Denunciado por detentos, diretor de presídio em Manaus é afastado

 
Jornal GGN – José Carvalho da Silva, diretor interino do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, foi afastado por tempo indeterminado pelo governador do Amazonas, José Melo (PROS).
 
A decisão foi tomada após a divulgação da informação de que dois detentos denunciaram que diretores do presídio eram pagos para permitir a entrada de drogas, celulares e armas.
 
A denúncia foi feita duas semanas antes da chacina no complexo que deixou 56 mortos. Em duas cartas entregues para Defensoria Pública do Amazonas, Alcinei Gomes da Silveira e Gezildo Nunes da Silva afirmaram que eram ameaçados de morte. 

 
 
“Eles são corruptos e recebem dinheiro da facção criminosa facilitando a entrada de drogas e celulares e [também] a última fuga no Compaj”, disse Alcinei. Os dois detentos foram mortos no massacre. 
 
O governo estadual disse que o diretor ficará afastado até a apuração dos fatos, e que ele poderá ser exonerado e processado caso a denúncia seja confirmada. 
 
Segundo a Defensoria, cópias das cartas foram anexadas aos processo de um dos detentos para conhecimento do juiz Luís Carlos Valois, da Vara de Execuções Penais. A Defensoria pediu que Gezildo fosse transferido devido à gravidade das denúncias e para assegurar sua integridade física. 
 
O pedido de transferência não foi analisado já que o Poder Judiciário entrou recesso no dia 20 de dezembro. Valois disse que não recebeu as cartas nem o pedido da Defensoria. Através de sua Corregedoria-Geral, o Tribunal de Justiça do Amazonas instaurou procedimentos para apurar os fatos. 
 
A administração do Compaj é terceirizada para a empresa Umanizzare, que administra presídios no Amazonas e Tocantins. Por meio de nota, a empresa disse que a direção de cada unidade é ocupada por servidores públicos indicados pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), e disse estar colaborando com as investigações. 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A perversão do sistema carcerario

    Fica evidente de que houve interesse na eliminação dos dois detentos que denunciaram a participação do proprio direitor do presidio em corrupção com presos. Eliminaram os dois e mais uma leva para emudecer quem mais pense em falar da real situação dentro do presidio…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador