“Cobaias da radiação”: livro traz investigação dos danos da primeira indústria nuclear do país

Investigação de 4 anos da jornalista Tania Malheiros revela os impactos da primeira instalação industrial nuclear em São Paulo

A primeira instalação industrial nuclear em São Paulo, entre os anos 40 e 50, deixou mortos desaparecidos e pessoas doentes. Documentos inéditos e fotos dessa história silenciada compõe o livro “Cobaias da radiação”, da jornalista Tania Malheiros e com prefácios de André Trigueiro e Cristina Serra.

Trata-se da indústria nuclear Orquima, instalada no Brooklin, e da Usina de Santo Amaro (USAM), conhecida também como Nuclemon, na capital paulista, que com a exploração de mão-de-obra de operários os tornaram verdadeiras “cobaias da radiação”.

Nos anos 90, a jornalista Tania Malheiros, autora do livro, publicou as primeiras denúncias do caso em reportagens no Estado de S.Paulo e no Jornal da Tarde. A partir da reportagem, um processo foi aberto para investigar as vítimas e consequências deixadas pelas usinas nucleares, durante décanas.

Tania levou adiante as investigações, ao longo dos últimos 4 anos, com depoimentos emocionantes das vítimas e familiares. “O livro se propõe a jogar luz sobre um dos maiores crimes de exploração de mão-de-obra operária ocorrido no Brasil. Espero que possa contribuir para que se faça justiça com as vítimas e representantes dos mortos”, disse a autora.

O lançamento do livro “Cobaias da Radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás” será realizado na próxima segunda-feira (24), às 18h, na Câmara Municipal de São Paulo.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incrível! Não consigo descobrir a editora. Ninguém fala o nome da editora. Gostaria de comprar o livro, mas não consigo saber como!

    1. O livro está sendo vendido diretamente pela autora, a jornalista Tania Malheiros.

      Os interessados em adquirir o livro da jornalista Tania Malheiros sobre a história do crime corporativo promovido pela ex-Nuclemon (atual INB), intitulado “Cobaias da Radiação”, devem efetuar o pagamento pela Chave-PIX (21) 996015849, no valor de 50 reais + postagem pelos Correios. É
      Preciso informar o nome para autógrafo e enviar uma cópia do comprovante para o WhatsApp da autora: (21) 996015849.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador