Em Bristol, no Reino Unido, manifestantes derrubam estátua de comerciante de escravos

Jornal GGN – Os manifestantes do Black Lives Matters, em Bristol, no Reino Unidos, derrubaram uma estátua do comerciante de escravos Edward Colstom. Esta estátua, por muito tempo, foi um foco da raiva local, e foi abatida.

Os manifestantes amarraram uma corda à estátua, que ficava na Avenida Colston, neste domingo, dia 7, antes de puxá-la para o chão a multidão aplaudia. Então derrubaram e rolaram pela rua até o porto de Bristol.

O historiador David Olusoga comparou a ação com a queda da estátua de Saddam Hussein no Iraque. Mas a secretária do Interior, Priti Patel, pediu à polícia que respondesse.

O prefeito de Bristol, Marvin REes, disse saber que a remoção da estátua dividirá opiniões, assim como aconteceu com a própria estátua há muitos anos. ‘No entanto, é importante ouvir aqueles que decidiram que a estátua representa uma afronta à humanidade’, completou.

A estátua de bronze foi erguida em 1895, e é um ponto de raiva pelo papel da cidade no tráfico de escravos e pela contínua comemoração daqueles que estiveram envolvidos nela.

Fizeram uma petição para remover a estátua que angariou 11 mil assinaturas. “Embora a história não deva ser esquecida, essas pessoas que se beneficiaram da escravidão de indivíduos não merecem a honra de uma estátua. Isso deve ser reservado para aqueles que trazem mudanças positivas e que lutam pela paz, igualdade e unidade social”, diz a petição.

A empresa de Colston transportou mais de 100.000 escravos da África Ocidental para o Caribe e as Américas entre 1672 e 1689, amontoando-os em navios para maximizar o lucro.

Os escravos, incluindo mulheres e crianças, foram marcados no peito com as iniciais da empresa, RAC. Condições anti-higiênicas, desidratação, disenteria e escorbuto mataram mais de 20.000 durante as travessias e seus corpos foram jogados ao mar.

Colston deu grandes somas de dinheiro a Bristol, mas foi ganho com a escravidão. A parlamentar Thangam Debbonaire disse: “Ter estátuas de pessoas que nos oprimiram não é uma coisa boa a dizer às pessoas negras nesta cidade.”

Foram tomadas medidas para apagar o nome de Colston de outras partes da cidade. Colston Hall, a maior sala de concertos de Bristol, anunciou planos para mudar seu nome em 2017, e o conselho da cidade de Bristol determinou em janeiro de 2018 que uma segunda placa deveria ser colocada na estátua de Colston, destacando seu papel no tráfico de escravos, mas a discussão atrasou. Um retrato de Colston foi removido do gabinete do prefeito no final do mesmo ano.

A oposição à estátua de Colston cresceu aproximadamente na mesma época que a campanha de Rhodes Must Fall, que pedia a remoção da estátua de Cecil Rhodes, um ardente imperialista, do Oriel College, Oxford. A faculdade recusou-se a aceitar as demandas.

A derrubada da estátua segue a derrubada de várias estátuas confederadas durante os protestos da Black Lives Matter nos EUA.

Explicando o motivo da lista de grau II, a Historic England diz: “A estátua é de particular interesse histórico, sendo o assunto Edward Colston, o filantropo mais famoso de Bristol, agora também conhecido por seu envolvimento no tráfico de escravos”.

Com informações do The Guardian.

Redação

Redação

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago