Brasil deve responder questões da OEA sobre sistema prisional até 31 de março

Jornal GGN – Até o dia 31 de março, o Brasil precisa responder 52 questões sobre o sistema prisional e socioeducativo do país para a Organização dos Estados Americanos (OEA), que encaminhou resolução para o governo brasileiro na semana passada.
O Ministério da Justiça será o responsável por preparar as respostas par a OEA, que resolveu cobrar o governo brasileiro após analisar os números de violações nos presídios brasileiros.
O órgão pede explicações e também soluções para a superpopulação e a violência em quatro casos em discussão na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH): Complexo Penitenciário de Curado, em Pernambuco; no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão; no Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Rio de Janeiro; e na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS), no Espírito Santo.

Os integrantes da corte apontam para indícios de um “problema estrutural de âmbito nacional no sistema penitenciário”. A CIDH também disse que enviará uma delegação para avaliar a situação no sistema carcerário brasileiro, e quer que o país adote medidas concretas para reduzir a população nos presídios e número de presos provisórios.
Além disso, são cobradas a prevenção para enfrentar facções criminosas , treinamento para o controle não violento de rebeliões e também a prevenção da entrada de drogas e armas nos presídios.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública afirma que serão foram repassados R$ 1,2 bilhão para o estados para o investimento no sistema penitenciário, e que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realiza vistoria nas unidades prisionais.
“Essa é uma decisão inédita e histórica, porque aponta para o reconhecimento de um problema que é estrutural no Brasil, que fala da incapacidade do Estado brasileiro de garantir condições dignas e reconhece que as condições são desumanas, degradantes e cruéis de maneira geral”, afirmou Isabel Lima, coordenadora da área de violência institucional e segurança pública da organização não governamental (ONG) Justiça Global.
Redação

Redação

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago