Brasileiros deportados chegam algemados dos EUA

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Lewandowski determinou imediata retirada das algemas em pouso em Manaus; avião da FAB levará brasileiros até Belo Horizonte

Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: Wikipedia

Autoridades dos Estados Unidos tentaram manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o país.

A situação foi informada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Os brasileiros foram recepcionados pela PF por orientação de Lewandowski no aeroporto de Manaus, onde o avião fez um pouso de emergência devido a problemas técnicos.

“O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, destacou a nota oficial do Ministério da Justiça.

A PF destaca que os brasileiros que chegaram algemados “foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país”.

“A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas”, disse a PF. Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto, onde receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, acompanhados pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.

Leia Também

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Engraçado, o que é que meu imposto tem que ser gasto para repatriar esse bando de imbecil, a maioria coxinha, que acreditou até ia fazer o American Deram?

    Uai, se eu fosse Trump largava no deserto.

    Avião da FAB?

    Como assim?

    Vamos colocar as coisas na mesa:

    Pobre e favelado não imigra.

    Então, por que o governo federal tem que gastar e mimar um bando de classe merdinha, que decidiu lavar pratos nos EUA, e que pagou impostos esse tempo todo por lá…?

    Esse desespero de Lula em criar fatos positivos já está beirando o ridículo.

    Algemado é pouco…tinha que vir de focinheira.

  2. Esse pessoal não merece os benefícios da soberania brasileira…

    Um bando de imbecis, que, com certeza, voltarem para conspirar contra o país.

    Lixo tem que ser tratado como tal.

    Lula, com essa acolhida, reverbera a síndrome de vira latas, como se tratar bem desertores fosse alguma vantagem…

  3. Brasileiros bolsonaristas-trumpistas otários foram expulsos algemados dos EUA. Mas o “valente” Jair Bolsonaro e o PL não farão nenhum protesto formal contra o tirano Donald Trump na Embaixada dos EUA. O pastor Malafaia ficará calado ou dirá que as vítimas do racismo gringo merecem pastar no Brasil?

  4. Versão Trumpiana do navio AMISTAD?

    Dúvida: o que os bocas abertas da escrota extrema direita brasileira estaria dizendo se chegasse um avião da China com deportados algemados e acorrentados?

  5. Quanto ódio.

    Entendo as algemas, eram pelo lei do EUA, criminosos (entrada ilegal) e lá se algema todos, concordo, não.

    Receber nacionais é obrigação de qualquer Estado civilizado.

    A lei poderia prever cobrar depois a passagem.

    Espero que tenham feito uma triagem e prendido os que por ventura tivessem mandato de prisão.

    1. “…
      Pôr fogo em tudo, inclusive em mim.
      Ao menino de 1918 chamavam anarquista.
      Porém meu ódio é o melhor de mim.
      Com ele me salvo e dou a poucos uma esperança mínima.

      Uma flor nasceu na rua!
      Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
      Uma flor ainda desbotada
      ilude a polícia, rompe o asfalto.
      Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
      garanto que uma flor nasceu.

      Sua cor não se percebe.
      Suas pétalas não se abrem.
      Seu nome não está nos livros.
      É feia. Mas é realmente uma flor.

      Sento-me no chão da capital do país às cinco horas da tarde
      e lentamente passo a mão nessa forma insegura.
      Do lado das montanhas, nuvens maciças avolumam-se.
      Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pânico.
      É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio”.

      Drummond

    2. ‘Sr. Presidente, por favor não deixe os Estados Unidos virarem o Brasil, meu país natal, Brasil”. – Nayara Andrejczyk

      Estamos nos tornando tão odientos quanto os estadunidenses.

      Love and let hate, Sir Paul Dants

  6. Um governo precisa defender seu povo, isso é certo, sem ideologia, mas pelo princípio dos direitos humanos. Mas por mim essa turma devia ser largada no deserto mexicano (boa parte pelo menos). Se investigar direito ali tem fugido do 8/1
    Que dá uma raiva, dá. Mas são em momentos como esses que precisamos provar que somos humanos

  7. A rotina de humilhação e desrespeito contra imigrantes ilegais é histórico. Somente existe gritaria agora pois o presidente é o Trump. Mas é rotina, não há novidades….

    1. No outro mandato do Trump havia gritaria contra a rotina de humilhação e desrespeito contra imigrantes?
      Só porque nunca existiu gritaria contra essa rotina de humilhação e desrespeito contra imigrantes, nem mesmo no mandato anterior do Trump, nunca se deve fazer gritaria contra ela?

  8. Enquanto o Brasil lambe esses m*edas, México e Venezuela não aceitaram os deportados de volta.

    Sim, somos todos uns lascados, ao sul do Rio Bravo, mas uns com mais “cojones” que outros.

    Atitude humanitária é o escambau.

    Não se tratam de refugiados em busca de abrigo, mas de fugitivos do país.

    O dinheiro gasto para socorrer esses párias falta para assistir ao favelados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador