestes números. Porque, para ele, foi a possibilidade de maior porte de armas que diminuiu as ocupações, das quais chama de “invasões”.

“O Incra registra só 1 ocupação no 1º trimestre diante 43 ações no mesmo período de 2018. O MST está mais fraco pela facilitação da posse de armas”, escreveu o mandatário, em suas redes sociais.

Segundo ele, tal conclusão, que não condiz com os dados apresentados pela reportagem, o faz levar à decisão de que terá impacto no seu governo. “[A facilitação da posse de armas] terá derivações pelo governo, falta de financiamento do setor público e de ONGs, algo que não ocorria nos governos do PT”, completou, na sua lógica.

Redação

Redação

View Comments

  • A diferença entre o período anterior a este demente e agora é: os fazendeiros e os capangas ao seus serviços sempre tiveram armas, agora as mesma armas tem licença para matar!!!!!!!
    PQP.....

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago